Turma 7026 - Instrumentalização Científica - 2018/1

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Curso/Eixo: Eixo Básico

Período: 3

Professor(es): Valdirene Cássia da Silva

Carga Horária: 68 h

Ano/Semestre: 2018/1

Ementa

Estrutura básica do conhecimento humano. Estudo de metodologia para compreensão de pesquisa científica. Etapas de projeto de pesquisa.

Competências

Refletir sobre a pesquisa científica e as possibilidades da construção de novos saberes identificando as fontes de pesquisa e ponderando sobre sua confiabilidade e formas de utilização apropriadas dessas fontes;

Produzir trabalhos científicos, utilizando os conhecimentos e saberes aprendidos na disciplina, relacionando-se de forma ética com os grupos, respeitando as diferenças individuais e as necessidades coletivas.

Habilidades

Desenvolver o senso crítico a cerca dos novos conhecimentos e da relação com os conhecimentos pré-existentes, com precisão e objetividade, articulando-os e possibilitando a construção de outros saberes a partir desta articulação;

Compreender e aplicar os diversos métodos e técnicas da pesquisa científica;

Identificar as fontes de pesquisa e utilizá-las, conforme o trabalho a ser desenvolvido;

Compreender e utilizar técnicas de estudo e organização dos conceitos para a facilitação da construção de novos conhecimentos e para a comunicação eficiente dos mesmos;

Elaborar trabalhos científicos conforme os métodos e técnicas da pesquisa científica.

Programa

I. O conhecimento e sua importância na formação acadêmica.
II. Tipos de conhecimento.
III. Conceito de ciência.
IV. Ciência e conhecimento científico.
V. A pesquisa na vida acadêmica: observação, demonstração, raciocínio e argumentação.
VI. Produção do conhecimento científico.
VII. O uso do instrumental científico como ferramenta na construção do conhecimento.
VIII. Métodos e técnicas de pesquisa científica.
IX. Tipos de pesquisa.
X. Aplicação das normas da ABNT para construção e apresentação dos trabalhos acadêmicos/científicos.
XI. Projeto de pesquisa científica: temática central; delimitação do tema; problema de pesquisa; hipóteses; objetivos; metodologia; referencial teórico; plano de projeto; referências.

Metodologia

A metodologia das aulas irá variar desde aula expositiva e dialogada com a participação dos acadêmicos (aproximadamente 45% do total de aulas do semestre), até aulas práticas na construção de novos conhecimentos através da utilização dos instrumentos científicos e da resolução de problemas em diferentes técnicas metodológicas, tais como dinâmicas de grupo, apresentações de seminário e estudos dirigidos que possibilitem a vivência e experiência aos acadêmicos (em aproximadamente 55% do total de aulas do semestre).

Será solicitada a construção de trabalhos (individuais e/ou em grupos) com finalidade conjunta de vivência prática e de avaliação na disciplina. O tema a ser trabalhado será determinado pelo professor nas primeiras semanas de aula.

Critérios a serem observados na escrita do projeto de pesquisa:

O texto deve ter caráter inédito, devendo respeitar as seguintes diretrizes:

• O (os) nome (es) do (s) autor (es) deve (m) ser escrito(s) por extenso e completo(s) (sem nenhuma abreviação) seguido(s) do endereço eletrônico (e-mail) e nome da instituição.

• Todo o texto deve ser digitado no processador Microsoft Word (97-2003) ou compatível, com espaçamento 1.5 entre linhas, fonte Times New Roman. Tamanho da fonte do corpo do texto 12. Número de páginas: mínimo 10 páginas e máximo 15 páginas, tamanho A4.

• O título deve ser digitado em maiúsculas e minúsculas, também na letra Times New Roman, corpo 12, separado do subtítulo por dois pontos (:), quando houver.

• Tabelas, figuras, gráficos e fotografias podem ser coloridas e inseridos no texto, com extensão.JPG (300 dpi).

• Referências deverão ter chamadas no texto pelo(s) sobrenome(s) do(s) autor(es), em maiúsculas, data e página (SILVA, 1995, p.43) e em minúsculas quando inseridas na frase: Segundo Silva (1995, p.43). Se um mesmo autor citado tiver mais de uma publicação no mesmo ano, identificar cada uma delas por letras, (SILVA, 1995a, p.35).

• As citações textuais de menos de três linhas deverão aparecer no decorrer do texto, na mesma letra (sem itálicos) e entre aspas. As citações que ocuparem mais de três linhas deverão ser digitadas separadas do texto principal, com recuo, sem aspas nem itálicos e em letra de tamanho menor que aquela do texto principal. Em ambos os casos, deve ser citado o SOBRENOME do autor, ano, página.

• As Referências (somente aquelas citadas no texto) completas deverão constar ao final do texto, alinhadas totalmente à esquerda, em ordem alfabética, e elaboradas de acordo com a NBR-6023:2000 da ABNT, como os exemplos abaixo:

Livro

SOBRENOME, Nomes. Título do Livro. Local de Edição: Editora, ano da publicação.

Capítulo de livro

SOBRENOME, Nomes (do autor do capítulo). Título do capítulo. In: SOBRENOME, Nomes (Ed., Org., Comp.) Título do Livro. Local de Edição: Editora, ano de publicação. Número do Capítulo, p. página inicial - página final do capítulo.

Artigo

SOBRENOME, Nomes. Título do Artigo. Nome da Revista, Local de Edição, v. ?, n. ?, p. página inicial - página final, ano da publicação.

Tese/Dissertação

SOBRENOME, Nomes. Título da tese/dissertação. Data de publicação. ? f. Tese/Dissertação (Doutorado/Mestrado em ...) - Instituto, Universidade, local da defesa, data de defesa.

Evento

SOBRENOME, Nomes. Título do trabalho. In: NOME DO EVENTO EM CAIXA ALTA, 5., Cidade, data. Título Anais, Proceedings... Local de edição: Editora, data. página inicial-final do trabalho.

8) Os alunos deverão apresentar declaração de participação em 2 atividades de defesa de monografia, G2 (Valor:1,0)
9) Assiduidade nas orientações do projeto e da pesquisa - nota individual - (valor 1,0).


Obs. Os casos de plágio parcial (trecho copiado de outra produção) e plágio total (trabalho copiado de outro autor), quando identificados, serão imediatamente desqualificados e será atribuída nota zero (0,0) para o trabalho, consequentemente, para todos os seus autores.

Avaliação

Composição da G1:
-- Prova escrita valendo até 6,0 pontos.
-- Seminários, debates, produções textuais e apresentações orais (produção e usos de recursos audiovisuais) - 4,0 pontos no total dos trabalhos.

Composição da G2:
-- Projeto de Pesquisa (via digital que deverá ser anexada na atividade do Conecta) - 5,0 pontos.
-- Apresentação do Projeto de Pesquisa - 2,0 pontos.
-- Participação nas oficinas que serão implementadas na disciplina - 3,0 pontos.

1 OBSERVAÇÕES SOBRE PROCESSO DE PROVA:
1.1 Todas as provas são de caráter cumulativo, sendo cobrado todo o conteúdo trabalhado, inclusive as leituras complementares extraclasse, até a data da mesma.
1.2 Durante a aplicação das provas não será permitido à utilização de nenhum aparelho eletrônico, de nenhuma natureza, especialmente aparelhos celulares, os quais deverão estar desligados durante a prova.
1.2.1 Caso o mesmo toque durante a prova, por ter causado transtorno, será descontado o valor de 1,0 ponto do aluno, que será solicitado a desliga-lo imediatamente.
1.2.2 Caso o mesmo atenda a ligação ou abra mensagem para leitura, a prova será imediatamente retirada e atribuída à nota zero (0,0) a mesma. Caso o aluno de recuse a entregar a prova, será anotada observação na lista de frequência.
1.3 Por ser a prova um documento, esta deverá ser respondida obrigatoriamente a caneta esferográfica azul ou preta. Questões a lápis não serão corrigidas e perdem automaticamente o direito de revisão.
1.4 Não será permitido o uso de corretivos, devendo o acadêmico fazer apenas um risco sobre a palavra ou trecho que queira anular.
1.5 Nas questões objetivas, não serão aceitas rasuras, devendo ser atribuído nota zero (0,0) caso ocorra.
1.6 Os três (3) últimos acadêmicos a terminar a prova devem permanecer na sala até que o último entregue a sua ao professor, o qual irá liberá-los.
1.7 O tempo mínimo de permanência na sala é de 30 minutos e após a saída do primeiro aluno, nenhum outro que chegue atrasado poderá fazer a prova, devendo se enquadrar nas normas da instituição para realiza-la na substituição. Caso isto ocorra na substituição, o aluno perde o direito de realizar a prova, não cabendo substitui-la em nenhuma outra ocasião.

2 OBSERVAÇÕES SOBRE AS AULAS PRÁTICAS:
2.1 Cabe aos acadêmicos conduzir suas atividades com autonomia, responsabilidade, pro atividade e ética, sendo eles próprios responsáveis pelo controle do tempo de apresentação, da qualidade das produções, do envolvimento e interação dos membros do grupo, etc.
2.2 Estas aulas tem caráter educativo e avaliativo, pois além da aquisição de conhecimentos, competências e habilidades, servem para avaliar o desempenho dos acadêmicos.
2.3 Sabendo que as aulas práticas são simulações e reproduções de atividades profissionais, será exigido comportamento ético condizente.

3 OBSERVAÇÕES SOBRE OS SEMINÁRIOS E APRESENTAÇÕES ORAIS:
3.1 As notas dos seminários serão condicionadas, obrigatoriamente, a postagem no Conecta dos materiais solicitados pelo professor.
3.2 Conforme informado anteriormente, não serão recebidos trabalhos fora dos prazos estabelecidos para a entrega.
3.2.1 Lembrando-se de que é uma obrigação de todos os componentes do grupo ter uma cópia do trabalho.
3.2.2 Os problemas quanto aos prazos para entrega dos trabalhos devem ser avisados com antecedência para que o professor avalie a situação.
3.2.3 As eventualidades podem ser comunicadas na aula IMEDIATAMENTE APÓS o acontecido, mas tais casos e circunstâncias serão avaliados podendo ou não ser aceitas.
3.3 Os casos de plágio parcial (trecho copiado de outra produção) e plágio total (trabalho copiado de outro autor), quando identificados, serão imediatamente desqualificados e será atribuída nota zero (0,0) para O TRABALHO, consequentemente, para todos os seus autores.

Bibliografia

Básica

ANDRADE, Maria Margarida de. Introdução à metodologia do trabalho científico: elaboração de trabalhos na graduação. 6 ed. São Paulo: Atlas, 2003. 174 p., il.
BARROS, Aidil de Jesus Paes de. Projeto de pesquisa: propostas metodológicas. 13 ed. Petrópolis: Vozes, 2002. 127 p.
CHINAZZO, Cosme Luiz. Instrumentalização científica. Porto Alegre: Imprensa Livre, 2009. 200 p. + 1 DVD.

Complementar

CERVO, Amado Luiz. Metodologia científica: para uso dos estudantes universitários. 4 ed. São Paulo: Makron, 1996. 209 p.
DEMO, Pedro. Introdução a metodologia da ciência. 2 ed. São Paulo : Atlas, 1991. 118 p.
GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 4 ed. São Paulo: Atlas, 1994. 207 p.
LAKATOS, Eva Maria. Metodologia científica: ciência e conhecimento científico métodos científicos. 2 ed. São Paulo: Ática, 1994. 249 p., il.
MARCONI, Marina de Andrade. Metodologia científica. 3 ed. São Paulo: Atlas, 2000. 289 p.

Material Digital

BRASIL. Ministérios da Saúde. Conselho Nacional de Saúde. Resolução nº 466, de 12 de dezembro de 2012. Aprovar diretrizes e normas regulamentadoras de pesquisas envolvendo seres humanos. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 13 jun. 2013. Seção 1, p. 59-62. Disponível em: <http://conselho.saude.gov.br/resolucoes/2012/Reso466.pdf>. Acesso em: 28 de julho, 2017.

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