Turma 7012 - Comunicação e Expressão - 2018/1

Imprimir

Curso/Eixo: Eixo Básico

Período: 2

Professor(es): Maria de Fátima Rocha Medina

Carga Horária: 68 h

Ano/Semestre: 2018/1

Ementa

Linguagem, língua e fala. Funções da linguagem. Oralidade, escrita e variação linguística. Leitura e estratégias de leitura. Escrita e estratégias de escrita. Paragrafação. Coesão e coerência textuais. Paráfrase e retextualização. Argumentação e persuasão. Particularidades léxicas e gramaticais.

Competências

Esta disciplina contribui para o desenvolvimento das seguintes competências:

1.usar a língua em suas manifestações orais e escritas,
em suas dimensões receptivas e produtivas,
em diferentes situações ou contextos,
com diversos interlocutores ou públicos,
como meio de organização cognitiva da realidade,
constituição de significados e
realização de práticas sociais.

2.ser ético e comprometido com a disciplina.

Habilidades

1. Conceituar leitura de estudo e aplicar estratégias para ler com competência.
2. Identificar tipos e gêneros textuais em textos lidos/discutidos durante o semestre.
3. Compreender e interpretar distintos textos, verbais e não verbais relacionados, sobretudo, a direitos humanos.
4. Identificar e explicar relações de intertextualidade em textos lidos.
5. Escrever/refazer com coesão e coerência e aplicar, adequadamente, elementos anafóricos, articuladores e conectivos
6. Ler, compreender e debater, criticamente, a obra O cidadão de papel, além de produzir textos sobre esse livro.
7. Entender as modalidades da língua - oral e escrita - ao reconhecer peculiaridades de cada uma em distintos textos que circulam na sociedade.
8. Conceituar linguagem, língua e fala.
9. Reconhecer as variedades linguísticas ao ler diferentes textos e aplicar a variante culta nas produções textuais.
10. Apresentar-se oralmente, com desenvoltura e de maneira adequada, em debates e apresentações em sala de aula, como também no projeto interdisciplinar Palco Expresso.
11. Escrever/refazer paráfrase de forma adequada ao compreender o texto original e reorganizá-lo de maneira coerente e coesa, além de não transcrever.
12. Elaborar/refazer parágrafo padrão ao defender e sistematizar argumentos/informações em estrutura textual corretamente definida e clara.

Programa

1. Leitura de estudo
1.1 Conceito
1.2 Tipos textuais: argumentativo, descritivo, expositivo, injuntivo e narrativo
1.3 Gêneros textuais: crônica, charge, tirinha, artigo de opinião, reportagem, livro não-ficção, etc.
1.4 Estratégias de leitura:
1.4.1 analisar, sintetizar, interpretar, compreender
1.4.2 identificação de tese, argumentos, contra-argumentos, ponto de vista do autor
1.4.3 identificação do tópico frasal
1.4.4 elaboração de esquemas
1.4.5 relação entre textos: intertextualidade
1.4.6 seleção e esquematização de informações primárias
1.4.7 identificação de elementos coesivos
1.4.8 relação entre texto e realidade: contexto textual (interpretação)

2. Linguagem, língua materna e fala
2.1 Conceitos
2.2 Variação linguística
2.3 Modalidades da língua: oral e escrita (e suas peculiaridades)
2.4 Utilização da norma culta

3. Estratégias de escrita
3.1 Recriação textual: paráfrase (citação indireta)
3.2 Escrita de parágrafo com suas partes constituintes: sistematização de argumentos
3.3 Produção escrita de distintos gêneros (crônicas, paródia, rap, cordel, poema, etc)
3.4 Utilização adequada de elementos coesivos e coerentes
3.5 Refacção de textos
3.6 Particularidades gramaticais

OBRA:
O cidadão de papel: a infância, a adolescência e os direitos humanos no Brasil, de Gilberto Dimenstein. 24.ed. São Paulo: Ática, 2012.

Metodologia

De acordo com o Projeto Didático Institucional do Ceulp (PDI, 2011, p. 13) “o aluno deve ser sujeito de seu processo de aprendizagem”. É por meio das disciplinas que a autonomia se consolida. Por isso, nesta disciplina, será necessário o envolvimento do acadêmico em atividades de leitura e compreensão de textos (verbais e não verbais) e da produção/refacção textual oral e escrita de distintos gêneros textuais.
Por meio de atividades de leitura e produção de textos orais e escritos (impressos e online), em sala e extraclasse, o acadêmico deverá desenvolver a consciência de que a sistematização do texto escrito é distinta do texto oral. Nas aulas, o momento de escrita (paráfrase, parágrafo, entre outros) será precedido pela leitura e discussão (oralidade) de textos de distintos tipos e gêneros textuais. O objetivo é que o aluno desenvolva a compreensão ao identificar particularidades e inferências importantes de cada texto, como tema, relações intertextuais, argumentos e contexto, além de atribuir sentido ao que lê, de forma crítica e clara. Neste ano, 2018, serão priorizados textos que tratam sobre direitos humanos e política.
As aulas presenciais serão realizadas a partir de exposições dialogadas e de técnicas que favoreçam o debate tais como peritos e interrogadores, GV-GO, Phillips 66, discussão circular, batata quente e seminário a fim de que o grupo possa opinar, além de relacionar repertórios e experiências pessoais com novos conteúdos. Relevante, também, será a resolução e correção de exercícios para a prática da compreensão e produção/refacção textuais com a orientação da docente. Quanto às variantes linguísticas, além de identificá-las, o aluno será alertado a utilizar a variante culta de maneira adequada em situações formais.
Nesta proposta metodológica, serão usados recursos materiais como: quadro branco, datashow, vídeos, livros, aparelho de som, textos impressos e online, como também ferramentas da mídia digital (Conecta, Facebook e Youtube). O estudante terá oportunidade de participar do Palco 2018: projeto interdisciplinar que integra as disciplinas institucionais Comunicação e Expressão, Sociedade e Contemporaneidade e Cultura Religiosa. As web atividades da disciplina, além de outros exercícios e textos, serão disponibilizadas no Conecta, plataforma da instituição, como também no Facebook e Youtube a fim de que o aluno reforce o estudo e a aprendizagem.

Avaliação

O acadêmico será avaliado de forma diagnóstica, formativa e somatória, conforme preconizam os princípios pedagógicos da instituição, de forma contínua durante o semestre por meio da prática de atividades de compreensão e produção de textos orais e escritos. Como também há avaliação em termos de envolvimento, responsabilidade e pontualidade. Além de duas provas, G1 e G2, de acordo com o calendário acadêmico.
Ao apresentar trabalhos individuais e em grupos, orais e por escrito, o aluno deve demonstrar conhecimento, coerência e consciência crítica sobre o conteúdo abordado. A produção escrita que não for inédita e pessoal será desconsiderada, seja ela realizada em sala ou em ambiente virtual.
Aparelho celular poderá ser utilizado, durante a aula, exclusivamente para consulta a (ou produção de) material específico da disciplina.

Obs.: 1) Textos e referências bibliográficas são disponibilizados no Conecta e nas principais fotocopiadoras do campus.
2) Os acadêmicos que sentirem dificuldades quanto à compreensão e escrita de textos devem frequentar o Laboratório de produção textual, na sala 409, Prédio 4.


NOTAS DA AVALIAÇÃO SOMATÓRIA

G1
1) Elaboração escrita de comentário de intertextualidade: valor – 0,5
2) Elaboração de paráfrase: valor – 1,0
3) Elaboração de esquemas: valor - 0,5
4) Livro O cidadão de papel, de Gilberto Dimenstein.
4.1 Seminário: valor: 0,5
4.2 Registro da leitura em textos de distintos gêneros (rap, poema, cordel, paródia, etc): valor: 1,5
5) *Prova de acordo com o calendário acadêmico: valor - 6,0

G2
1) Reescrita de texto (oralidade/escrita): valor – 1,0
2) Elaboração de texto sobre (in)adequação linguística: valor – 0,5
3) Exercícios sobre coesão e coerência textual: valor - 0,5
4) Elaboração de paráfrase: valor - 1,0
5) Elaboração de parágrafo: valor – 1,0
6) *Prova de acordo com o calendário acadêmico: valor - 6,0

1. CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO ORAL

Aspectos que serão avaliados desde o primeiro ao último dia:
1. informações precisas do texto proposto
2. ideias claras, coerentes e com senso crítico
3. volume e entonação de voz adequados
4. sinalização com a mão antes de falar
5. respeito às ideias dos colegas
6. uso da norma culta da língua de acordo com a oralidade.

2. CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO ESCRITA

Os textos escritos serão avaliados a partir dos critérios expostos a seguir.

2.1 Quanto à estrutura, o texto: (valor: 30%)
 Apresenta características do tipo e gênero textuais solicitados, de forma que é possível identificá-los?
 Apresenta as ideias centrais (tese e argumentos) quando o texto é argumentativo?
 Apresenta título criativo?
2.2 Quanto aos aspectos de coesão, coerência, clareza e criticidade, o texto: (valor: 30%)
 Apresenta uso adequado de anafóricos, de elementos coesivos e de articuladores?
 Apresenta as informações necessárias no texto produzido?
 Apresenta o assunto de maneira original, clara, crítica, criativa e progressiva?
2.3 Quanto a aspectos gramaticais, o texto: (valor: 25%)
 Está adequado quanto à ortografia?
 Está adequado quanto à acentuação gráfica?
 Está adequado quanto à concordância?
 Está adequado quanto à pontuação?
 Está adequado quanto à sintaxe?
 Está adequado quanto ao uso de letras minúsculas e maiúsculas?
2.4 Quanto a aspectos estéticos, o texto: (valor: 15%)
 Apresenta letra legível (quando manuscrito)?

Bibliografia

Básica

ABREU, Antônio Suárez. A arte de argumentar: gerenciando razão e emoção. 6. ed. São Paulo: Ateliê Editorial, 2003.
FULGÊNCIO, Lúcia; LIBERATO, Yara G. Como facilitar a leitura. 3. ed. São Paulo: Contexto, 1998.
SERAFINI, Maria T. Como escrever textos. 11. ed. São Paulo: Globo, 2001.

Complementar

BAGNO, Marcos. Preconceito linguístico: o que é, como se faz. 29. ed. São Paulo: Loyola, 2004.
BASTOS, Lucia Kopschitz. A produção escrita e a gramática. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1992.
FARACO, Carlos Roberto; TEZZA, Cristóvão. Prática de texto: para estudantes universitários. 17. ed. Rio de Janeiro: Vozes, 2008.
FIORIN, José Luiz e SAVIOLI, Francisco Platão. Para entender o texto: leitura e redação. 11. ed. São Paulo: Ática, 1995.
SACCONI, Luiz Antônio. Nossa gramática: teoria e prática. 25. ed. São Paulo: Atual Editora, 1999.

Material Digital

Imprimir

Selo da responsabilidade social
CENTRO UNIVERSITÁRIO LUTERANO DE PALMAS
Avenida Teotônio Segurado 1501 Sul Palmas - TO CEP 77.019-900 Caixa Postal nº 85
Fone: (63) 3219 8000

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.