Turma 7030 - Sociedade e Contemporaneidade - 2019/1

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Curso/Eixo: Eixo Básico

Período: 4

Professor(es): Luiz Gustavo Santana

Carga Horária: 68 h

Ano/Semestre: 2019/1

Ementa

Estudo dos fundamentos teóricos e conceituais das Ciências Sociais. Fenômenos sociais, políticos e culturais das sociedades contemporâneas. Estudo da História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena. Educação em Direitos Humanos e Educação Ambiental.

Competências

Compreender as concepções de sociedade em sua multidimensionalidade: humana, técnica e político-social.

Habilidades

Argumentar com coerência a partir do uso de fatos reais;
Ler, interpretar e produzir textos e discursos;
Aplicar o conteúdo trabalhado no exercício das atividades profissionais;
Estabelecer relações entre fatos históricos e acontecimentos contemporâneos;
Refletir sobre a identidade humana em um contexto de crescente transformação social;
Identificar os fatores históricos e culturais que permeiam as questões relativas à diversidade dos grupos sociais;
Refletir sobre a dinâmica da sociedade da informação.

Programa

UNIDADE I – EPISTEMOLOGIA DAS CIÊNCIAS SOCIAIS: A PRODUÇÃO SOCIAL DO CONHECIMENTO
1.1 O conhecimento como característica da humanidade
1.2 O caminho do mito ao logos
1.3 O inatismo, o dogmatismo, o ceticismo, o pragmatismo e o criticismo
1.4 O racionalismo e a renascença
1.5 O empirismo e as ideias positivistas
1.6 A dialética, a fenomenologia e a hermenêutica
1.7 As ciências humanas e sociais
1.7.1 A ciência como ramo do conhecimento
1.7.2 A razão a serviço do indivíduo e da sociedade
1.7.3 As Ciências Sociais e Sociologia
1.8 A Sociologia e a produção social do conhecimento
1.8.1 A sociedade e os indivíduos
1.8.2 O indivíduo, sua história e a sociedade
1.8.3 A sociabilidade e o processo de socialização
1.8.4 Indivíduo e sociedade

UNIDADE II – ELEMENTOS PARA ENTENDER E DISCUTIR A SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA: MODERNIDADE E PÓS-MODERNIDADE
2.1 A Sociologia da sociedade
2.1.1 Sociedade pré-industrial, industrial e pós-industrial
2.1.2 Modernidade e Pós Modernidade
2.1.3 Pós Modernidade e a Modernidade Líquida

UNIDADE III – A SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA: PERSPECTIVAS E DEBATES
3.1 A Sociedade Atual e a discussão sobre Direitos Humanos: temas da atualidade
3.3.1 O Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos e a formação profissional
3.3.1.1 Natureza, Meio Ambiente e questões ambientais
3.3.1.2 Cidade e vida urbana
3.3.1.3 Interações Sociais e vida cotidiana
3.3.1.4 Famílias e relacionamentos
3.3.1.5 Saúde, Doença e Deficiência
3.3.1.6 Estratificação e classe social
3.3.1.7 Pobreza, Exclusão e Desigualdade
3.3.1.8 Sexualidade e gênero
3.3.1.9 Raça, Etnia e Migração
3.3.1.10 Religião
3.3.1.11 Mídia
3.3.1.12 Organizações e Redes
3.3.1.13 Educação
3.3.1.14 Trabalho e vida econômica
3.3.1.15 Crime
3.3.1.16 Política, Governo e Movimentos Sociais
3.3.1.17 Nações, Guerra e terrorismo

Metodologia

Em consonância com os objetivos da disciplina e do curso, a fim de contribuir com a aprendizagem dos acadêmicos e conduzi-los ao alcance dos objetivos da aula, a disciplina valer-se-á de alguns recursos didáticos e estratégias de ensino, a saber:

1. Plano de Ensino da Disciplina: Todas as diretrizes da disciplina estão delineadas neste documento, que contempla a ementa da disciplina, os objetivos gerais e específicos, os objetivos do curso, as competências e as habilidades, o programa, o processo metodológico, o processo de avaliação, as bibliografias básicas e complementares, as leituras e sites recomendados e textos fundamentais para a disciplina. O referido documento será discutido e contextualizado nas aulas iniciais da disciplina;

2. Calendário Acadêmico: Documento criado pela Direção Acadêmica da IES e disponibilizado em formato digital para os acadêmicos apresenta a organização das atividades do semestre por datas. O referido documento será referência para a organização temporal das atividades da disciplina;

3. Encontros Presenciais: Conforme o Calendário Acadêmico da IES, a disciplina organiza-se em 19 encontros, com 4 horas/aula cada, distribuídos semanalmente, durante o semestre letivo. Aulas serão expositivas e dialogadas, com utilização de quadro e recursos audiovisuais;

4. Web Atividade: Conforme o Calendário Acadêmico da IES, está previsto na disciplina o desenvolvimento de 2 Web atividades, com 5h30/aula cada uma. As atividades possuem a função prioritária de complementar o estudo e estimular a produção do aluno a partir de temáticas e conteúdos transversais ao abordado nos encontros presenciais;

5. Avaliação da Disciplina: Momentos destinados à análise da apreensão dos conteúdos trabalhados em sala, pelo aluno/a. Serão 2 avaliações (G1 e G2), além da substituição, conforme normas da IES;

6. Leituras: As leituras indicadas deverão ocorrer no período em que se desenvolve a disciplina, conforme orientação do professor. Além dos textos disponíveis na Bibliografia Básica, o aluno terá acesso a leituras complementares, disponibilizadas no Material Didático a fim de aprofundar seus estudos interativamente com o grupo;

7. Debates: Este recurso será sempre utilizado nas aulas. As orientações e direcionamentos serão feitos durante os encontros. Será utilizado sempre um material/obra de referência na área;

8. Painel: Esta estratégia será utilizada durante o semestre letivo, na composição de média de G1 e G2 sobre temática central da disciplina. As orientações e planejamento serão feitas durante as aulas da disciplina. Será utilizada material/obra de referência na área;

9. Seminário: Durante o período de realização da disciplina os alunos serão estimulados à organização e apresentação de seminários a partir dos conteúdos discutidos em sala;

10. Análise de textos: Análise de textos (crônicas, reportagens de jornais e revistas, contos, letras de músicas, entre outros) que deverão ser explorados criticamente;

11. Avaliação do processo de trabalho: momento destinado a avaliação e auto avaliação do processo de trabalho da disciplina.

Avaliação

De acordo com resolução Nº 363 de 21 de Julho de 2010, do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CONSEPE):

a. A avaliação da disciplina constitui processo contínuo, sistemático e cumulativo;
b. A avaliação ocorrerá ao longo do semestre, por meio de dois graus (G1 – relativo aos saberes elaborados no primeiro bimestre e G2 – relativo à totalidade de saberes elaborados ao longo do semestre);
c. O grau final do semestre na disciplina resultará da média ponderada entre G1 (com peso 1) e G2 (com peso 2);
d. A composição de G1 e de G2 deverá ser na forma de prova individual e trabalhos, devendo a pontuação dos trabalhos não ultrapassar de 4,0 pontos e a pontuação da prova individual complementar os 10,0 pontos.

Composição de G1
Atividades e exercícios fomentados em sala - valor 2,0
Painel “Bauman e a Modernidade Líquida”– valor 2,0
Avaliação (individual) – valor 6,0

Composição de G2
Atividades e exercícios fomentados em sala - valor 1,5
Seminário - “Direitos Humanos: discutindo a sociabilidade atual”– valor 2,5
Avaliação (individual) – valor 6,0

Substituição de Grau
Avaliação Escrita – valor 10,0

Bibliografia

Básica

MARKON, K. J. Sociologia contemporânea. São Paulo: Pearson, 2015. E-book. Disponível em: https://bv4.digitalpages.com.br/?term=Sociologia&searchpage=1&filtro=todos&from=busca&page=3&section=0#/edicao/22118. Acesso em: 15 jan. 2019.
MORAES, L. E. História contemporânea: da revolução francesa à primeira guerra mundial. São Paulo: Contexto, 2017. E-book. Disponível em: https://bv4.digitalpages.com.br/?term=%2509Hist%25C3%25B3ria%2520moderna%2520e%2520contempor%25C3%25A2nea&searchpage=1&filtro=todos&from=busca&page=5&section=0#/edicao/115591. Acesso em: 15 jan. 2018.
SELKE, R.; BELLOS, N. História social e econômica moderna. Curitiba: Intersaberes, 2017. E-book. Disponível em: https://bv4.digitalpages.com.br/?term=%2509Hist%25C3%25B3ria%2520moderna%2520e%2520contempor%25C3%25A2nea&searchpage=1&filtro=todos&from=busca&page=5&section=0#/edicao/81783. Acesso em 15 jan. 2019.

Complementar

ARON, Raymond. As etapas do pensamento sociológico. São Paulo: Martins Fontes, 2000.

BAUMAN, Zygmunt. Modernidade líquida. Rio de Janeiro: Zahar, 2001.

BOBBIO, Norberto. Teoria Geral da Política – A filosofia política e as lições dos clássicos. Rio de Janeiro: Campus, 2000.

HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A, 1999.

LÉVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo: Ed. 34, 2000.

TOURAINE, Alain. Crítica da modernidade. Petrópolis, RJ: Vozes, 1994.

SOUZA, Nali de Jesus de. Introdução à Economia. São Paulo: Atlas, 1997.

TESKE, Ottmar. Sociologia – Textos e contextos. Canoas: Editora Ulbra, 2005.

Material Digital

ALMEIDA, A. C. S. Filosofia política. Curitiba: Intersaberes, 2015. E-book. Disponível em: https://bv4.digitalpages.com.br/?term=Pol%25C3%25ADtica&searchpage=1&filtro=todos&from=busca&page=5&section=0#/edicao/31416. Acesso em: 15 jan. fev.
FERRÉOL, G.; NORECK, Jean-Pierre. Introdução à sociologia. Tradução de Ana Montóia. São Paulo: Ática, 2007. E-book. Disponível em: https://bv4.digitalpages.com.br/?term=sociologia&searchpage=1&filtro=todos&from=busca&page=5&section=0#/edicao/2115. Acesso em: 15 jan. 2019.
FORBES, J.; REALE JÚNIOR, M.; FERRAZ JÚNIOR, T. S. (orgs). A invenção do futuro: um debate sobre a pós-modernidade e a hipermodernidade. Barueri: Manole, 2005. E-book. Disponível em: https://bv4.digitalpages.com.br/?term=civiliza%25C3%25A7%25C3%25A3o%2520moderna&searchpage=1&filtro=todos&from=busca&page=5&section=0#/edicao/1657. Acesso em: 15 jan. 2019.
MARTINO, L. M. S. Teoria das mídias digitais: linguagens, ambientes, redes. Petrópolis: Vozes, 2014. E-book. Disponível em: https://bv4.digitalpages.com.br/?term=Cibercultura&searchpage=1&filtro=todos&from=busca&page=3&section=0#/edicao/123434. Acesso em: 15 jan. 2019.
SALAINE, C. J.; SANTOS, M. M. dos; ROMERO, F. L.; MAGALHÃES, N. M. E.; REIS, N. I. dos; CARVALHO, A. P. C. de; LÓPEZ, L. C.; ETCHEVERRY, D. A. B.; SCHNEIDER, T. R. S. Globalização, cultura e identidade. Curitiba: Intersaberes, 2012. (Série Temas Sociais Contemporâneos). E-book. Disponível em: https://bv4.digitalpages.com.br/?term=A%2520identidade%2520cultural&searchpage=1&filtro=todos&from=busca&page=5&section=0#/edicao/3242. Acesso em: 15 ja. 2019.

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