Turma 7038 - Sociedade e Contemporaneidade - 2018/1

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Curso/Eixo: Eixo Básico

Período: 4

Professor(es): Rodrigo Barbosa e Silva

Carga Horária: 68 h

Ano/Semestre: 2018/1

Ementa

Estudo dos fundamentos teóricos e conceituais das Ciências Sociais. Fenômenos sociais, políticos e culturais das sociedades contemporâneas. Estudo da História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena. Educação em Direitos Humanos e Educação Ambiental.

Competências


• Compreender as concepções de sociedade em sua muldimensionalidade: dimensão humana, técnica e político-social.
• Identificar as concepções, os discursos político-ideológicos subjacentes às concepções científicas contemporâneas e sua influência na formação.

Habilidades


• Identificação das demandas presentes na sociedade, visando a formular respostas profissionais para o enfrentamento da questão social com os aportes dos conhecimentos da sociedade;

• Compreensão das dimensões investigativa e interpretativa como princípios formativos e condição central da formação profissional, e da relação teoria e realidade;

Programa


1. Sociedade e contemporaneidade
a. A cidade como elemento aglutinador
b. O medo como “cola” social, segundo Bauman
2. Sociedade do século XXI: o sujeito contemporâneo
a. Características do sujeito pós-moderno
b. Corporações e identidade
c. Meio ambiente e sociedade
3. Sociedade Brasileira do século XXI:
a. O Brasil e a violência: números da violência
b. Direitos Humanos no Brasil: comportamento desviante
c. Meio ambiente no século XXI
4. Sociedade em transformação
a. Globalização: aspectos negativos e positivos
b. O homem contemporâneo como sujeito do processo

Metodologia

O plano de aulas será problematizado com os acadêmicos em sala de aula, onde será apresentado, discutido e, se necessário, reorganizado. As aulas serão desenvolvidas no formato de aula expositiva dialogada com uso de dispositivos visuais. Recursos audiovisuais serão inseridos ao longo das aulas para mediar os processos de aprendizagem significativa aos acadêmicos. Adicionalmente e, sempre que disponível para o referido conteúdo, se utilizarão diversas outras estratégias/procedimentos de ensino que permitam ao(s) acadêmico(s) vivenciar a metodologia do trabalho científico e da pesquisa em ação, tais como: estudos de texto, estudos de caso, mapas conceituais, estudos dirigidos, pesquisas em bases de dados, situações-problema, complementadas com vídeos e/ou outros recursos audiovisuais. A proposta é desenvolver junto ao(s) acadêmico(s) a noção do “construir juntos”, reforçando competências e habilidades necessárias ao desenvolvimento de reflexões sociais críticas e inovadoras, contribuindo assim para a comunidade.

Avaliação

A avaliação da aprendizagem do(s) acadêmico(s) terá um caráter contínuo por meio da produção e sistematização dos conteúdos desenvolvidos. Espera-se que o(a) acadêmico(a) demonstre a compreensão dos principais temas, problemas e sistemas sociais. Essa compreensão será avaliada pela capacidade do(a) acadêmico(a) enfrentar com sucesso desafios/dificuldades existentes nas situações-problema desenvolvidas em sala de aula e nas atividades propostas, demonstrando reflexão e pensamento inovador, crítico e independente.

Durante o semestre letivo, a avaliação da aprendizagem discente será efetivada levando-se em conta os seguintes aspectos: participação qualitativa/contributiva nas aulas; clareza e objetividade das exposições orais e escritas, demonstrando a capacidade científica de formular e propor soluções que promovam a relação crítica ciência-cidadania; entrega de atividades nas datas definidas, frequência de no mínimo 75% às aulas.

Adicionalmente, a disciplina possui técnicas e instrumentos de avaliação que serão utilizados em sala de aula para reforçar a avaliação do aprendizado: observação, auto-avaliação, aplicação de provas G1 e G2 (escrita, dissertativa, objetiva). Nesse sentido, a qualidade da argumentação, da percepção e da crítica no exame de dados e situações, a capacidade de articular teoria e prática, bem como a logicidade, a clareza e a coerência, serão elementos ao qual se pode atribuir à distinção acadêmica.

Bibliografia

Básica

BAUMAN, Zygmunt. Modernidade líquida. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2001.
CERTEAU, Michel de. A invenção do cotidiano: 1. artes de fazer. Petrópolis: Vozes, 1994.
CONNOR, Steven. Cultura pós-moderna. Introdução às teorias do contemporâneo.São Paulo: Loyola, 1996.

Complementar

LIPOVETSKY, G. A Felicidade Paradoxal: ensaio sobre a sociedade do hiperconsumo. São Paulo: Companhia das Letras, 2006.
KUMAR, Krishan. Da sociedade pós-industrial à pós-moderna: novas teorias sobre o mundo contemporâneo. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 1997.

Material Digital

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