Turma 7035 - Instrumentalização Científica - 2018/1

Imprimir

Curso/Eixo: Eixo Básico

Período: 3

Professor(es): Marcos Morais Soares

Carga Horária: 68 h

Ano/Semestre: 2018/1

Ementa

Estrutura básica do conhecimento humano. Estudo de metodologia para compreensão de pesquisa científica. Etapas de projeto de pesquisa.

Competências

Refletir sobre a pesquisa científica e as possibilidades da construção de novos saberes identificando as fontes de pesquisa e ponderando sobre sua confiabilidade e formas de utilização apropriadas dessas fontes;

Produzir trabalhos científicos, utilizando os conhecimentos e saberes aprendidos na disciplina, relacionando-se de forma ética com os grupos, respeitando as diferenças individuais e as necessidades coletivas.

Habilidades

Desenvolver o senso crítico a cerca dos novos conhecimentos e da relação com os conhecimentos pré-existentes, com precisão e objetividade, articulando-os e possibilitando a construção de outros saberes a partir desta articulação;

Compreender e aplicar os diversos métodos e técnicas da pesquisa científica;

Identificar as fontes de pesquisa e utilizá-las, conforme o trabalho a ser desenvolvido;

Compreender e utilizar técnicas de estudo e organização dos conceitos para a facilitação da construção de novos conhecimentos e para a comunicação eficiente dos mesmos;

Elaborar trabalhos científicos conforme os métodos e técnicas da pesquisa científica.

Programa

UNIDADE 1: ESTRUTURA BÁSICA DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO
- Apresentação da disciplina.
- A Pesquisa Científica na Sociedade Contemporânea
- Estratégias e Meios de Aquisição de Conhecimento Científico: Busca e Seleção de Materiais Teóricos Científicos em Bases de Dados Científicos (BDC) e sistemas de Busca; Classificação Qualis, Fator de Impacto de revista científica e Pesquisa dos autores na Plataforma Lattes.
- Pratica de busca de Normas para construção de trabalhos científicos;
- Comunicação Científica Escrita e Normas Técnicas: Referências
- Comunicação Científica Escrita e Normas Técnicas: Citações
- Estratégias de Leitura de Artigos Científicos e Google Tradutor (GT) como recurso para leitura de artigos em língua estrangeira; Google Drive/Disco (GD) como ferramenta de compartilhamento de materiais e de colaboração em produções através de construção coletiva online.
- Comunicação Científica Oral: Orientações para Apresentação Oral de trabalhos científicos e Confecção de Material Audiovisual de Apoio a Apresentação de Trabalhos Científicos.

UNIDADE 2: INSTRUMENTOS CIENTÍFICOS
- Fichamentos, Resumos e Relatórios Técnico-Científicos
- Projeto de Pesquisa: Visão geral. Etapas iniciais: Definição de Tema, Formulação do Problema de Pesquisa, Objetivos e Referencial Teórico.
- Apresentação do seminário sobre Metodologia em Projeto de Pesquisa: Tipificação do Estudo
- Metodologia em Projeto de Pesquisa: Detalhamento dos Procedimentos
- Metodologia em Projeto de Pesquisa: Aspectos Éticos.
- Projeto de Pesquisa: Etapas finais: Metodologia, Cronograma, Orçamento, Referências, Apêndices e Anexos.

OBS: A ordem de apresentação dos conteúdos exposta aqui não reflete a sequência dos mesmos ao longo do semestre.

Metodologia

A metodologia das aulas irá variar desde aula expositiva e dialogada com a participação dos acadêmicos (aproximadamente 45% do total de aulas do semestre), até aulas práticas na construção de novos conhecimentos através da utilização dos instrumentos científicos e da resolução de problemas em diferentes técnicas metodológicas, tais como dinâmicas de grupo, apresentações de seminário e estudos dirigidos que possibilitem a vivência e experiência aos acadêmicos (em aproximadamente 55% do total de aulas do semestre).

Será solicitada a construção de trabalhos (individuais e/ou em grupos) com finalidade conjunta de vivência prática e de avaliação na disciplina. O tema a ser trabalhado será determinado pelo professor nas primeiras semanas de aula.

Avaliação

A composição da nota de G1 se dará através da soma dos itens abaixo especificados:

-- Prova escrita valendo até 7,0 pontos.
-- Seminários/Trabalhos (produções textual e apresentações orais com utilização de recursos audiovisuais) que somados valerão até 3,0 pontos.

A composição da nota de G2 se dará através da soma dos itens abaixo especificados:
-- Projeto de Pesquisa (via digital que deverá ser anexada na atividade do Conecta) valendo até 5,0 pontos.
-- Apresentação do Projeto de Pesquisa em PowerPoint valendo até 2,0 pontos.
-- Seminários/Trabalhos (produções textual e apresentações orais com utilização de recursos audiovisuais) que somados valerão até 3,0 pontos.


1 OBSERVAÇÕES SOBRE PROCESSO DE PROVA:
1.1 Todas as provas são de caráter cumulativo, sendo cobrado todo o conteúdo trabalhado, inclusive as leituras complementares extraclasse, até a data da mesma.
1.2 Durante a aplicação das provas não será permitido à utilização de nenhum aparelho eletrônico, de nenhuma natureza, especialmente aparelhos celulares, os quais deverão estar desligados durante a prova.
1.2.1 Caso o mesmo toque durante a prova, por ter causado transtorno, será descontado o valor de 1,0 ponto do aluno, que será solicitado a desliga-lo imediatamente.
1.2.2 Caso o mesmo atenda a ligação ou abra mensagem para leitura, a prova será imediatamente retirada e atribuída à nota zero (0,0) a mesma. Caso o aluno de recuse a entregar a prova, será anotada observação na lista de frequência.
1.3 Por ser a prova um documento, esta deverá ser respondida obrigatoriamente a caneta esferográfica azul ou preta. Questões a lápis não serão corrigidas e perdem automaticamente o direito de revisão.
1.4 Não será permitido o uso de corretivos, devendo o acadêmico fazer apenas um risco sobre a palavra ou trecho que queira anular.
1.5 Nas questões objetivas, não serão aceitas rasuras, devendo ser atribuído nota zero (0,0) caso ocorra.
1.6 Os três (3) últimos acadêmicos a terminar a prova devem permanecer na sala até que o último entregue a sua ao professor, o qual irá liberá-los.
1.7 O tempo mínimo de permanência na sala é de 30 minutos e após a saída do primeiro aluno, nenhum outro que chegue atrasado poderá fazer a prova, devendo se enquadrar nas normas da instituição para realiza-la na substituição. Caso isto ocorra na substituição, o aluno perde o direito de realizar a prova, não cabendo substitui-la em nenhuma outra ocasião.


2 OBSERVAÇÕES SOBRE OS SEMINÁRIOS E APRESENTAÇÕES ORAIS:
2.1 As notas dos seminários serão condicionadas, obrigatoriamente, a postagem no Conecta dos materiais solicitados pelo professor.
2.2 Conforme informado anteriormente, não serão recebidos trabalhos fora dos prazos estabelecidos para a entrega.
2.2.1 Lembrando-se de que é uma obrigação de todos os componentes do grupo ter uma cópia do trabalho.
2.2.2 Os problemas quanto aos prazos para entrega dos trabalhos devem ser avisados com antecedência para que o professor avalie a situação.
2.2.3 As eventualidades podem ser comunicadas na aula IMEDIATAMENTE APÓS o acontecido, mas tais casos e circunstâncias serão avaliados podendo ou não ser aceitas.
2.3 Os casos de plágio parcial (trecho copiado de outra produção) e plágio total (trabalho copiado de outro autor), quando identificados, serão imediatamente desqualificados e será atribuída nota zero (0,0) para O TRABALHO, consequentemente, para todos os seus autores.

Bibliografia

Básica

CHINAZZO, Cosme Luiz. Instrumentalização científica. Porto Alegre: Imprensa Livre, 2009. 200 p. + 1 DVD.
ANDRADE, Maria Margarida de. Introdução à metodologia do trabalho científico: elaboração de trabalhos na graduação. 6 ed. São Paulo: Atlas, 2003. 174 p., il.
BARROS, Aidil de Jesus Paes de. Projeto de pesquisa: propostas metodológicas. 13 ed. Petrópolis: Vozes, 2002. 127 p.

Complementar

GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 4 ed. São Paulo: Atlas, 1994. 207 p.
MARCONI, Marina de Andrade. Metodologia científica. 3 ed. São Paulo: Atlas, 2000. 289 p.
LAKATOS, Eva Maria. Metodologia científica: ciência e conhecimento científico métodos científicos. 2 ed. São Paulo: Ática, 1994. 249 p., il.
CERVO, Amado Luiz. Metodologia científica: para uso dos estudantes universitários. 4 ed. São Paulo: Makron, 1996. 209 p.
DEMO, Pedro. Introdução a metodologia da ciência. 2 ed. São Paulo : Atlas, 1991. 118 p.

Material Digital

BRASIL. Ministérios da Saúde. Conselho Nacional de Saúde. Resolução nº 466, de 12 de dezembro de 2012. Aprovar diretrizes e normas regulamentadoras de pesquisas envolvendo seres humanos. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 13 jun. 2013. Seção 1, p. 59-62. Disponível em: <http://conselho.saude.gov.br/resolucoes/2012/Reso466.pdf>. Acesso em: 24 fev. 2014.

ALMEIDA, Carlos Cristiano Oliveira de Faria. Metodologia cientí?ca e inovação tecnológica: desa?os e possibilidades. Brasília, DF: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília, 2012. 72 p. il. 30 cm. Disponível em: < http://www.ifb.edu.br/attachments/6243_metodologia%20cient%C3%ADfica%20e%20inova%C3%A7%C3%A3o%20tecnol%C3%B3gica%20final.pdf>. Acesso em: 24 fev. 2014.

Laboratório de Apoio à Instrumentalização Científica (LAIC). Disponível em: <http://ulbra-to.br/laic/>.

Imprimir

Selo da responsabilidade social
CENTRO UNIVERSITÁRIO LUTERANO DE PALMAS
Avenida Teotônio Segurado 1501 Sul Palmas - TO CEP 77.019-900 Caixa Postal nº 85
Fone: (63) 3219 8000

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.