Turma 7015 - Comunicação e Expressão - 2016/2

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Curso/Eixo: Eixo Básico

Período: 2

Professor(es): Maria de Fátima Rocha Medina

Carga Horária: 68 h

Ano/Semestre: 2016/2

Ementa

Linguagem, língua e fala. Funções da linguagem. Oralidade, escrita e variação linguística. Leitura e estratégias de leitura. Escrita e estratégias de escrita. Paragrafação. Coesão e coerência textuais. Paráfrase e retextualização. Argumentação e persuasão. Particularidades léxicas e gramaticais.

Competências

Esta disciplina contribui para o desenvolvimento das seguintes competências:
1. usar a língua em suas manifestações orais e escritas, em suas dimensões receptivas eprodutivas, em diferentes situações ou contextos, com diversos interlocutores ou públicos, como meio de organização cognitiva da realidade, constituição de significados e realização de práticas sociais;
2. ser ético, pontual e comprometido com a disciplina.

Habilidades

1. Compreender os vários tipos de linguagem e as diferenças entre língua falada e escrita.
2. Distinguir as variedades linguísticas ao ler diferentes textos e aplicar a variante culta nas produções textuais.
3. Reconhecer as próprias peculiaridades da fala a partir das variantes linguísticas e utilizá-las adequadamente nas diversas situações comunicativas.
4. Entender as modalidades da língua - oral e escrita - ao reconhecer peculiaridades de cada uma em distintos textos que circulam na sociedade.
5. Identificar tipos e gêneros textuais em textos lidos/discutidos durante o semestre.
6. Compreender e interpretar distintos textos, verbais e não verbais, sobretudo, relacionados a direitos humanos.
7. Ler/compreender/deleitar e debater a obra O cavaleiro inexistente, além de produzir textos sobre esse romance.
8. Escrever/refazer textos próprios com coesão e coerência ao aplicar, adequadamente, elementos anafóricos, articuladores e conectivos.
9. Aplicar corretamente particularidades da escrita ao retextualizar textos da oralidade para a escrita.
10. Escrever/refazer paráfrase de forma adequada ao compreender o texto original e reorganizá-lo de maneira coerente e coesa, além de primar pela criatividade ao evitar transcrição.
11. Elaborar/refazer parágrafo padrão ao sistematizar argumentos/informações em estrutura textual corretamente definida e clara.
12. Apresentar-se oralmente, com desenvoltura e de maneira adequada, em debates e apresentações em sala de aula.

Programa

1. Linguagem - código verbal e código não verbal: conceitos
2. Língua materna: oral e escrita
3. Variação linguística
4. Estratégias de leitura
- Tipos e gêneros textuais
- Compreensão e interpretação de textos
- Relacionamento entre textos (intertextualidade)
- Atenção a elementos coesivos dos textos
- Relação entre texto e realidade (contexto)
5. Estratégias de escrita
- Recriação textual: paráfrase (citação indireta)
- Recriação textual: retextualização da oralidade para a escrita
- Escrita de parágrafo com suas partes constituintes: sistematização de argumentos
- Utilização de elementos coesivos: anafóricos, articuladores e conectivos
- Refacção de textos

LEITURA OBRIGATÓRIA
CALVINO, Italo. O cavaleiro inexistente. Trad. Nilson Moulin. 12. reimpressão. São Paulo: Companhia das letras, 2005.

Metodologia

Para que “o aluno seja sujeito de seu processo de aprendizagem”, de acordo com os princípios que regem o ensino no CEULP (PDI, 2011, p. 13), a metodologia desta disciplina necessita do envolvimento ativo do acadêmico em atividades de leitura e compreensão de textos (verbais e não verbais) e da produção/refacção textual oral e escrita.
Por meio de atividades de leitura e produção de textos orais e escritos, em sala e extraclasse, o acadêmico deve começar e/ou desenvolver a consciência de que a sistematização do texto escrito é distinta do texto oral. Nas aulas, o momento de escrita (paráfrase, retextualização, parágrafo) é precedido pela discussão de textos de distintos tipos e gêneros textuais a fim de que o aluno desenvolva a prática de compreensão ao identificar particularidades e inferências importantes de cada um deles (tema, intertextualidades, argumentos, contexto), além de atribuir sentido ao que lê de forma crítica e clara.
Textos que tratam sobre o tema de direitos humanos têm prioridade para que o acadêmico adquira proximidade com as diretrizes de direitos humanos no ensino superior. E o romance O cavaleiro inexistente permite contato com a particularidade do texto literário.
As aulas presenciais são realizadas a partir de exposições dialogadas e de técnicas diversas, como peritos e interrogadores, GV-GO, Phillips 66, discussão circular, debates e seminários a fim de que o grupo possa socializar e relacionar repertórios e experiências pessoais com novos conteúdos. Relevante, também, é a resolução e correção de exercícios para a prática da compreensão e produção/refacção textuais com a orientação da docente. Quanto às variantes linguísticas, além de identificá-las, o aluno será estimulado a utilizar a variante culta de maneira adequada em situações formais.
Nesta proposta metodológica, são utilizados recursos materiais como: quadro, datashow, cd, dvd, livros, textos, projeções e som. O estudante tem oportunidade de participar do Palco 2016/1: projeto interdisciplinar que integra as disciplinas institucionais Comunicação e Expressão, Sociedade e Contemporaneidade e Cultura Religiosa. E as web atividades da disciplina são disponibilizadas no acesso interno - Conecta, plataforma da instituição -, a fim de que os alunos reforcem o estudo com exercícios de leitura/compreensão textual.

Avaliação

A avaliação diagnóstica, formativa e somatória, conforme preconiza a instituição, ocorre de forma contínua durante o semestre por meio da prática de atividades de compreensão e produção de textos orais e escritos, como também de participação, interesse, responsabilidade e pontualidade do estudante.
Ao apresentar trabalhos individuais e em grupos, orais e/ou por escrito, o acadêmico deve demonstrar conhecimento, coerência e consciência crítica sobre o conteúdo abordado. A produção escrita que não for inédita e pessoal será desconsiderada. E aparelho celular pode ser utilizado, durante a aula, exclusivamente para consulta a material específico da disciplina.

Obs.: Textos e referências bibliográficas são disponibilizados no Conecta e na reprografia do prédio 4. Os acadêmicos que sentirem dificuldades quanto à compreensão e escrita de textos devem frequentar o Laboratório de Produção Textual, na sala 409, Prédio 4.

Notas da avaliação somatória

G1
1) Produção textual oral e escrita de acordo com os critérios estabelecidos: valor 2,0
2) Livro O cavaleiro inexistente, de Italo Calvino:
a) Apresentação em grupo/debate a partir de roteiro proposto: valor 0,5
b) Registro da leitura em cordel, entrevista, rap, paródia, teatro, programa de rádio, poema (outros), apresentação oral em sala: valor 1,5
3) *Prova de acordo com o calendário acadêmico: valor 6,0

G2
1) Produção textual de acordo com os critérios estabelecidos: valor 2,0
2) Participação em atividades orais e escritas em sala de aula: valor 0,5
3) Produção oral/escrita coletiva a partir de Phillips 66: valor 1,5
4) *Prova de acordo com o calendário acadêmico: valor – valor 6,0

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO ORAL

Aspectos que serão avaliados desde o primeiro ao último dia:
1. informações precisas do texto proposto;
2. ideias claras, coerentes e com senso crítico;
3. volume e entonação de voz adequados, além de entusiasmo ao falar;
4. sinalização com a mão antes de falar;
5. respeito às ideias dos colegas;
6. uso da norma culta da língua de acordo com a oralidade.

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO ESCRITA

Os textos escritos serão avaliados a partir dos critérios expostos a seguir.

1. Quanto à estrutura, o texto: (valor: 30%)
1.1 Apresenta características do tipo e gênero textuais solicitados, de forma que é possível identificá-los?
1.2 Apresenta indicadores que caracterizam o propósito textual?
1.3 Apresenta as ideias centrais (tese e argumentos) quando o texto é argumentativo?
1.4 Apresenta paragrafação correta (distribuída de forma adequada)?
1.5 Apresenta título criativo?

2. Quanto aos aspectos de coesão, coerência, clareza e criticidade, o texto: (valor: 30%)
2.1 Apresenta uso adequado de anafóricos, de elementos coesivos e de articuladores?
2.2 Apresenta as informações necessárias no texto produzido?
2.3 Apresenta o assunto de maneira original, clara, crítica, criativa e progressiva?

3. Quanto a aspectos gramaticais, o texto: (valor: 25%)
3.1 Está escrito de acordo com a variante linguística proposta?
3.2 Está adequado quanto à ortografia?
3.3 Está adequado quanto à acentuação gráfica?
3.4 Está adequado quanto à concordância?
3.5 Está adequado quanto à pontuação?
3.6 Está adequado quanto à sintaxe?
3.7 Está adequado quanto ao uso de letras minúsculas e maiúsculas?

4. Quanto a aspectos estéticos, o texto: (valor: 15%)
4.1 Apresenta letra legível (quando manuscrito)?

Bibliografia

Básica

ABREU, Antônio Suárez. A arte de argumentar: gerenciando razão e emoção. 6. ed. São Paulo: Ateliê Editorial, 2003.
FULGÊNCIO, Lúcia; LIBERATO, Yara G. Como facilitar a leitura. 3. ed. São Paulo: Contexto, 1998.
SERAFINI, Maria T. Como escrever textos. 11. ed. São Paulo: Globo, 2001.

Complementar

BAGNO, Marcos. Preconceito linguístico: o que é, como se faz. 29. ed. São Paulo: Loyola, 2004.
BASTOS, Lucia Kopschitz. A produção escrita e a gramática. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1992.
FARACO, Carlos Roberto; TEZZA, Cristóvão. Prática de texto: para estudantes universitários. 17. ed. Rio de Janeiro: Vozes, 2008.
FIORIN, José Luiz e SAVIOLI, Francisco Platão. Para entender o texto: leitura e redação. 11. ed. São Paulo: Ática, 1995.
SACCONI, Luiz Antônio. Nossa gramática: teoria e prática. 25. ed. São Paulo: Atual Editora, 1999.

Material Digital

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