Turma 7027 - Instrumentalização Científica - 2018/1

Imprimir

Curso/Eixo: Eixo Básico

Período: 3

Professor(es): Marta Lúcia Guimaraes Resende Adorno

Carga Horária: 68 h

Ano/Semestre: 2018/1

Ementa

Estrutura básica do conhecimento humano. Estudo de metodologia para compreensão de pesquisa científica. Etapas de projeto de pesquisa.

Competências

Refletir sobre a pesquisa científica e as possibilidades da construção de novos saberes identificando as fontes de pesquisa e ponderando sobre sua confiabilidade e formas de utilização apropriadas dessas fontes;
Produzir trabalhos científicos, utilizando os conhecimentos e saberes aprendidos na disciplina, relacionando-se de forma ética com os grupos, respeitando as diferenças individuais e as necessidades coletivas

Habilidades

Desenvolver o senso crítico acerca dos novos conhecimentos e da relação com os conhecimentos pré-existentes, com precisão e objetividade, articulando-os e possibilitando a construção de outros saberes a partir desta articulação;
Compreender e aplicar os diversos métodos e técnicas da pesquisa científica;
Identificar as fontes de pesquisa e utilizá-las, conforme o trabalho a ser desenvolvido;
Compreender e utilizar técnicas de estudo e organização dos conceitos para a facilitação da construção de novos conhecimentos e para a comunicação eficiente dos mesmos;
Elaborar trabalhos científicos conforme os métodos e técnicas da pesquisa científica.

Programa

* Apresentação da disciplina e dos acadêmicos. Abordagem das normas institucionais e da disciplina para o semestre.
*  Pensamento Científico (Ciência e o Conhecimento Científico)
*  Lógica
*  Estratégias de Escrita
*  Argumentação:  Dedução,  Indução,  Falácia
*  Fundamentação Teórica
*  Normas Técnicas:  Citações (ABNT) Direta, Indireta e Paráfrase.
*  Produto da aula:  Escolha do Tema que será trabalhado ao longo da disciplina.
*  Fonte de informação e Fontes de Pesquisa
*  Referências (ABNT),  Sistema Numérico,  Sistema Autor-Data,  Regras gerais de apresentação
*  Bases de Dados Científicos
*  Estratégias de Leitura
*  Instrumentos Científicos
*  Fichamento, Resumo e Resenha (ABNT)
    * Normas Técnicas
    * Tipos de Resumos:
    *  Resumo Indicativo
    *  Resumo Informativo
    *  Resumo Crítico
    *  Resumo Expandido
*  Etapas de um projeto de pesquisa.
*  Produto da aula: Construção do problema prático e da Hipótese.
*  Relatório Técnico-científico
*  Monografia. Elaboração da estrutura textual inicial do projeto: Introdução,  Justificativa, Objetivos, Hipóteses, Metas e fundamentação teórica.
*  Produto da aula: Construção da Introdução e dos Objetivos
*  Publicação Periódica
*  Evento
*  Documento Jurídico
*  Oralidade
*  Desenvolvimento Científico
*  Sociedade
* Conhecimento Científico (Métodos Científicos)
* Fontes de Pesquisa
* Projeto de Pesquisa
* Artigo Científico
* TCC
* Metodologia
*  Produto da aula: Construção da Metodologia  e dos Instrumentos da Pesquisa
* Ética em pesquisa com seres humanos ( Direitos Humanos,  Bioética)
* Produto da aula: Elaboração do Termo de Consentimento Livre Esclarecido
* TCC do tipo Dissertação
* Produto resultado: Apresentação prévia dos resultados do trabalho proposto
* TCC do tipo Artigo de Periódico
* Artigo Científico (ABNT)
* Produto da aula: Apresentação dos projetos de pesquisa

Metodologia

A exposição do conteúdo ocorrerá por meio de atividades que facilitem e estimulem a aprendizagem. Buscar-se-á interação constante com os alunos. Atividades propostas:
• Análise e interpretação de textos e artigos
• Aulas expositivas
• Estudos dirigidos
• Seminários
Todas as aulas terão um momento de 30 minutos para discussão do Projeto de Pesquisa.
As WEB ATIVIDADES serão as descritas anteriormente e corrigidas nos prazos estabelecidos pelo calendário acadêmico institucional

Avaliação

Para Avaliação de G1:

Trabalhos realizados em sala de aula:
Elaboração do projeto de pesquisa: 1,5 ponto
Assiduidade e pontualidade – 0,5 ponto – critério 90% de freqüência e pontualidade.
Prova teórica valendo 8,0 pontos.



Para Avaliação de  G2:

PROJETO DE PESQUISA – 6,0 PONTOS
• PRESENÇA NAS ATIVIDADES EM SALA DE AULA – 1,0 PONTO
• TRABALHO ESCRITO:
        - FORMATAÇÃO – 1,5 PONTO – ELIMINATÓRIO
        - CONTEXTUALIZAÇÃO – 2,0 PONTOS
        - COMPONENTES ESTRUTURANTES – 1,5 PONTOS

TRABALHO ORAL – APRESENTAÇÃO  – 3,0 PONTOS
      - SEGURANÇA- 1,0 PONTO
      - DESENVOLTURA – 1,0 PONTO
      - CONTEÚDO – 1,0 PONTO
APRESENTAÇÃO DE UM PÔSTERES – VALOR 1,0 PONTO

Bibliografia

Básica

CHINAZZO, Cosme Luiz. Instrumentalização científica. Porto Alegre: Imprensa Livre, 2009. 200 p. + 1 DVD.

ANDRADE, Maria Margarida de. Introdução à metodologia do trabalho científico: elaboração de trabalhos na graduação. 6 ed. São Paulo: Atlas, 2003. 174 p., il.

BARROS, Aidil de Jesus Paes de. Projeto de pesquisa: propostas metodológicas. 13 ed. Petrópolis: Vozes, 2002. 127 p

Complementar

GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 4 ed. São Paulo: Atlas, 1994. 207 p.

MARCONI, Marina de Andrade. Metodologia científica. 3 ed. São Paulo: Atlas, 2000. 289 p.

LAKATOS, Eva Maria. Metodologia científica: ciência e conhecimento científico métodos científicos. 2 ed. São Paulo: Ática, 1994. 249 p., il.

CERVO, Amado Luiz. Metodologia científica: para uso dos estudantes universitários. 4 ed. São Paulo: Makron, 1996. 209 p.

DEMO, Pedro. Introdução a metodologia da ciência. 2 ed. São Paulo : Atlas, 1991. 118 p.

Material Digital

Imprimir

Selo da responsabilidade social
CENTRO UNIVERSITÁRIO LUTERANO DE PALMAS
Avenida Teotônio Segurado 1501 Sul Palmas - TO CEP 77.019-900 Caixa Postal nº 85
Fone: (63) 3219 8000

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.