Turma 7068 - Cálculo III - 2018/1

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Curso/Eixo: Eixo Básico

Período: 5

Professor(es): Patricia Liane Grudzinski da Silva

Carga Horária: 34 h

Ano/Semestre: 2018/1

Ementa

Ajuste de Curvas. Integrais Impróprias. Funções de várias variáveis: limites, continuidade, derivadas, máximos e mínimos. Integrais duplas e triplas.

Competências

Compreender e resolver problemas utilizando os conceitos de limite, derivada e integral de forma mais ampla, aplicado em funções com várias variáveis, bem como a interpretar geometricamente com gráficos e através de cálculo de máximos e mínimos destas funções.

Habilidades

- Entender a aplicação das integrais impróprias através do cálculo de limites;
-Conhecer e usar, adequadamente, as derivadas, derivadas parciais e integrais para solucionar os exercícios e situações problemas propostos;
- Interpretar situações aplicadas ao seu cotidiano e sugerir estratégias de solução.

Programa

1. Método dos mínimos quadrados:
1.1 Conceito e aplicação para ajustes de curvas;
1.2 Ajuste linear;
1.3 Ajuste quadrático;
1.4 Ajuste exponencial;
1.5 Ajuste logarítmico;
1.6 Ajuste potência;
1.7 Interpolação;
1.8 Aplicações.
2. Integral imprópria:
2.1 Definição e solução;
2.2 Aplicações.
3. Funções de várias variáveis:
3.1 Definição e domínio;
3.2 Curvas de nível;
3.3 Limite e continuidade;
3.4 Derivadas parciais;
3.5 Máximos e mínimos;
3.6 Aplicações das derivadas parciais.
4. Integral dupla:
4.1 Definição e solução;
4.2 Aplicações: cálculo de áreas e volumes.
5. Integral tripla:
5.1 Definição e solução;
5.2 Aplicações.

Metodologia

• O conteúdo será desenvolvido por meio de aulas expositivas com o uso do quadro branco e do pincel para explicação e realização de exemplos em sala de aula, sempre permitindo a contribuição e a troca de ideias com os discentes, aproveitando assim, os conhecimentos e experiências que trazem consigo como propõe a etnomatemática.
• Com o projetor de multimídia apresentar os gráficos das funções de várias variáveis para facilitar a interpretação dos alunos.
• Propor exercícios e problemas contextualizados da área para compreensão e aplicação do conteúdo ministrado, bem como oportunizar o aluno a construir seu próprio conhecimento e raciocínio matemático.
• Utilizar a plataforma do Conecta para a realização das webs atividades, disponibilização de materiais, tais como: listas de exercícios, problemas contextualizados e resolução de exercícios extras. 
• Utilizar como recursos didáticos: livros para embasamento teórico, quadro, pincel, projetor de multimídia, lista de exercícios e problemas contextualizados, plataforma do Conecta.

Avaliação

*G1:
- Avaliação Bimestral: 7,0
- Teste: 2,0
- Trabalho: 1,0

*G2:
- Avaliação Bimestral: 7,0
- Teste: 2,0
- Trabalho: 1,0

A média final é dada pelo seguinte cálculo: (2XG2)+G1/3, a qual deverá ser superior a 6,0 para aprovação na disciplina, caso contrário, o aluno terá o direito de realizar um avaliação de substituição de um dos graus, G1 ou G2.

* SUBSTITUIÇÃO DE GRAU: 10,0

Para a substituição de um dos graus, G1 ou G2, as notas de trabalhos e atividades avaliativas não serão consideradas.
As avaliações serão compostas de conteúdos acumulativos.

Bibliografia

Básica

1. ÁVILA, G. Cálculo. 6.ed. Rio de Janeiro: LTC, 1995.
2. GUIDORIZZI, H. L. Cálculo. 5 ed, Volume 2. Rio de janeiro: LTC, 2002.
3. SIMMONS, G. F. Cálculo com Geometria Analítica. Tradução [de] Seiji Hariki. São Paulo: McGraw-Hill, 1987.

Complementar

1. AYRES, J.  F. Cálculo diferencial e integral. 3. ed. Makron: São Paulo, 1994.
2. GONÇALVES, M. B.; FLEMMING, D. M. Cálculo B. São Paulo: Makron Books, 1999.
3. LEITHOLD, L. O Cálculo com Geometria Analítica. Tradução [de] Cyro de Carvalho Patarra. 3.ed. V.1. São Paulo: Harbra, 1994.
4. STEWART, J. Cálculo. 4 ed, Volume 2. São Paulo: Pioneira Thonson Learning, 2002.

Material Digital

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