Turma 7006 - Cultura Religiosa - 2018/1

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Curso/Eixo: Eixo Básico

Período: 1

Professor(es): Ilson Müller

Carga Horária: 68 h

Ano/Semestre: 2018/1

Ementa

O fenômeno religioso e suas implicações na formação do ser humano, da cultura e da sociedade. As principais religiões universais. O Cristianismo. O cenário religioso brasileiro. Religião e interdisciplinaridade. Valores e direitos humanos, sociais, éticos e espirituais. Ética cristã. Visão cristã de ser humano e de mundo.

Competências

Levar os acadêmicos a analisar, através de crítica reflexiva, a história e o pensamento religioso e cristão bem como sua prática, desenvolvendo, desta forma, os seus conhecimentos, valores e atitudes.

Habilidades

 Reconhecer o fenômeno religioso como uma dimensão antropológica, constituinte das civilizações;
 Identificar elementos da religiosidade nas diferentes representações da cultura humana;
 Analisar a influência e relação do fenômeno religioso com as outras áreas do conhecimento científico;
 Conhecer as principais formas religiosas e as principais religiões do mundo ocidental e oriental;
 Refletir sobre os diversos fenômenos religiosos existentes no mundo e no Brasil;
 Reconhecer os principais fatos da história das religiões, bem como suas consequências;
 Perceber a influência das religiões na sociedade, tanto no passado quanto na atualidade;
 Identificar a importância do Cristianismo na cosmovisão ocidental, bem como suas contribuições para a sociedade;
 Analisar a importância dos valores éticos, morais e espirituais na formação integral do ser humano;
 Refletir sobre questões de ética aplicada à vida do ser humano;
 Reconhecer os valores humanos e cristãos como propostas de efetivação de uma sociedade mais ética e justa.

Programa

MÓDULO 1: O FENÔMENO RELIGIOSO
1.1 Religião e cultura: sociodiversidade, multiculturalismo,
tolerância, direitos humanos e inclusão.
1.2 Religião e suas interfaces com as diferentes ciências.
1.3 Religião como experiência pessoal e universal:
espiritualidade e fé.
1.4 Conceitos, características, críticas e finalidades da
religião; Classificação das Religiões.
1.5 Religiões modernas (Teoria dos Astronautas Antigos;
Cientologia; Wicca).

MÓDULO 2: AS GRANDES RELIGIÕES NO MUNDO
2.1 A divisão das religiões: Hinduísmo, Judaísmo,
Islamismo, Xintoísmo, Budismo, C
onfucionismo,
Taoísmo, Espiritismo, Cultos Afro-Brasileiros e conceitos
religiosos indígenas.
2.2 Os temas principais nas religiões: Deus, Homem,
Transcendência, Sociedade e Mundo.
2.3 O fundamentalismo religioso: terrorismo, violência,
questões de gênero, exclusão e minorias.
2.4 As contribuições destas religiões para nossa cultura
brasileira, em especial as religiões afro-brasileiras;

MÓDULO 3: O CRISTIANISMO: ORIGEM E EXPANSÃO
3.1 A Bíblia.
3.2 Vida e obra de Jesus Cristo.
3.3 Principais ensinos/doutrinas do Cristianismo.
3.4 A difusão do Cristianismo: da Igreja Primitiva ao Cisma de 1054.
3.5 As Cruzadas.

MÓDULO 4: REFORMA PROTESTANTE
4.1 A Reforma de 1517: causas e consequências.
4.2 Igrejas reformadas e outras denominações.
4.3 Igreja Luterana e Educação (IELB e ULBRA).
4.4 A Contrarreforma Católica.

MÓDULO 5: O ESTUDO DA ÉTICA
5.1 Axiologia: o mundo dos valores.
5.2 Definição e caracterização da ética e da moral.
5.3 Ética filosófica, social, religiosa e profissional.
5.4 Ética cristã.
5.5 Temas em ética aplicada: ecologia, bioética, relações
familiares, sexualidade e política.

Metodologia

A Metodologia de ensino da disciplina compreende aulas expositivas dialogadas com problematização dos temas propostos, debates, visitas a instituições religiosas, trabalhos apresentados pelos alunos de maneira oral e escrita e cine fórum. Para viabilizar a metodologia, utilizam-se recursos audiovisuais de apoio. As aulas transcorrem de maneira interativa com os alunos, onde professor e aluno são agentes ativos do processo ensino-aprendizagem.
Faz parte da metodologia da disciplina o “Projeto Palco”, que é um projeto interdisciplinar, envolvendo as disciplinas de Comunicação e Expressão, Sociedade e Contemporaneidade e Cultura Religiosa.
Serão realizadas duas web atividades utilizando-se para tal o sistema web para postagem dos resultados destas atividades propostas para melhor compreensão da diversidade religiosa, da ética religiosa na vida diária e com a finalidade de despertar nos acadêmicos uma visão humanista e solidária. Estas atividades possuem a função de composição de carga horária, equivalendo a 5,5 h/a cada. Qualquer atividade que apresente indícios de cópia direta, sem referencial bibliográfico, não será validada.

Avaliação

A avaliação é compreendida como um processo onde o aluno é acompanhado ao longo do semestre letivo, com atividades que serão matematicamente valorizadas e incorporadas aos graus avaliativos propostos pela Universidade. Esse processo avaliativo tem uma função de diagnóstico, discente e docente, de como se procede, aula por aula, a interação e comunicação acadêmica, para, ao final, o instrumento de avaliação alcançar os objetivos inicialmente propostos.
G1: Pesquisa e apresentação oral de trabalho sobre as
grandes religiões – Valor = 1,5
Visita a uma Instituição Religiosa – Valor = 1,0
Trabalhos realizados em sala – Valor = 1,5
Prova escrita, sem consulta, com questões objetivas e
subjetivas – Valor = 6,0.
Total da G1 = 10,0. Peso: 01

G2: Relatório do cine fórum – Valor = 1,0
Ação extensionista – Valor = 1,5
Trabalho de pesquisa e apresentação oral de um livro
bíblico – Valor = 1,5
Prova escrita, cumulativa, sem consulta, com questões
objetivas e subjetivas – Valor = 6,0.
Total da G2 = 10,0. Peso: 02

O grau final do semestre resulta da média ponderada entre os G1, com peso 01, e G2, com peso 02.
Média mínima para aprovação: 6,0, com frequência mínima de 75% às aulas.

Prova Substitutiva: Substituição de um dos Graus com seu peso correspondente. Continua a média mínima ponderada para aprovação: 6,0. Esta avaliação engloba todo o conteúdo da disciplina e é composta de questões objetivas e subjetivas, tendo como valor máximo a nota 10,0.


OBS. 1- Em todo processo avaliativo a expressão oral e a escrita ortográfica correta serão consideradas como relevantes;
OBS. 2- Qualquer trabalho escrito que apresente indícios de cópia direta, sem referencial bibliográfico, receberá a nota ZERO.

Bibliografia

Básica

FLOR, Douglas Moacir. Cultura Religiosa. Curitiba: IESDE Brasil S.A., 2006. 164 p.
KUCHENBECKER, Walter (org.) O Homem e o Sagrado. 8.ed. Canoas: Ed. da ULBRA, 2004.
GAARDER, J. NOTAKER, H. HELLERN, V. O Livro das Religiões. São Paulo: Cia das Letras, 2000.

Complementar

FORELL, George W. Fé ativa no amor. Porto Alegre: Concórdia Editora. Tradução de Geraldo Korndörfer, 1985.
ALVES, Rubem. O que é Religião? São Paulo. Edições Loyola, 2000.
WARTH, Martim Carlos. Fé Existencial num Mundo Secular. Canoas. Ed. ULBRA/Concórdia, 2003.
VÁRIOS AUTORES. A Bíblia na Linguagem de Hoje. São Paulo, SBB, 2009.
WARTH, Martim Carlos. A ética de cada dia. Canoas: editora da ULBRA, 2002.

Material Digital

www.ielb.org.br

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