Turma 7055 - Fundamentos de Matemática - 2018/1

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Curso/Eixo: Eixo Básico

Período: 1

Professor(es): Patricia Liane Grudzinski da Silva

Carga Horária: 68 h

Ano/Semestre: 2018/1

Ementa

Equações do 1º grau. Equações do 2º grau. Equações irracionais. Sistemas de equações do 1º grau. Sistemas de equações do 2º grau. Sistema de unidades. Cálculo de área e volume. Trigonometria. Intervalos. Relações e Introdução ao estudo de Funções.

Competências

Ao término da disciplina o aluno deverá estar apto a:
- Compreender e interpretar problemas utilizando a linguagem matemática formal.
- Aplicar os conceitos matemáticos apreendidos de forma a resolver situações cotidianas.

Habilidades

Durante a disciplina, o aluno deverá desenvolver as seguintes habilidades:
- Conhecer e empregar estratégias específicas para resolução de problemas que envolvem equações e sistemas de equações.
- Saber operar com cálculo de área e cálculo trigonométrico.
- Entender os tipos de intervalos e saber operar com os mesmos.
- Identificar os tipos de funções e ser capaz de operar com as mesmas; representá-las graficamente, analisá-las e aplicá-las.

Programa

1. Equações do 1º grau
1.1. Forma geral;
1.2. Estudo dos coeficientes;
1.3. Equações incompletas;
1.4. Condição de existência;
1.5. Operações com equações de uma e duas incógnitas.
2. Equações do 2º grau
2.1. Forma geral;
2.2. Condição de existência;
2.3. Estudo dos coeficientes;
2.4. Equações completas e incompletas: resolução;
2.5. Discriminante;
2.6. Condição de existência das raízes;
2.7. Fórmula de Bháskara;
2.8. Soluções.
3. Equações irracionais
3.1 Soluções.
4. Sistemas de equações do 1º grau
4.1. Forma geral;
4.2. Termo independente;
4.3. Sistemas equivalentes;
4.4. Método da adição e substituição;
4.5. Representação gráfica;
4.6. Sistemas possíveis e impossíveis;
4.7. Operações: sistemas com 2 ou 3 incógnitas.
5. Sistemas de equações do 2º grau
5.1. Forma geral;
5.2. Método da adição;
5.3. Método da substituição.
6. Trigonometria
6.1. Triângulo retângulo;
6.2. Triângulo quaisquer;
6.3. Seno, cosseno e tangente na circunferência trigonométrica;
6.4. Relações e equações trigonométricas;
6.5. Transformações trigonométricas;
7. Cálculo de área e volume:
7.1. Quadrado, retângulo, losango, paralelogramo, trapézio, triângulos e círculo.
8. Intervalos;
8.1. Representação gráfica;
8.2. Operações.
9. Relações
9.1. Plano cartesiano;
9.2. Produto cartesiano;
9.3. Representações gráficas.
10. Funções;
10.1. Conceito;
10.2. Domínio, contra domínio e imagem;
10.3. Tipos de funções:
10.3.1. Funções do 1°;
10.3.2. Funções do 2° grau.

Metodologia

• O conteúdo será desenvolvido por meio de aulas expositivas e dialogadas, permitindo a contribuição e a troca de ideias com os alunos, aproveitando assim, os conhecimentos e experiências que trazem consigo.
• Com régua e material concreto, apresentar figuras geométricas planas e espaciais para facilitar a visualização do educando para reconhecimento e diferenciação, também auxiliando nos cálculos de área e volume das figuras planas.
• Disponibilizar através das webs atividades, que serão duas durante o semestre, atividades de fixação dos conteúdos trabalhados em sala de aula.
• Propor exercícios que envolvam a resolução de problemas como ferramenta para despertar no aluno o entendimento da aplicação dos conteúdos na sua área de atuação, bem como aguçar a compreensão e facilitar o processo de ensino aprendizagem deixando este mais prazeroso.
• Explorar a plataforma do Conecta para a realização das webs atividades, disponibilização de materiais, tais como: apostila com conceitos, exercícios e resolução de exercícios extras. 
• Utilizar como recursos didáticos: livros para embasamento teórico, quadro, pincel, régua, apostila elaborada pela professora, materiais concretos, plataforma do Conecta.

Avaliação

*G1:
- Avaliação Bimestral: 7,0
- Teste: 2,0
- Trabalhos: 1,0

*G2:
- Avaliação Bimestral: 7,0
- Teste: 2,0
- Trabalhos: 1,0
A média final é dada pelo seguinte cálculo: (2XG2)+G1/3, a qual deverá ser superior a 6,0 para aprovação na disciplina, caso contrário, o aluno terá o direito de realizar um avaliação de substituição de um dos graus, G1 ou G2.

* SUBSTITUIÇÃO DE GRAU: 10,0

Para a substituição de um dos graus, G1 ou G2, as notas de trabalhos e atividades avaliativas não serão consideradas.
As avaliações serão compostas de conteúdos acumulativos.

Bibliografia

Básica

1. GIOVANNI, José Ruy. Matemática Fundamental: volume único. São Paulo: FTD 1994.
2. IEZZI, Gelson, et al. Fundamentos de Matemática Elementar. 7. ed. São Paulo: Atual, 2000.
3. SILVA, S. M., et al. Matemática básica para cursos superiores. São Paulo: Atlas, 2012.

Complementar

1. BAYER, Arno [coord], et al. Matemática: tópicos básicos. Canoas: Ed. Ulbra, 1999.
2. BUCCHI, Paulo. Matemática: volume único. São Paulo: Moderna, [19--].
3. IEZZI, Gelson; MURAKAMI; Carlos. Fundamentos de Matemática Elementar 3: trigonometria. São Paulo: Atual, 1993.
4. SPIEGEL, Murray Ralph. Manual de fórmulas, métodos e tabelas de matemática. 2.ed. São Paulo: Makron. 2002.

Material Digital

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