Turma 7117 - Ciência Política - 2016/2

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Curso/Eixo: Eixo Básico

Período: 2

Professor(es): Josiane Aparecida Ferreira

Carga Horária: 68 h

Ano/Semestre: 2016/2

Ementa

Ciência política, estado e sociedade. Origem e evolução do estado. Fundamentos teóricos da administração pública. Planejamento e políticas públicas. Alterações sociopolíticas da sociedade contemporânea. Tendências da gestão pública.

Competências

- Refletir sobre a realidade política do país e do mundo;
- Compreender o caminho histórico percorrido pela política no país e no mundo;
- Apreender o local e o global quanto aos conceitos e práticas relacionados à política e à Ciência Política.

Habilidades

- Adquirir capacidade de reflexão sobre a política como ciência e como realidade social;
- Compreender a constituição das relações de poder na sociedade;
- Conhecer os principais conceitos relacionados à disciplina.

Programa

Aula 01 - 26/07 - Apresentação e introdução à disciplina; Noções preliminares de Política.
Aula 02 - 02/08 - A questão do poder e suas relações.
Aula 03 - 09/08 - A política antes da ciência: dos gregos ao Iluminismo.
Aula 04 - 16/08 - o reconhecimento científico e o objeto da Ciência Política.
Aula 05 - 23/08 - Estado moderno: o poder organizado sob o domínio da lei.
Aula 06 - 30/08 - Seminário Ciência Política, uma obra de Reinaldo Dias. Apresentação oral grupal dos capítulos 01, 02, 03, 04 e 05.
Aula 07 - 06/09 - Seminário Ciência Política, uma obra de Reinaldo Dias. Apresentação oral grupal dos capítulos 06, 07, 08 e 09.
Aula 08 - 13/09 - Avaliação escrita Grau I (GI).
Aula 09 - 20/09 - Devolutiva das avaliações, correção e orientações acerca do trabalho para GII.
Aula 10 - 24/09 - I Web Atividade - Assistir ao filme A Servidão Moderna. Postar resumo crítico fundamentado, em forma de Resumo expandido.
Aula 11 - 27/09 - O Estado em ação: regimes e sistemas de governo.
Aula 12 - 04/10 - Sistemas e partidos políticos.
Aula 13 - 11/10 - Democracia e Cidadania.
Aula 14 - 18/10 - Estado e política no Brasil: um olhar preliminar.
Aula 15 - 25/10 -
Aula 16 - 29/10 - II Web Atividade - Assistir ao filme Obsolescência Programada e postar resumo crítico fundamentado em formato de Resumo Expandido.
Aula 17 - 01/11 - Seminário Economia Política. Apresentação oral grupal dos capítulos 01, 02, 03, 04 e 05.
Aula 18 - 08/11 - Seminário Economia Política. Apresentação oral grupal dos capítulos 06, 07, 08 e 09.
Aula 19 - 22/11 - Avaliação escrita Grau II (GII).
Aula 20 - 29/11 - Devolutiva e encerramento.
Aula 21 - 06/12 - Substituição de grau.

Metodologia

No intuito de contribuir com a aprendizagem dos/as acadêmicos/as e conduzí-los/as em direção aos objetivos da aula, em consonância com os objetivos da disciplina e do curso, a disciplina valer-se-á de alguns recursos didáticos e estratégias de ensino, a saber:
1. Plano de Ensino da Disciplina: este documento orientador que apresenta o planejamento completo da proposta de trabalho a ser desenvolvida na disciplina (ementa da disciplina, objetivos gerais e específicos, objetivos do curso, competências e habilidades, programa, cronograma de atividades, processo metodológico, processo de avaliação, bibliografias básicas e complementares, leituras e sites recomendados e textos fundamentais para a disciplina) será apresentado e discutido durante o semestre letivo, na tentativa de manter clara a proposta e finalidade da disciplina;
2. Calendário Acadêmico: sendo este um informe da Instituição de Ensino que congrega a distribuição e disposição das aulas do semestre e das principais atividades acadêmicas previstas para o mesmo, será também norteador para as ações e atividades propostas e seguidas no calendário da disciplina;
3. Encontros Presenciais: a disciplina organiza-se por meio 19 encontros, com 3 horas/aula cada, distribuídos semanalmente, durante o semestre letivo, conforme calendário acadêmico. Aulas serão expositivas e dialogadas, com utilização de quadro branco e recursos como projetor de multimídia;
4. Web Atividade: serão indicadas 2 atividades nesta modalidade, com a função prioritária de complementar o estudo e estimular a produção do/a aluno/a a partir de temáticas e conteúdos transversais ao abordado nos encontros presenciais. As atividades serão analisadas pelo docente e validadas se atendidas às orientações da proposta;
5. Avaliação da Disciplina: momentos destinados à análise da apreensão teórica dos conteúdos trabalhados em sala, pelo aluno/a. Serão 2 avaliações (G1 e G2), além da substituição, conforme normas da Instituição, embora a avaliação seja processual e, portanto, não pontual;
6. Leituras: as leituras indicadas deverão ocorrer no período em que ocorre a disciplina, conforme orientação do professor. Além dos textos disponíveis na Bibliografia Básica, o aluno terá acesso a leituras complementares, disponibilizadas no Material Didático a fim de aprofundar seus estudos interativamente com o grupo;
7. Debate: esta estratégia será utilizada no início do semestre letivo, na composição de G1 sobre temática central da disciplina. As orientações e planejamento serão feitas durante as aulas da disciplina. Será utilizada material/obra de referência na área;
8. Painel: esta estratégia será utilizada no início do semestre letivo, na composição de G1 sobre temática central da disciplina. As orientações e planejamento serão feitas durante as aulas da disciplina. Será utilizada material/obra de referência na área;
9. Seminário: durante o período de realização da disciplina os/as alunos/as serão estimulados à organização e apresentação de seminários a partir dos conteúdos discutidos em sala;
10. Análise de textos: Análise de textos (crônicas, reportagens de jornais e revistas, contos, letras de músicas , entre outros ) que deverão ser explorados criticamente;
11. Pesquisa: Serão propostas, conforme a especificidade da disciplina, tarefas que envolvam pesquisas, onde o aluno deverá levantar informações e coletar dados referentes a determinados conteúdos teóricos estudados;
12. Avaliação do processo de trabalho: momento destinado a avaliação e auto-avaliação do processo de trabalho da disciplina.

Avaliação

De acordo com resolução Nº 363 de 21 de Julho de 2010, do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CONSEPE):

a. A avaliação da disciplina constitui processo contínuo, sistemático e cumulativo;

b. A avaliação ocorrerá ao longo do semestre, por meio de dois graus (G1 – relativo aos saberes elaborados no primeiro bimestre e G2 – relativo à totalidade de saberes elaborados ao longo do bimestre);

c. O grau final do semestre na disciplina resultará da média ponderada entre G1 (com peso 1) e G2 (com peso 2);

d. A composição de G1 e de G2 deverá ser na forma de prova individual e trabalhos, devendo a pontuação dos trabalhos não ultrapassar de 4,0 pontos e a pontuação da prova individual complementar os 10,0 pontos.

Bibliografia

Básica

BONAVIDES, Paulo. Ciência Política, 21ª Ed. São Paulo: Malheiros, 2014.
DALLARI, Dalmo de Abreu. Elementos de teoria geral do Estado / Dalmo de Abreu Dallari. 30. ed. São Paulo : Saraiva.
RANIERI, Nina. Teoria do Estado: do Estado de Direito ao Estado Democrático de Direito. Barueri: Manole, 2013. (Biblioteca Virtual. Disponível em: http://ulbra.bv3.digitalpages.com.br/users/publications

Complementar

ACQUAVIVA, Marcus Cláudio. Teoria Geral do Estado. 3ª Ed. Barueri: Manole, 2010. (Biblioteca Virtual. Disponível em: http://ulbra.bv3.digitalpages.com.br/users/publications)
BOBBIO, Norberto. A Era dos Direitos. Nova Edição (Prefácio de Celso Lafer) Rio de Janeiro : Campus.
MALUF, Sahid. Teoria geral do Estado - revista e atualizada por Miguel Alfredo Maluf Neto. São Paulo : Saraiva,
MENDONÇA, Jacy de Souza. Iniciação à Filosofia Política: o homem e o Estado. São Paulo: Rideel, 2010. (Biblioteca Virtual. Disponível em: http://ulbra.bv3.digitalpages.com.br/users/publications)
RICCITELLI, Antonio. Direito Constitucional: teoria do Estado e da Constituição. 4ª ed. Ver. Barueri: Manole, 2007. (Biblioteca Virtual. Disponível em: http://ulbra.bv3.digitalpages.com.br/users/publications)

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