Turma 7049 - Empreendedorismo - 2018/1

Imprimir

Curso/Eixo: Eixo Básico

Período: 6

Professor(es): Valdirene Cássia da Silva

Carga Horária: 68 h

Ano/Semestre: 2018/1

Ementa

História e personagens do empreendedorismo. Conceitos e definições sobre empreendedorismo. Características e comportamentos do empreendedor. Modelo de avaliação de desempenho. Modelo de Negócio. Estratégia de marketing e gestão financeira (precificação, fluxo de caixa e margem de contribuição).

Competências

- Conceber uma oportunidade de negócio a partir da construção e análise de um plano de negócio, através da compreensão das atividades dos negócios;

- Transformar dadas realidades a partir da ação empreendedora configurada nas características, atitudes e comportamentos de transformação criativa.

Habilidades

- Compreender que o mundo complexo dos empreendedores envolve o ser humano indissociável no campo pessoal e no profissional;

- Reconhecer o ser empreendedor dentro de cada pessoa e direcioná-lo para a prática do negócio;

- Visualizar no empreendedorismo uma arte de transformação criativa que pode ser aprendida, praticada e desenvolvida em benefício do ser humano e do planeta.

Programa

1. ORIGEM E EVOLUÇÃO DO EMPREENDEDOR:
a. Conceitos;
b. O futuro do empreendedorismo no Brasil e no mundo;
c. Características, valores e virtudes do empreendedor;
d. Perfil do empreendedor.

2. EMPREENDEDORISMO x DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO:
a. Micro e pequenas empresas;
b. Impacto da atividade empreendedora;
c. Ensino do empreendedorismo;
d. Empreendedorismo social.

3. PLANEJAR O NEGÓCIO – PLANO DE NEGÓCIOS:
a. Conceito do negócio e atribuições de valor;
b. Potencial do Negócio;
c. Estratégia Competitiva:
Análise de Mercado;
Análise e Processo; e
Plano de Marketing.
d. Análise Financeira do Negócio:
Plano e Projeções Financeiras;
Capital de Giro e Fluxo de Caixa;
Viabilidade econômica do Negócio.
e. Pesquisa de Mercado.

4. A ÉTICA E O EMPREENDEDOR:
a. Mitos e realidades sobre o empreendedorismo.
b. Educação dos Direitos Humanos.
c. Relações ético-raciais.

5. RESPONSABILIDADE AMBIENTAL E EMPREENDEDORISMO:
a. Educação e Meio Ambiente;
b. Ações sustentáveis.

Metodologia

No processo de ensino-aprendizagem da disciplina de Empreendedorismo será utilizada a técnica de aula expositiva com abertura ao diálogo com os acadêmicos estimulando a interatividade e feedback, visando relacionar teoria e prática.

Serão formados grupos de estudos de casos no objetivo de envolver os acadêmicos de forma dinâmica e participativa para a discussão buscando a reflexão e atuação crítica sobre determinado tema.

Serão utilizados os recursos institucionais: quadro/pincel, Datashow, revistas e vídeos de acordo com a necessidade do tema exposto. E para o acompanhamento dos alunos, o conteúdo será disponibilizado no portal e na xérox sempre que houve necessidade. O professor também direcionará os acadêmicos a consultarem bibliografias disponibilizadas no acervo da biblioteca física do CEULP/ULBRA, bem como na virtual no autoatendimento.

A busca pela aproximação dos acadêmicos a profissionais atuantes na área do empreendedorismo será uma das estratégias metodológicas a ser utilizadas nesta disciplina. Para tanto, serão convidados empreendedores de atuação no cenário local para relatar experiências e vivências buscando estimular nos acadêmicos o espírito empreendedor.

Os alunos também terão a oportunidade de discutirem sobre a partir da participação em seminários, feiras e palestras projetados por instituições de classe e do sistema S, onde serão solicitados dos acadêmicos relatórios de participação.

Será cobrada dos alunos a construção de um Plano de Negócio em grupo para conhecimento dos passos para avaliação de um determinado negócio, bem como as estratégias e tomadas de decisões necessárias para a viabilização do negócio proposto. Os alunos construirão o plano no decorrer do semestre sob a orientação e acompanhamento do professor. Para melhor aperfeiçoamento do plano, serão utilizados os laboratórios de informática e o software disponibilizado pelo SEBRAE para construção de Planos de Negócio.

Avaliação

O processo de avaliação da disciplina de Empreendedorismo será conduzido de forma contínuo, sistemático e cumulativo, obedecendo a Resolução Nº363, DE 21 DE JULHO DE 2010, do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CONSEPE), seguindo da seguinte forma:

A frequência, participação e atividades em sala de aula com relatórios contribuirão com até 10% da média final do G1 e G2.

Para julgar o desenvolvimento do conhecimento assimilado no G1 será solicitada a construção da primeira etapa do Plano de Negócio (compreendendo a Descrição do Negócio, Análise de Mercado, o Plano de Marketing e o Plano Operacional) podendo ser apresentados em seminários em grupos de trabalho - valor: 5 pontos; resposta da web-atividade - 3 pontos; participação em duas oficinas - 2 pontos.

Para avaliação do G2 será solicitado a construção da segunda etapa do Plano de Negócio (compreendendo a Organização e Gerenciamento, Plano Financeiro e Construção de Cenários) valor: 5 pontos; participação nas atividades de oficina - 2,0 pontos; resposta da web-atividade -
3,0 pontos.

Caso o acadêmico não atinja a média do grau final poderá realizar uma prova de substituição de nota, onde será cobrado o conteúdo de todo o semestre letivo numa única prova com valor de até 100% da média final.

Serão disponibilizadas duas atividades semipresenciais no portal, com nota atribuída, porém se validada a resposta pelo sistema da universidade.

Bibliografia

Básica

BIRLEY, Sue; MUZYKA, Daniel F. Desafios do empreendedor. Sâo Paulo: Makron Books, 2001.

DEGEN, Ronald Jean. O empreendedor: empreender como opção de carreira. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2009.

MENDES, Jerônimo. Manual do empreendedor: como construir um empreendimento de sucesso. São Paulo: Atlas, 2009.

Complementar

AZEVEDO, João Humberto. Como abrir seu próprio negócio. Brasília: SEBRAE/DF, 1996.

DOLABELA, Fernando. O Segredo de Luísa. São Paulo: Cultura Editores Associados, 1999.

DOLABELA, Fernando. Oficina do empreendedor. São Paulo: Cultura Editores Associados, 1999.

FERRACCIÚ, João de Simoni Soderini. Marketing promocional: a evolução da promoção de vendas. 6a. ed. São Paulo. Pearson Prentice Hall, 2007.

ROSA, Cláudio Afrânio. Como elaborar um plano de negócio. Brasília: SEBRAE, 2007.

Material Digital

Imprimir

Selo da responsabilidade social
CENTRO UNIVERSITÁRIO LUTERANO DE PALMAS
Avenida Teotônio Segurado 1501 Sul Palmas - TO CEP 77.019-900 Caixa Postal nº 85
Fone: (63) 3219 8000

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.