Turma 7015 - Comunicação e Expressão - 2018/1

Imprimir

Curso/Eixo: Eixo Básico

Período: 2

Professor(es): Jaqueline Barbosa Murta

Carga Horária: 68 h

Ano/Semestre: 2018/1

Ementa

Linguagem, língua e fala. Funções da linguagem. Oralidade, escrita e variação linguística. Leitura e estratégias de leitura. Escrita e estratégias de escrita. Paragrafação. Coesão e coerência textuais. Paráfrase e retextualização. Argumentação e persuasão. Particularidades léxicas e gramaticais.

Competências

Pretende-se que as seguintes competências sejam desenvolvidas objetivando aos acadêmicos os itens a seguir.
1.   usar a língua em suas manifestações orais e escritas, em suas dimensões receptivas e produtivas, em diferentes situações ou contextos, com diversos interlocutores ou públicos, como meio de organização cognitiva da realidade, constituição de significados e realização de práticas sociais;
2. analisar criticamente esboços e esquemas apresentados como paradigmas de organização textual.
3. valorizar  a interação no processo de produção textual.
4. ser ético, pontual e comprometido com a disciplina.

Habilidades

Pretende-se que as seguintes habilidades sejam desenvolvidas objetivando aos acadêmicos os itens a seguir.
1. Compreender os vários tipos de linguagem e as diferenças entre língua falada e escrita.
2. Distinguir as variedades linguísticas ao ler diferentes textos e aplicar a variante culta nas produções textuais.
3. Reconhecer as próprias peculiaridades da fala a partir das variantes linguísticas e utilizá-las adequadamente nas diversas situações comunicativas.
4. Entender as modalidades da língua - oral e escrita - ao reconhecer peculiaridades de cada uma em distintos textos que circulam na sociedade.
5. Identificar tipos e gêneros textuais em textos lidos/discutidos durante o semestre.
6. Compreender e interpretar distintos textos, verbais e não verbais, sobretudo, relacionados a direitos humanos.
7. Ler/compreender/deleitar e debater a obra “O Diário de Anne Frank”, além de produzir textos sobre as temáticas inerentes a esse romance.
8. Escrever/refazer textos próprios com coesão e coerência ao aplicar, adequadamente, elementos anafóricos, articuladores e conectivos.
9. Aplicar corretamente particularidades da escrita ao retextualizar textos da oralidade para a escrita.
10. Escrever/refazer paráfrase de forma adequada ao compreender o texto original e reorganizá-lo de maneira coerente e coesa, além de primar pela criatividade ao evitar transcrição.
11. Elaborar/refazer parágrafo padrão ao sistematizar argumentos/informações em estrutura textual corretamente definida e clara.
12. Apresentar-se oralmente, com desenvoltura e de maneira adequada, em debates e apresentações em sala de aula.

Programa

1. Linguagem - código verbal e código não verbal: conceitos
2. Língua materna: oral e escrita
3. Variação linguística
4. Estratégias de leitura  
      - Tipos e gêneros textuais
      - Compreensão e interpretação de textos
      - Relacionamento entre textos (intertextualidade)
      - Atenção a elementos coesivos dos textos
      - Relação entre texto e realidade (contexto)
5. Estratégias de escrita 
      - Recriação textual: paráfrase (citação indireta)
      - Recriação textual: retextualização da oralidade para a escrita
      - Escrita de parágrafo com suas partes constituintes: sistematização de argumentos
      - Utilização de elementos coesivos: anafóricos, articuladores e conectivos
     - Refacção de textos

Metodologia

Para que “o aluno seja sujeito de seu processo de aprendizagem”, de acordo com os princípios que regem o ensino no CEULP (PDI, 2011, p. 13), a metodologia desta disciplina necessita do envolvimento ativo do acadêmico em atividades de leitura e compreensão de textos (verbais e não verbais) e da produção/refacção textual oral e escrita.
Faz-se necessária a aula expositiva com auxílio do quadro e giz, evidenciando a necessidade do entendimento textual em Língua Portuguesa para, assim, demonstrar a necessidade dessa atividade como forma precípua de aquisição e fixação dos conhecimentos gramaticais e morfológicos, principalmente em se tratando de Língua Materna potencializando as atividades profissionais inerentes aos Cursos.
Exposições dialogadas; leitura e análise de textos; estudos de caso; discussões que auxiliem no desenvolvimento da capacidade de argumentação; trabalhos individuais e em grupo que deem oportunidade à reflexão e ao exercício criativo.
Para permitir o estímulo da interdisciplinaridade no Curso de Administração, serão realizadas atividades de integração entre disciplinas, além da existência das coordenações de eixos temáticos, como estabelece o Projeto Político Pedagógico do Curso.
Estas atividades são desenvolvidas tendo-se em vista a integração do processo de ensino e aprendizagem da Comunicação e Expressão em sintonia com a Arte e Literatura, através do projeto Palco, objetivando vincular temáticas de uma disciplina com outra(s), do eixo institucional, estimulando assim a interdisciplinaridade. Desta forma, pretende-se demonstrar que os tópicos das diversas disciplinas encontram-se inter-relacionados e que a aprendizagem se dá de forma contínua.

ATIVIDADES PARADIDÁTICAS PROJETO PALCO
Leitura sugerida: Triste Fim de Policarpo Quaresma.
Pesquisas sobre: Problemáticas sociais, ética, civismo e protagonismo jovem diante da nossa realidade.
Atividades com produção textual de poesia, jogral, música inédita, paródia, teatro, painel ilustrado, cordel e repente.

Avaliação

A avaliação diagnóstica, formativa e somatória, conforme preconiza a instituição, ocorre de forma contínua durante o semestre por meio da prática de atividades de compreensão e produção de textos orais e escritos, como também de participação, interesse, responsabilidade e pontualidade do estudante. 
Ao apresentar trabalhos individuais e em grupos, orais e/ou por escrito, o acadêmico deve demonstrar conhecimento, coerência e consciência crítica sobre o conteúdo abordado. A produção escrita deverá ser inédita e pessoal. E aparelho celular pode ser utilizado, durante a aula, exclusivamente para consulta a material específico da disciplina.


Notas da avaliação somatória

G1
1) Produção textual  escrito de acordo com os critérios estabelecidos: valor 4,0
2) Prova de acordo com o calendário acadêmico: valor 6,0

G2
1)Apresentação em grupo das categorias: cordel, entrevista, rap, paródia, teatro, programa de rádio, poema (outros)  a partir da temática  : Protagonismo jovem diante da nossa realidade.valor 2,0
2) Exercícios avaliativos em sala de aula: valor 2,0
3) Prova de acordo com o calendário acadêmico:  valor 6,0

Bibliografia

Básica

ABREU, Antônio Suárez. A arte de argumentar: gerenciando razão e emoção. 6. ed. São Paulo: Ateliê Editorial, 2003.
FÁVERO, L. L. Coesão e coerência textuais. 11 e. São Paulo: Ática, 2006.
FULGÊNCIO, Lúcia; LIBERATO, Yara G. Como facilitar a leitura. 3. ed. São Paulo: Contexto, 1998.
SERAFINI, Maria T. Como escrever textos. 11. ed. São Paulo: Globo, 2001.

Complementar

BAGNO, Marcos. Preconceito linguístico: o que é, como se faz. 29. ed. São Paulo: Loyola, 2004.
BARRETO, Lima. Triste Fim de Policarpo Quaresma. Ed. Autêntica. Belo Horizonte. MG . 2012
BASTOS, Lucia Kopschitz. A produção escrita e a gramática. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1992. 
CEREJA, William Roberto, MAGALHÃES, Thereza A.C. Gramática Reflexiva: Texto, Semântica e Interação. 4º edição. Editora Atual. São Paulo. 2013.
FARACO, Carlos Roberto; TEZZA, Cristóvão. Prática de texto: para estudantes universitários. 17. ed. Rio de Janeiro: Vozes, 2008.
FÁVERO, L. L. Oralidade e Escrita. 7 e. São Paulo: Cortez, 2009.
FIORIN, José Luiz e SAVIOLI, Francisco Platão. Para entender o texto: leitura e redação. 11. ed. São Paulo: Ática, 1995.
SACCONI, Luiz Antônio. Nossa gramática: teoria e prática. 25. ed. São Paulo: Atual Editora, 1999

Material Digital

Imprimir

Selo da responsabilidade social
CENTRO UNIVERSITÁRIO LUTERANO DE PALMAS
Avenida Teotônio Segurado 1501 Sul Palmas - TO CEP 77.019-900 Caixa Postal nº 85
Fone: (63) 3219 8000

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.