Turma 7016 - Instrumentalização Científica - 2019/1

Imprimir

Curso/Eixo: Eixo Básico

Período: 3

Professor(es): Pierre Soares Brandão

Carga Horária: 68 h

Ano/Semestre: 2019/1

Ementa

Estrutura básica do conhecimento humano. Estudo de metodologia para compreensão de pesquisa científica. Etapas de projeto de pesquisa.

Competências

Refletir sobre a pesquisa científica e as possibilidades da construção de novos saberes identificando as fontes de pesquisa e ponderando sobre sua confiabilidade e formas de utilização apropriadas dessas fontes;

Produzir trabalhos científicos, utilizando os conhecimentos e saberes aprendidos na disciplina, relacionando-se de forma ética com os grupos, respeitando as diferenças individuais e as necessidades coletivas.

Habilidades

Desenvolver o senso crítico a cerca dos novos conhecimentos e da relação com os conhecimentos pré-existentes, com precisão e objetividade, articulando-os e possibilitando a construção de outros saberes a partir desta articulação;

Compreender e aplicar os diversos métodos e técnicas da pesquisa científica;

Identificar as fontes de pesquisa e utilizá-las, conforme o trabalho a ser desenvolvido;

Compreender e utilizar técnicas de estudo e organização dos conceitos para a facilitação da construção de novos conhecimentos e para a comunicação eficiente dos mesmos;

Elaborar trabalhos científicos conforme os métodos e técnicas da pesquisa científica.

Programa

UNIDADE 1: ESTRUTURA BÁSICA DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO
- Apresentação da disciplina.
- A Pesquisa Científica na Sociedade Contemporânea
- Estratégias e Meios de Aquisição de Conhecimento Científico: Busca e Seleção de Materiais Teóricos Científicos em Bases de Dados Científicos (BDC) e sistemas de Busca; Classificação Qualis, Fator de Impacto de revista científica e Pesquisa dos autores na Plataforma Lattes.
- Pratica de busca de Normas para construção de trabalhos científicos;
- Comunicação Científica Escrita e Normas Técnicas: Referências
- Comunicação Científica Escrita e Normas Técnicas: Citações
- Estratégias de Leitura de Artigos Científicos e Google Tradutor (GT) como recurso para leitura de artigos em língua estrangeira; Google Drive/Disco (GD) como ferramenta de compartilhamento de materiais e de colaboração em produções através de construção coletiva online.
- Comunicação Científica Oral: Orientações para Apresentação Oral de trabalhos científicos e Confecção de Material Audiovisual de Apoio a Apresentação de Trabalhos Científicos.

UNIDADE 2: INSTRUMENTOS CIENTÍFICOS
- Fichamentos, Resumos e Relatórios Técnico-Científicos
- Projeto de Pesquisa: Visão geral. Etapas iniciais: Definição de Tema, Formulação do Problema de Pesquisa, Objetivos e Referencial Teórico.
- Apresentação do seminário sobre Metodologia em Projeto de Pesquisa: Tipificação do Estudo
- Metodologia em Projeto de Pesquisa: Detalhamento dos Procedimentos
- Metodologia em Projeto de Pesquisa: Aspectos Éticos.
- Projeto de Pesquisa: Etapas finais: Metodologia, Cronograma, Orçamento, Referências, Apêndices e Anexos.

OBS: A ordem de apresentação dos conteúdos exposta aqui não reflete a sequência dos mesmos ao longo do semestre.

Metodologia

A metodologia das aulas irá variar desde aula expositiva e dialogada com a participação dos acadêmicos (aproximadamente 45% do total de aulas do semestre), até aulas práticas na construção de novos conhecimentos através da utilização dos instrumentos científicos e da resolução de problemas em diferentes técnicas metodológicas, tais como dinâmicas de grupo, apresentações de seminário e estudos dirigidos que possibilitem a vivência e experiência aos acadêmicos (em aproximadamente 55% do total de aulas do semestre).

Será solicitada a construção de trabalhos (individuais e/ou em grupos) com finalidade conjunta de vivência prática e de avaliação na disciplina. O tema a ser trabalhado será determinado pelo professor nas primeiras semanas de aula.

As Web Atividades da disciplina de instrumentalização são onlines, através do sistema Conecta, que randomiza questões de um grande banco de dados. A validação ou não da atividade é realizada pelo próprio sistema com base no percentual de acerto das questões. OBSERVAÇÃO: FAÇA AS WEB ATIVIDADES PARA NÃO TER PROBLEMAS COM A FREQUÊNCIA.

Avaliação

A composição da nota de G1 se dará através da soma dos itens abaixo especificados:
-- Prova escrita valendo até 6,0 pontos.
-- Seminários/Trabalhos (produções textual e apresentações orais com utilização de recursos audiovisuais) que somados valerão até 4,0 pontos.

A composição da nota de G2 se dará através da soma dos itens abaixo especificados:
-- Projeto de Pesquisa valendo até 6,0 pontos.
-- Apresentação oral do Projeto de Pesquisa, slides em PowerPoint, planejamento do conteúdo da apresentação, etc; valendo até 4,0 pontos.

1 OBSERVAÇÕES SOBRE PROCESSO DE PROVA:
1.1 Todas as provas são de caráter cumulativo, sendo cobrado todo o conteúdo trabalhado, inclusive as leituras complementares extraclasse, até a data da mesma.
1.2 Durante a aplicação das provas não será permitido à utilização de nenhum aparelho eletrônico, de nenhuma natureza, especialmente aparelhos celulares, os quais deverão estar desligados durante a prova.
1.2.1 Caso o mesmo toque durante a prova, por ter causado transtorno, será descontado o valor de 1,0 ponto do aluno, que será solicitado a desliga-lo imediatamente.
1.2.2 Caso o mesmo atenda a ligação ou abra mensagem de texto para leitura, a prova será imediatamente retirada e atribuída à nota zero (0,0) a mesma. Caso o aluno se recuse a entregar a prova, será anotada observação na lista de frequência.
1.3 Por ser a prova um documento, esta deverá ser respondida obrigatoriamente a caneta esferográfica azul ou preta. Questões a lápis não serão corrigidas e perdem automaticamente o direito de revisão.
1.4 Não será permitido o uso de líquidos corretivos, devendo o acadêmico fazer apenas um risco sobre a palavra ou trecho que queira anular.
1.5 Nas questões objetivas, não serão aceitas rasuras, devendo ser atribuído nota zero (0,0) caso ocorra.
1.6 Os três (3) últimos acadêmicos a terminar a prova devem permanecer na sala até que o último entregue a sua ao professor, o qual irá liberá-los.
1.7 O tempo mínimo de permanência na sala é de 30 minutos e após a saída do primeiro aluno, nenhum outro que chegue atrasado poderá fazer a prova, devendo se enquadrar nas normas da instituição para realiza-la na substituição. Caso isto ocorra na substituição, o aluno perde o direito de realizar a prova, não cabendo substitui-la em nenhuma outra ocasião.

2 OBSERVAÇÕES SOBRE AS AULAS PRÁTICAS:
2.1 Cabe aos acadêmicos conduzir suas atividades com autonomia, responsabilidade, pro atividade e ética, sendo eles próprios responsáveis pelo controle do tempo de apresentação, da qualidade das produções, do envolvimento e interação dos membros do grupo, etc.
2.2 Estas aulas tem caráter educativo e avaliativo, pois além da aquisição de conhecimentos, competências e habilidades, servem para avaliar o desempenho dos acadêmicos.
2.3 Sabendo que as aulas práticas são simulações e reproduções de atividades profissionais, será exigido comportamento ético condizente.

3 OBSERVAÇÕES SOBRE OS SEMINÁRIOS E APRESENTAÇÕES ORAIS:
3.1 As notas dos seminários serão condicionadas, obrigatoriamente, a postagem no Conecta dos materiais solicitados pelo professor.
3.2 Conforme informado anteriormente, não serão recebidos trabalhos fora dos prazos estabelecidos para a entrega.
3.2.1 Lembrando-se de que é uma obrigação de todos os componentes do grupo ter uma cópia do trabalho.
3.2.2 Os problemas quanto aos prazos para entrega dos trabalhos devem ser avisados com antecedência para que o professor avalie a situação.
3.2.3 As eventualidades podem ser comunicadas na aula IMEDIATAMENTE APÓS o acontecido, mas tais casos e circunstâncias serão avaliados podendo ou não ser aceitas.
3.3 Os casos de plágio parcial (trecho copiado de outra produção) e plágio total (trabalho copiado de outro autor), quando identificados, serão imediatamente desqualificados e será atribuída nota zero (0,0) para O TRABALHO, consequentemente, para todos os seus autores.

Bibliografia

Básica

CHINAZZO, C. L.; MATTOS, P. N.; WEBER, O. J. Instrumentalização científica. Porto Alegre: Imprensa Livre, 2009.
MAGALHÃES, G. Introdução à metodologia científica: caminhos da ciência e tecnologia. São Paulo: Ática, 2005. E-book. Disponível em: <https://bv4.digitalpages.com.br/?term=%2520Introdu%25C3%25A7%25C3%25A3o%2520%25C3%25A0%2520metodologia%2520do%2520trabalho%2520cient%25C3%25ADfico&searchpage=1&filtro=todos&from=busca&page=3&section=0#/edicao/2257>. Acesso em: 16 jan. 2019.
MASCARENHAS, S. A. Metodologia científica. São Paulo: Pearson, 2012. E-book. Disponível em: <https://bv4.digitalpages.com.br/?term=metodologia%2520cientifica&searchpage=1&filtro=todos&from=busca&page=5&section=0#/edicao/3063>. Acesso em: 16 jan. 2019.

Complementar

COSTA, M. A. F. da.; COSTA, M. F. B. da. Projeto de pesquisa: entenda e faça. 6. ed. Petrópolis: Vozes, 2015. E-book. Disponível em: <https://bv4.digitalpages.com.br/?term=projeto%2520de%2520pesquisa&searchpage=1&filtro=todos&from=busca&page=1&section=0#/edicao/149412>. Acesso em: 16 jan. 2019.
FIGUEIREDO, N. M. A. de. (org.). Método e metodologia na pesquisa científica. 3. ed. São Caetano do Sul: Yendis, 2008. E-book. Disponível em: <https://bv4.digitalpages.com.br/?term=M%25C3%25A9todos%2520e%2520t%25C3%25A9cnicas%2520de%2520pesquisa%2520social&searchpage=1&filtro=todos&from=busca&page=1&section=0#/edicao/159486>. Acesso em: 16 jan. 2018.
LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. de. A. Metodologia científica. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2000.
PEROVANO, D. G. Manual de metodologia da pesquisa científica. Curitiba: InterSaberes, 2016. E-book. Disponível em: <https://bv4.digitalpages.com.br/?term=projeto%2520de%2520pesquisa&searchpage=1&filtro=todos&from=busca&page=5&section=0#/edicao/37394>. Acesso em: 16 jan. 2019.
SOMEKH, B.; LEWIN, C. (orgs). Teoria e métodos de pesquisa social. Petrópolis: Vozes, 2015. E-book. Disponível em: <https://bv4.digitalpages.com.br/?term=M%25C3%25A9todos%2520e%2520t%25C3%25A9cnicas%2520de%2520pesquisa%2520social&searchpage=1&filtro=todos&from=busca&page=1&section=0#/edicao/123438>. Acesso em: 16 jan. 2019.

Material Digital

BRASIL. Ministérios da Saúde. Conselho Nacional de Saúde. Resolução nº 466, de 12 de dezembro de 2012. Aprovar diretrizes e normas regulamentadoras de pesquisas envolvendo seres humanos. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 13 jun. 2013. Seção 1, p. 59-62. Disponível em: <http://conselho.saude.gov.br/resolucoes/2012/Reso466.pdf>. Acesso em: 24 fev. 2014.

ALMEIDA, Carlos Cristiano Oliveira de Faria.  Metodologia cientí?ca e inovação tecnológica: desa?os e  possibilidades. Brasília, DF: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília, 2012. 72 p. il. 30 cm. Disponível em: <http://www.ifb.edu.br/attachments/6243_metodologia%20cient%C3%ADfica%20e%20inova%C3%A7%C3%A3o%20tecnol%C3%B3gica%20final.pdf>. Acesso em: 24 fev. 2014.

Laboratório de Apoio à Instrumentalização Científica (LAIC). Disponível em: <http://ulbra-to.br/laic/>.

MAGALHÃES, G. Introdução à metodologia científica. E-book. Disponível em:
<https://bv4.digitalpages.com.br/?term=%2520Introdu%25C3%25A7%25C3%25A3o%2520%25C3%25A0%2520metodologia%2520do%2520trabalho%2520cient%25C3%25ADfico&searchpage=1&filtro=todos&from=busca&page=3&section=0#/edicao/2257>.

MASCARENHAS, S. A. Metodologia científica. E-book. Disponível em:
<https://bv4.digitalpages.com.br/?term=metodologia%2520cientifica&searchpage=1&filtro=todos&from=busca&page=5&section=0#/edicao/3063>.

COSTA, M. A. F. da.; COSTA, M. F. B. da. Projeto de pesquisa. E-book. Disponível em:
<https://bv4.digitalpages.com.br/?term=projeto%2520de%2520pesquisa&searchpage=1&filtro=todos&from=busca&page=1&section=0#/edicao/149412>.

FIGUEIREDO, N. M. A. de. (org.). Método e metodologia na pesquisa científica. E-book. Disponível em:
<https://bv4.digitalpages.com.br/?term=M%25C3%25A9todos%2520e%2520t%25C3%25A9cnicas%2520de%2520pesquisa%2520social&searchpage=1&filtro=todos&from=busca&page=1&section=0#/edicao/159486>.

PEROVANO, D. G. Manual de metodologia da pesquisa científica. E-book. Disponível em:
<https://bv4.digitalpages.com.br/?term=projeto%2520de%2520pesquisa&searchpage=1&filtro=todos&from=busca&page=5&section=0#/edicao/37394>.

SOMEKH, B.; LEWIN, C. (orgs). Teoria e métodos de pesquisa social. E-book. Disponível em:
<https://bv4.digitalpages.com.br/?term=M%25C3%25A9todos%2520e%2520t%25C3%25A9cnicas%2520de%2520pesquisa%2520social&searchpage=1&filtro=todos&from=busca&page=1&section=0#/edicao/123438>.

Imprimir

Selo da responsabilidade social
CENTRO UNIVERSITÁRIO LUTERANO DE PALMAS
Avenida Teotônio Segurado 1501 Sul Palmas - TO CEP 77.019-900 Caixa Postal nº 85
Fone: (63) 3219 8000

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.