Turma 7022 - Comunicação e Expressão - 2016/2

Imprimir

Curso/Eixo: Eixo Básico

Período: 2

Professor(es): Elienai Ferreira de Oliveira

Carga Horária: 68 h

Ano/Semestre: 2016/2

Ementa

Linguagem, língua e fala. Funções da linguagem. Oralidade, escrita e variação linguística. Leitura e estratégias de leitura. Escrita e estratégias de escrita. Paragrafação. Coesão e coerência textuais. Paráfrase e retextualização. Argumentação e persuasão. Particularidades léxicas e gramaticais.

Competências

Esta disciplina contribui para o desenvolvimento das seguintes competências:

1. usar a língua em suas manifestações orais e escritas, em suas dimensões receptivas e produtivas, em diferentes situações ou contextos, com diversos interlocutores ou públicos, como meio de organização cognitiva da realidade, constituição de significados e realização de práticas sociais;
2. ser ético, pontual e comprometido com a disciplina de Comunicação e Expressão.

Habilidades

1. conceituar linguagem, língua , fala e gramática normativa;
2. conceituar texto verbal e não-verbal;
3. estabelecer a relação entre Língua e Sociedade para reconhecer as variedades linguísticas;
4. identificar, compreender , interpretar e utilizar, de forma adequada, os diferentes tipos e gêneros textuais.
5. compreender e empregar, na produção de textos, a coerência e a coesão textuais, por meio do uso de articuladores anafóricos e catafóricos;
6. paragrafação
7. relacionar diferentes textos: Intertextualidade;
8. distinguir oralidade e escrita com ênfase nos aspectos estilísticos e discursivos pertinentes à escrita;
9. retextualizar
10. compreender e aplicar, tanto na oralidade quanto na escrita, as técnicas de argumentação, persuasão e convencimento;
11. reconhecer a importância da leitura

Programa

CONTEÚDOS:
1. conceito e níveis de linguagem;
2. oralidade, escrita e variação lingüística;
3. texto e contexto;
4. paragrafação;
5. coesão e coerência textuais;
6. compreensão e interpretação de textos;
7. argumentação e persuasão;
8. retextualização;
9. revisão gramatical
.

Metodologia

A disciplina prioriza atividades que contemplem a oralidade, leitura, interpretação e produção textuais com intuito de capacitar falantes/escritores competentes em língua materna. Para alcançar esse objetivo, o discurso será privilegiado enquanto linguagem e prática social. As aulas contemplarão aspectos normativos e descritivos da língua portuguesa, por meio da utilização de diversos tipos e gêneros textuais. Promover-se-ão atividades para desenvolver a linguagem oral e escrita visando o enfrentamento de situações que envolvam análise e reflexão. As aulas presenciais serão realizadas por meio de exposições dialogadas e de técnicas diversas, tais como discussões, a fim de que o grupo possa socializar experiências pessoais e conhecimentos prévios em relação aos conteúdos ministrados. Serão utilizados recursos como: quadro, datashow, músicas, revistas, dvd, aparelho de televisão e de som. Para as aulas web atividades será utilizado sistema web, via plataforma da Instituição (www.ulbra-to.br), onde estarão disponíveis atividades da disciplina que envolvam leitura e escrita como também os critérios a serem observados pelo acadêmico ao publicar as respostas solicitadas. Para estimular e desenvolver as habilidades artísticas dos acadêmicos, suas competências artísticas e culturais são avaliadas por meio do PALCO- Projeto das disciplinas institucionais.

Avaliação

O processo de avaliação será diagnóstico, processual e formativo durante o semestre letivo. Serão objeto de análise a pontualidade, interesse, participação, responsabilidade e compromisso do aluno com as atividades desenvolvidas no deocrrer da disciplina. Os trabalhos, individuais ou em grupos, deverão ser pautados pelo conhecimento, coerência, criticidade, originalidade e propositura de ideias acerca dos temas solicitados.
Compõe G1:
- leitura e apresentação de seminário acerca da obra O que é leitura: (v.1,0)
- Apresentações orais como atividade do Projeto Palco (v.1,5)
- Atividade de interpretação textual (modelo ENADE) (v.1,5)
- *prova (v.6,0), de acordo com o calendário acadêmico.

Compõe G2:
- Atividades Avaliativas (v.1,0)
- Textos produzidos em sala de aula (1,5)
- Atividade de interpretação textual (modelo ENADE) (v.1,5)
- *prova (v.6,0), de acordo com o calendário acadêmico.

*Obs: o aluno que faltar à prova deverá substituí-la no fim do semestre, de acordo com a resolução institucional.

Bibliografia

Básica

Básica

BAGNO, Marcos. Preconceito Linguístico: o que é, como se faz. 29. ed. São Paulo: Loyola, 2004.

FULGÊNCIO, Lúcia; LIBERATO, Yara G. Como facilitar a leitura. 3. ed. São Paulo: Contexto, 1998.

SERAFINI, Maria T. Como escrever textos. 11. ed. São Paulo: Globo, 2001.

Complementar

Complementar

BASTOS, Lucia Kopschitz. A produção escrita e a gramática. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1992. CITELLI, Adilson. Linguagem e persuasão. São Paulo: Ática, 2000.
FARACO, Carlos Roberto; TEZZA, Cristóvão. Prática de texto: para estudantes universitários. 17. ed. Rio de Janeiro: Vozes, 2008.
FAULSTICH, Enilde L. de J. Como ler, entender e redigir um texto. Petrópolis: Vozes, 2001.
SAVIOLI, Francisco Platão. Gramática em 44 lições. 15. ed. São Paulo: Ática, 1998.

Material Digital

Imprimir

Selo da responsabilidade social
CENTRO UNIVERSITÁRIO LUTERANO DE PALMAS
Avenida Teotônio Segurado 1501 Sul Palmas - TO CEP 77.019-900 Caixa Postal nº 85
Fone: (63) 3219 8000

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.