Turma 7103 - Estudos em Fisiologia Humana - 2018/1

Imprimir

Curso/Eixo: Eixo Básico

Período: 2

Professor(es): Isis Prado Meirelles de Castro, Luís Fernando Castagnino Sesti

Carga Horária: 136 h

Ano/Semestre: 2018/1

Ementa

Estudo integrado do funcionamento dos principais sistemas do corpo humano através da abordagem fisiológica, biofísica, bioquímica e molecular.

Competências

O estudante da disciplina Estudos em Fisiologia Humana deve ser capaz de desenvolver saberes que façam um elo entre as ciências básicas e a área da saúde. Integrando o conhecimento adquirido dos diversos sistemas compostos por células, tecidos e órgãos, para compreender de que forma o organismo humano mantém a homeostasia.

Habilidades

Adquirir o conhecimento de processos bioquímicos e biofísicos celulares, nos diferentes sistemas, para entender como esses processos são responsáveis pela origem, desenvolvimento e progressão da vida. O saber pesquisar deverá ser desenvolvido junto com esse conhecimento, de forma que o graduando possa aplicá-lo na prática diária na área da saúde.

Programa

1.Conceitos importantes de química: -Ligação química, forças de atração inter e intra moleculares; polaridade e propriedades fisico-químicas da água e compostos orgânicos, hidro e lipossolubilidade; 2. pH e sistema tampão: - conceitos de ácidos e bases, importância, escala de pH, pK, - tampões biológicos: sistema tampão carbonato-bicarbonato; 3. Aminoácidos: -Conceito, classificação, função biológica, propriedades físico-químicas; 4. Proteínas e peptídeos: -Conceito, ligação peptídica, classificação, função biológica, estruturas; 5. Enzimas: -Generalidades e propriedades; 6. Carboidratos: -Carboidratos simples e de reserva: estrutura, função, classificação; 7.Lipídeos: -Estrutura, função, classificação, propriedades; 8. Metabolismo de Carboidratos: glicólise; ciclo de Krebs e cadeia transportadora de elétrons/fosforilação oxidativa; 9. Metabolismo dos Lipídeos; Oxidação de ácidos graxos (Beta-oxidação) 10.Metabolismo de proteínas: aspectos gerais.
FISIOLOGIA 11. Introdução à fisiologia 12. Fisiologia celular; 13. O ser vivo e o meio interno; sistemas controlados; 14. Transporte de substancias através das membranas excitáveis; 15. Compartimentos e líquidos corporais, difusão, osmose e tônus celular; 16. Fisiologia do sistema sanguíneo; 17. Fisiologia do sistema muscular; 18. Fisiologia do sistema cardiovascular; 19. Fisiologia do sistema respiratório; 20. Fisiologia do sistema nervoso; 21. Fisiologia do sistema digestório; 22. Fisiologia do sistema renal; 23. Fisiologia do sistema endócrino;

Metodologia

A metodologia de trabalho será baseada em aulas expositivas com a utilização de técnicas de psicodrama, associadas às aulas práticas e atividades de fixação de conteúdo. Leitura e estudo de textos, de maneira individual e/ou em grupo, para um amplo aproveitamento dos temas propostos. Essa metodologia visa a uma maior interação dos alunos com o conteúdo a ser desenvolvido durante a aula, levando-os a aumentar suas habilidades de leitura e interpretação, com consequente argumentação. Sempre que um determinado assunto for abordado dentro de sala, o professor fará algumas perguntas, oralmente ou por escrito, que servirão como incentivo para a melhor compreensão, podendo ou não valer nota. Fica sob responsabilidade dos discentes a busca por materiais complementares, teóricos e práticos, a fim de ampliar seus conhecimentos e instigar a capacidade de argumentação e memorização. Em dois momentos do semestre, com datas já pré-estabelecidas no calendário acadêmico, os discentes farão as chamadas Web Atividades, acerca de assuntos inerentes à disciplina, ou como extensão desses assuntos para a pesquisa bibliográfica, valendo apenas presença. Essa tarefa poderá ou não ser validada pelo docente responsável, levando em consideração as respostas dadas. Como a disciplina é de 8 créditos, cada atividade realizada constará de 4 assinaturas no diário. Materiais utilizados: recursos áudio-visuais (projetor de multimídia e TV); utilização do quadro branco.

Avaliação

Para registro acadêmico os discentes obterão pontuações por atividades presenciais através de dois graus G1 e G2.
> G1 (Conteúdo ministrado no primeiro bimestre) Prova teórica (PT1) no valor de 3,0 (Prof Luis) Prova teórica (PT2) no valor de 3,0 (Profa. Isis) Atividades (Mini-Teste e Exercícios em sala) no valor de 2,0 (Prof. Luís) Atividades (Mini-Teste e Exercícios em sala) no valor de 2,0 (Profa. Isis) G1=PT1+PT2+A1+A2

> G2 (Conteúdo ministrado nos dois bimestres - acumulativo) Prova teórica (PT1) no valor de 3,0 (Prof. Luís) Prova teórica (PT2) no valor de 3,0 (Profa. Isis) Atividades (Mini-Teste e Exercícios em sala) no valor de 2,0 (Prof. Luís) Atividades (Mini-Teste e Exercícios em sala) no valor de 2,0 (Profa. Isis) G2=PT1+PT2+A1+A2

Caso o discente perca alguma das avaliações ou não obtenha a média maior ou igual a 6,0 poderá realizar uma prova (teórica) no valor de 10,0 pontos para substituir o grau em questão contemplando todo o conteúdo ministrado ao longo do semestre. A freqüência superior a 75% nas aulas será um pré-requisito para a aprovação do discente. Obs 2: Datas de provas definidas conforme calendário acadêmico 2016.

Bibliografia

Básica

Champe, P.C. Bioquímica Ilustrada. Porto Alegre: Artmed, 2007.
Constanzo, L.S. Fisiologia. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1999.
Ganong, Willian F. Fisiologia Médica. 17.ed. Rio de Janeiro: Prentice Hall, 1998.
Guyton, A.C. Tratado de Fisiologia Médica. 10.ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2002
Marzzoco, Anita. Bioquímica Básica. 2.ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1999.
Mourão Júnior, C.A.; Abramov, D.M. Fisiologia essencial. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2011.

Complementar

Aires, M.M. Fisiologia. 2.ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1999.
Dose, Klaus. Bioquímica. São Paulo: EPU, 1982.
Guyton, A.C., Fisiologia Humana e Mecanismos das Doenças. 6.ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1998.
Mcelroy, W.D.. Fisiologia e bioquímica da célula. São Paulo: E. Blücher. 1988.
Stryer, Lubert. Bioquímica. 4.ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1996.
Voet, D; Voet, J.G.; Pratt, C.W. Fundamentos de Bioquímica. Porto Alegre: Artmed, 2002.

Material Digital

Canais de Youtube com conteúdo de apoio:
- CrashCourse (Anatomy & Physiology) - Apresentações animadas na língua inglesa com legenda em português (link: https://www.youtube.com/playlist?list=PL8dPuuaLjXtOAKed_MxxWBNaPno5h3Zs8)
- Medicina Resumida - Diversos vídeos com conteúdo complementar sobre fisiologia (link: https://www.youtube.com/user/medicinaresumida/playlists)
- Anatomia Fácil com Rogério Gozzi (link: https://www.youtube.com/user/rogeriogpedro/featured)
- Khan Academy em Português (link: https://www.youtube.com/playlist?list=PLE4D8FA03F661A5D0)

Imprimir

Selo da responsabilidade social
CENTRO UNIVERSITÁRIO LUTERANO DE PALMAS
Avenida Teotônio Segurado 1501 Sul Palmas - TO CEP 77.019-900 Caixa Postal nº 85
Fone: (63) 3219 8000

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.