Turma 7044 - Sociedade e Contemporaneidade - 2018/1

Imprimir

Curso/Eixo: Eixo Básico

Período: 4

Professor(es): Luiz Gustavo Santana

Carga Horária: 68 h

Ano/Semestre: 2018/1

Ementa

Estudo dos fundamentos teóricos e conceituais das Ciências Sociais. Fenômenos sociais, políticos e culturais das sociedades contemporâneas. Estudo da História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena. Educação em Direitos Humanos e Educação Ambiental.

Competências

Compreender as concepções de sociedade em sua multidimensionalidade: humana, técnica e político-social.

Habilidades

Argumentar com coerência a partir do uso de fatos reais;
Ler, interpretar e produzir textos e discursos;
Aplicar o conteúdo trabalhado no exercício das atividades profissionais;
Estabelecer relações entre fatos históricos e acontecimentos contemporâneos;
Refletir sobre a identidade humana em um contexto de crescente transformação social;
Identificar os fatores históricos e culturais que permeiam as questões relativas à diversidade dos grupos sociais;
Refletir sobre a dinâmica da sociedade da informação.

Programa

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UNIDADE I – EPISTEMOLOGIA DAS CIÊNCIAS SOCIAIS: A PRODUÇÃO SOCIAL DO CONHECIMENTO
1.1 O conhecimento como característica da humanidade
1.2 O caminho do mito ao logos
1.3 O inatismo, o dogmatismo, o ceticismo, o pragmatismo e o criticismo
1.4 O racionalismo e a renascença
1.5 O empirismo e as ideias positivistas
1.6 A dialética, a fenomenologia e a hermenêutica
1.7 As ciências humanas e sociais
1.7.1 A ciência como ramo do conhecimento
1.7.2 A razão a serviço do indivíduo e da sociedade
1.7.3 As Ciências Sociais e Sociologia
1.8 A Sociologia e a produção social do conhecimento
1.8.1 A sociedade e os indivíduos
1.8.2 O indivíduo, sua história e a sociedade
1.8.3 A sociabilidade e o processo de socialização
1.8.4 Indivíduo e sociedade

UNIDADE II – ELEMENTOS PARA ENTENDER E DISCUTIR A SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA: MODERNIDADE E PÓS-MODERNIDADE
2.1 A Sociologia da sociedade
2.1.1 Sociedade pré-industrial, industrial e pós-industrial
2.1.2 Modernidade e Pós Modernidade
2.1.3 Pós Modernidade e a Modernidade Líquida

UNIDADE III – A SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA: PERSPECTIVAS E DEBATES
3.1 A Sociedade Atual e a discussão sobre Direitos Humanos: temas da atualidade
3.3.1 O Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos e a formação profissional
3.3.1.1 Natureza, Meio Ambiente e questões ambientais
3.3.1.2 Cidade e vida urbana
3.3.1.3 Interações Sociais e vida cotidiana
3.3.1.4 Famílias e relacionamentos
3.3.1.5 Saúde, Doença e Deficiência
3.3.1.6 Estratificação e classe social
3.3.1.7 Pobreza, Exclusão e Desigualdade
3.3.1.8 Sexualidade e gênero
3.3.1.9 Raça, Etnia e Migração
3.3.1.10 Religião
3.3.1.11 Mídia
3.3.1.12 Organizações e Redes
3.3.1.13 Educação
3.3.1.14 Trabalho e vida econômica
3.3.1.15 Crime
3.3.1.16 Política, Governo e Movimentos Sociais
3.3.1.17 Nações, Guerra e terrorismo

CALENDÁRIO DE ENCONTROS E CONTEÚDOS

1.Aula (30/01) – Início do semestre letivo. Apresentações pessoais. Contextualização da disciplina no cenário institucional. Contextualização da disciplina no projeto de formação dos cursos.

2.Aula (06/02) – Contextualização da disciplina no cenário institucional. Contextualização da disciplina no projeto de formação dos cursos. Sociedade, sociabilidade e socialização: aproximação conceitual.

- 13/02 – Feriado: Carnaval

3.Aula (20/02) – UNIDADE I – Epistemologia das Ciências Sociais: a produção social do conhecimento. Planejamento do Painel “Bauman e a Modernidade Líquida”

4.Aula (27/02) – UNIDADE II – Elementos para entender e discutir a sociedade contemporânea: modernidade e pós-modernidade.

5.Aula (06/03) – UNIDADE II – Elementos para entender e discutir a sociedade contemporânea: modernidade e pós-modernidade.

6.Aula (13/03) – UNIDADE II – Elementos para entender e discutir a sociedade contemporânea: modernidade e pós-modernidade.

7.Aula (17/03) – Data final para responder a Web Atividade 1

8.Aula (20/03) - UNIDADE II – Elementos para entender e discutir a sociedade contemporânea: modernidade e pós-modernidade.

9.Aula (27/03) – Avaliação G1

10.Aula (03/04) – Devolutiva da avaliação. Discussão das questões e resultados. Avaliação do processo de trabalho. Encaminhamentos para a etapa 2. UNIDADE III – A sociedade contemporânea: perspectivas e debates.

11.Aula (10/04) – UNIDADE III – A sociedade contemporânea: perspectivas e debates.

12.Aula (17/04) – UNIDADE III – A sociedade contemporânea: perspectivas e debates.

13.Aula (24/04) – Projeto Palco

- 01/05 – Feriado – Dia do Trabalho

14.Aula (08/05) – UNIDADE III – A sociedade contemporânea: perspectivas e debates.

15.Aula (12/05) – Data final para responder a Web Atividade 2

16.Aula (15/05) – UNIDADE III – A sociedade contemporânea: perspectivas e debates.

17.Aula (22/05) – UNIDADE III – A sociedade contemporânea: perspectivas e debates.

18.Aula (29/05) – UNIDADE III – A sociedade contemporânea: perspectivas e debates.

19.Aula (05/06) – Avaliação A2

20.Aula (12/06) – Devolutiva da avaliação. Discussão das questões e resultados. Avaliação do processo de trabalho. Orientações e Encaminhamentos para o Exame Final.

21.Aula (19/06) – Substituição de Grau


Metodologia

No intuito de contribuir com a aprendizagem dos/as acadêmicos/as e conduzi-los/as ao alcance dos objetivos da aula, em consonância com os objetivos da disciplina e do curso, a disciplina valer-se-á de alguns recursos didáticos e estratégias de ensino, a saber:

1. Plano de Ensino da Disciplina: este documento orientador que apresenta o planejamento completo da proposta de trabalho a ser desenvolvida na disciplina (ementa da disciplina, objetivos gerais e específicos, objetivos do curso, competências e habilidades, programa, cronograma de atividades, processo metodológico, processo de avaliação, bibliografias básicas e complementares, leituras e sites recomendados e textos fundamentais para a disciplina) será apresentado e discutido durante o semestre letivo, na tentativa de manter clara a proposta e finalidade da disciplina;

2. Calendário Acadêmico: sendo este um informe da Instituição de Ensino que congrega a distribuição e disposição das aulas do semestre e das principais atividades acadêmicas previstas para o mesmo, será também norteador para as ações e atividades propostas e seguidas no calendário da disciplina;

3. Encontros Presenciais: a disciplina organiza-se por meio 19 encontros, com 4 horas/aula cada, distribuídos semanalmente, durante o semestre letivo, conforme calendário acadêmico. Aulas serão expositivas e dialogadas, com utilização de quadro branco e recursos como projetor de multimídia;

4. Web Atividade: serão indicadas 2 atividades nesta modalidade, com a função prioritária de complementar o estudo e estimular a produção do/a aluno/a a partir de temáticas e conteúdos transversais ao abordado nos encontros presenciais. As atividades serão analisadas pelo docente e validadas se atendidas às orientações da proposta;

5. Avaliação da Disciplina: momentos destinados à análise da apreensão teórica dos conteúdos trabalhados em sala, pelo aluno/a. Serão 2 avaliações (G1 e G2), além da substituição, conforme normas da Instituição;

6. Leituras: as leituras indicadas deverão ocorrer no período em que se desenvolve a disciplina, conforme orientação do professor. Além dos textos disponíveis na Bibliografia Básica, o aluno terá acesso a leituras complementares, disponibilizadas no Material Didático a fim de aprofundar seus estudos interativamente com o grupo;

7. Debates: este recurso será sempre utilizado nas aulas. As orientações e direcionamentos serão feitos durante os encontros. Será utilizado sempre um material/obra de referência na área;

8. Painel: esta estratégia será utilizada no início do semestre letivo, na composição de G1 e G2 sobre temática central da disciplina. As orientações e planejamento serão feitas durante as aulas da disciplina. Será utilizada material/obra de referência na área;

9. Seminário: durante o período de realização da disciplina os/as alunos/as serão estimulados à organização e apresentação de seminários a partir dos conteúdos discutidos em sala;

10. Análise de textos: Análise de textos (crônicas, reportagens de jornais e revistas, contos, letras de músicas , entre outros ) que deverão ser explorados criticamente;

11. Pesquisa: Serão propostas, conforme a especificidade da disciplina, tarefas que envolvam pesquisas, onde o aluno deverá levantar informações e coletar dados referentes a determinados conteúdos teóricos estudados;

12. Avaliação do processo de trabalho: momento destinado a avaliação e auto avaliação do processo de trabalho da disciplina.

Avaliação

De acordo com resolução Nº 363 de 21 de Julho de 2010, do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CONSEPE):

a. A avaliação da disciplina constitui processo contínuo, sistemático e cumulativo;
b. A avaliação ocorrerá ao longo do semestre, por meio de dois graus (G1 – relativo aos saberes elaborados no primeiro bimestre e G2 – relativo à totalidade de saberes elaborados ao longo do semestre);
c. O grau final do semestre na disciplina resultará da média ponderada entre G1 (com peso 1) e G2 (com peso 2);
d. A composição de G1 e de G2 deverá ser na forma de prova individual e trabalhos, devendo a pontuação dos trabalhos não ultrapassar de 4,0 pontos e a pontuação da prova individual complementar os 10,0 pontos.

Composição de G1
Atividades e exercícios fomentados em sala: valor 1,0
Painel “Bauman e a Modernidade Líquida”– valor 2,0
Avaliação (individual) – valor 7,0

Composição de G2
Atividades e exercícios fomentados em sala: valor 1,0
Projeto Palco: valor 1,0
Seminário “Sociedade em Debate”– valor 2,0
Avaliação (individual) – valor 6,0

Substituição de Grau
Avaliação Escrita – valor 10,0


Bibliografia

Básica

GIDDENS, Anthony. Sociologia. 4. Ed. Porto Alegre: ARTMED, 2007.

HOBSBAWM, Eric. Era dos extremos – O breve século XX 1914-1991. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.

LEMOS, André. Tecnologia e vida social na cultura contemporânea. 6ª ed. Porto Alegre: Sulinas, 2013.

Complementar

ARON, Raymond. As etapas do pensamento sociológico. São Paulo: Martins Fontes, 2000.

BAUMAN, Zygmunt. Modernidade líquida. Rio de Janeiro: Zahar, 2001.

BOBBIO, Norberto. Teoria Geral da Política – A filosofia política e as lições dos clássicos. Rio de Janeiro: Campus, 2000.

HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A, 1999.

LÉVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo: Ed. 34, 2000.

TOURAINE, Alain. Crítica da modernidade. Petrópolis, RJ: Vozes, 1994.

SOUZA, Nali de Jesus de. Introdução à Economia. São Paulo: Atlas, 1997.

TESKE, Ottmar. Sociologia – Textos e contextos. Canoas: Editora Ulbra, 2005.

Material Digital

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão. Coleção educação para todos. Brasília: UNESCO, MEC, ANPEd, 2005. Disponível em http://portal.mec.gov.br. Acessado em 21.01.2014.

Imprimir

Selo da responsabilidade social
CENTRO UNIVERSITÁRIO LUTERANO DE PALMAS
Avenida Teotônio Segurado 1501 Sul Palmas - TO CEP 77.019-900 Caixa Postal nº 85
Fone: (63) 3219 8000

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.