Turma 7036 - Sociedade e Contemporaneidade - 2018/1

Imprimir

Curso/Eixo: Eixo Básico

Período: 4

Professor(es): Valdirene Cássia da Silva

Carga Horária: 68 h

Ano/Semestre: 2018/1

Ementa

Estudo dos fundamentos teóricos e conceituais das Ciências Sociais. Fenômenos sociais, políticos e culturais das sociedades contemporâneas. Estudo da História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena. Educação em Direitos Humanos e Educação Ambiental.

Competências

Compreender as concepções de sociedade em sua multidimensionalidade: humana, técnica e político-social.

Habilidades

Argumentar com coerência a partir do uso de fatos reais;
Ler, interpretar e produzir textos e discursos;
Aplicar o conteúdo trabalhado no exercício das atividades profissionais;
Estabelecer relações entre fatos históricos e acontecimentos contemporâneos;
Refletir sobre a identidade humana em um contexto de crescente transformação social;
Identificar os fatores históricos e culturais que permeiam as questões relativas à diversidade dos grupos sociais;
Refletir sobre a dinâmica da sociedade da informação.

Programa

Unidade I – As Ciências Sociais e o entendimento da sociedade contemporânea
1.1 As Ciências Sociais e a Sociologia
1.1.1 Por que estudar Sociologia?
1.1.1.1 A imaginação Sociológica
1.1.1.1.1 O estudo das pessoas e as sociedades
1.1.2 O desenvolvimento do pensamento sociológico
1.1.2.1 Teorias e perspectivas teóricas
1.1.2.2 Os fundadores e as modernas abordagens teóricas
1.1.3 O século XX: cenário de três eras distintas
1.1.3.1 A era da catástrofe
1.1.3.2 A era de ouro
1.1.3.3 O desmoronamento

Unidade II – Direitos Humanos e questões sociais contemporâneas
2.1 Direitos Humanos e discussões contemporâneas
2.1.1 Racismo e Ações Afirmativas
2.2.2 Educação e formação humana
2.2.3 Raça, etnicidade e Migração
2.2.4 Juventude e Contemporaneidade
2.2.5 Sustentabilidade
2.2.6 Educação Ambiental: bases da discussão sobre o Meio Ambiente
2.2.7 Cidade e Urbanidade
2.2.8 Sexualidade e Gênero
2.2.9 Política, Governo e Movimentos Sociais
2.2.10 Nações, Guerra e Terrorismo
2.2.11 Violência, crime e justiça
2.2.12 Cultura e Regionalismo

Unidade III – Modernidade e Pós-Modernidade
3.1 Modernidade
3.2 Pós-Modernidade
3.3 Hipermodernidade
3.4 Tecnologia e vida social na cultura contemporânea
3.4.1 Técnica e tecnologia na vida social contemporânea
3.4.2 Cibercultura

Metodologia

O curso será desenvolvido a partir dos seguintes procedimentos metodológicos:

1. Aula expositiva.

2. Leitura e estudo em grupo de textos: para um amplo aproveitamento dos temas propostos, o presente pressuposto metodológico considera indispensável a leitura e o estudo em grupo. Essa metodologia visa uma maior interação dos alunos com o conteúdo a ser desenvolvido durante a aula.

3. Debates em sala de aula: baseado nos textos e nas aulas, o aluno terá a oportunidade de refletir e discutir suas idéias e compreensões sobre o assunto desenvolvido e, em seguida, problematizar, isto é, discutir as diversas opiniões e idéias confrontando com a realidade. O objetivo dessa metodologia é incentivar o estudante a ter uma visão conjuntural e consciente do ambiente em que vive e que também irá atuar como profissional.

4. Painel: Os alunos irão apresentar em grupo um trabalho na forma oral e escrita sobre os itens 5 e 6 do Programa. A apresentação oral poderá contar com uso de recursos audiovisuais. Cada grupo deverá pesquisar, estudar e problematizar o seu tema. Os alunos poderão usar a criatividade para inovar na apresentação.

5. Roda de Conversa: Os alunos deverão convidar uma ou mais pessoas para uma discussão em sala de aula sobre a temática a ser definida entre o grupo de trabalho e a professora, com o objetivo de desenvolver argumentos críticos e embasados em acontecimentos reais.

6. Atividades semipresenciais.

Avaliação

A avaliação da disciplina constitui processo contínuo, sistemático e cumulativo.

A avaliação ocorrerá ao longo do semestre, por meio de dois graus (G1 – relativo aos saberes elaborados no primeiro bimestre e G2 – relativo à totalidade de saberes elaborados ao longo do semestre); O grau final do semestre na disciplina resultará da média ponderada entre G1 (com peso 1) e G2 (com peso 2);

A composição de G1 e de G2 será na forma de prova individual e trabalhos, devendo a pontuação dos trabalhos não ultrapassar de 4,0 pontos e a pontuação da prova individual complementar os 10,0 pontos.

Composição de G1
Avaliação Escrita – valor: 6,0
Painel - valor: 2,0 (baseado em filmes: O Show de Truman: O Show da Vida; V de Vingança; Crash - no limite)
Atividades em sala – valor 2,0

Composição de G2
Avaliação Escrita – valor: 6,0
Organização do projeto Roda de Conversa– valor 4,0

Substituição de Grau
Avaliação Escrita, individual e sem consulta – valor: 10,0

Bibliografia

Básica

HOBSBAWM, Eric. Era dos extremos – O breve século XX 1914-1991. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.
SOUZA, Nali de Jesus de. Introdução à Economia. São Paulo: Atlas, 1997.
TESKE, Ottmar. Sociologia – Textos e contextos. Canoas: Editora Ulbra, 2005.


Complementar

ARON, Raymond. As etapas do pensamento sociológico. São Paulo: Martins Fontes, 2000.
BAUMAN, Zygmunt. Modernidade líquida. Rio de Janeiro: Zahar, 2001.
BOBBIO, Norberto. Teoria Geral da Política – A filosofia política e as lições dos clássicos. Rio de Janeiro: Campus, 2000.
HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A, 1999.
LÉVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo: Ed. 34, 2000.

Material Digital

Imprimir

Selo da responsabilidade social
CENTRO UNIVERSITÁRIO LUTERANO DE PALMAS
Avenida Teotônio Segurado 1501 Sul Palmas - TO CEP 77.019-900 Caixa Postal nº 85
Fone: (63) 3219 8000

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.