Turma 7086 - LIBRAS - 2018/1

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Curso/Eixo: Eixo Básico

Período: 4

Professor(es): Débora Guedes Leandro de Jesus

Carga Horária: 68 h

Ano/Semestre: 2018/1

Ementa

A LIBRAS como língua materna para os sujeitos surdos. O surdo no espaço escolar. Estudos de diferentes áreas que se propõem a ampliar a reflexão sobre a exclusão social dos grupos minoritários e problemas de letramento. Discussões de base antropológica e culturalista, buscando referenciais que permitam conceber os surdos como sujeitos culturais.

Competências

Capacidade de reconhecer e descrever os aspectos gerais da surdez, pressupostos filosóficos, sociais, educacionais e culturais da história dos surdos.
Conceituar os direitos legais da pessoa surda.
Capacidade de Identificar particularidades de uma comunidade minoritária com língua própria.
Capacidade de dominar a gramática da Língua Brasileira de Sinais.
Desenvolver a comunicação básica através da LIBRAS.

Habilidades

Conhecer o desenvolvimento sócio histórico dos surdos e conquistas até a atualidade
Caracterizar causas de surdez, prevenções e níveis da deficiência;
Identificar à importância da língua de sinais na construção do ser surdo, para sua acessibilidade na área cultural, social e educacional;
Estabelecer comunicação básica com pessoas surdas através da Língua Brasileira de Sinais;
Favorecer a inclusão da pessoa surda no contexto socioeducacional;
Identificar diferenças na estrutura gramatical entre Língua Portuguesa e Língua Brasileira de Sinais.

Programa

Aspectos Gerais da Surdez; Contexto Sócio Histórico da educação dos surdos; Aspectos históricos da LIBRAS; Correntes filosóficas educacionais da LIBRAS: Oralismo, Comunicação Total e Bilinguismo; A Língua de Sinais Brasileira; Cultura e Identidade Surda; Aspectos legais, Leis Nº 10.436; Lei Nº 12.319 e Decreto Nº 5.626; Aspectos gramaticais da LIBRAS: Fonologia, Morfologia, Sintaxe, Semântico, Pragmático; Gramáticas: Língua Portuguesa x LIBRAS; Alfabeto datilológico; Números; Saudações; Meses do ano; Dias da semana; Verbos; Adjetivos; Substantivos; Pronomes; Animais; Alimentos; Família; Cores; Lugares; Objetos escolares; Profissões; Sinais do contexto profissional; Classificadores e marcadores de tempo e espaço; Gestos Semelhantes; Tipos de frases em LIBRAS; Diálogos e conversação. Tradução e transcrição de pequenos textos.

Metodologia

As aulas serão ministradas através de exposição do conteúdo, estudo de textos, discussões, seminários, apresentação de pesquisas, análise de filmes, atividades prática em sala de aula estabelecendo diálogos e interpretação de textos na Língua Brasileira de Sinais, participação de surdo para prática de comunicação na LIBRAS e atividades.

Avaliação

Será efetivada através de avaliação G1 no primeiro trimestre com peso 6.0 e mais dois trabalhos com peso 2.0 para cada um. No encerramento aplicar-se-á avaliação prática G2 com peso 7.0 e mais um trabalho com peso 3.0.

Bibliografia

Básica

Básica

BRITO, Lucinda Ferreira. Por uma gramática de Língua de Sinais. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro: UFRJ, Departamento Linguística e Filosofia, 1995.

GOES, M. C. R. Linguagem, surdez e educação. 3 ed.  Campinas: Autores Associados, 2002.

QUADROS, R. M. Educação de surdos: a aquisição da linguagem. Porto Alegre: ARTMED, 1997.

Complementar

FERNANDES, Eulália (org.). Surdez e Bilingüismo. Porto Alegre: Mediação, 2011.

LOPES, Maura Corcini – Surdez & Educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.

SOARES, M. A. L. Educação do surdo no Brasil. Campinas: Autores Associados, 1999.

TESKE, O. Letramento e minorias. 4 ed. Porto Alegre: Mediação, 2010.

UNIVERSIDADE LUTERANA DO BRASIL. Libras. Curitiba: IBPEX, 2011.

Material Digital

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