Turma 7052 - Comunicação e Expressão - 2020/1

Imprimir

Curso/Eixo: Eixo Básico

Período: 2

Professor(es): Valdirene Cássia da Silva

Carga Horária: 68 h

Ano/Semestre: 2020/1

Ementa

Linguagem, língua e fala. Funções da linguagem. Oralidade, escrita e variação linguística. Leitura e estratégias de leitura. Escrita e estratégias de escrita. Paragrafação. Coesão e coerência textuais. Paráfrase e retextualização. Argumentação e persuasão. Particularidades léxicas e gramaticais.

Competências

Esta disciplina contribui para o desenvolvimento das seguintes competências:

1. usar a língua em suas manifestações orais e escritas,
em suas dimensões receptivas e produtivas,
em diferentes situações ou contextos,
com diversos interlocutores ou públicos,
como meio de organização cognitiva da realidade,
constituição de significados e
realização de práticas sociais.

2. ser ético e comprometido com a disciplina.

Habilidades

1. Conceituar leitura de estudo e aplicar estratégias para ler com competência.
2. Identificar tipos e gêneros textuais em textos verbais e não verbais, além de compreendê-los e interpretá-los de forma adequada.
3. Identificar e explicar relações de intertextualidade em textos lidos.
4. Ler, compreender e debater textos, criticamente, sobre a importância da arte/cultura para o ser humano, além de produzir textos a respeito desse assunto.
5. Entender as modalidades da língua - oral e escrita - ao reconhecer peculiaridades de cada uma em distintos textos que circulam na sociedade.
6. Conceituar linguagem, língua e fala.
7. Reconhecer algumas variedades linguísticas ao ler diferentes textos e aplicar a variante culta nas produções textuais.
8. Apresentar-se oralmente, com desenvoltura e de maneira adequada, em debates e apresentações em sala de aula, como também no projeto interdisciplinar Palco Expresso.
9. Escrever/refazer paráfrase de forma adequada ao compreender o texto original e reorganizá-lo de maneira coerente e coesa.
10. Elaborar/refazer parágrafo padrão ao defender e sistematizar argumentos/informações em estrutura textual corretamente definida e clara.

Programa

1. Leitura de estudo
1.1 Conceito
1.2 Tipos textuais: argumentativo, descritivo, expositivo, injuntivo e narrativo
1.3 Gêneros textuais: conto, charge, tirinha, artigo científico, artigo de opinião, reportagem,
texto didático, etc.
1.4 Estratégias de leitura:
1.4.1 analisar, sintetizar, interpretar, compreender
1.4.2 identificação de tese, argumentos, contra-argumentos, ponto de vista do autor
1.4.3 identificação do tópico frasal
1.4.4 elaboração de esquemas
1.4.5 relação entre textos: intertextualidade
1.4.6 seleção e esquematização de informações primárias
1.4.7 relação entre texto e realidade: contexto textual (interpretação)

2. Linguagem, língua materna e fala
2.1 Conceitos
2.2 Variação linguística – utilização da norma culta
2.3 Modalidades da língua: oral e escrita (e suas peculiaridades)

3. Estratégias de escrita
3.1 Recriação textual: paráfrase (citação indireta)
3.2 Escrita de parágrafo com suas partes constituintes: sistematização de argumentos
3.3 Produção escrita de distintos gêneros (crônicas, paródia, rap, cordel, poema, etc)
3.5 Refacção de textos
3.6 Particularidades gramaticais (norma culta)
Texto:
A arte e a humanização do homem, de Rose Meri Trojan.

Metodologia

De acordo com o Projeto Didático Institucional do Ceulp (PDI, 2011, p. 13) “o aluno deve ser sujeito de seu processo de aprendizagem”. É por meio das disciplinas que a autonomia se consolida. Por isso, nesta disciplina, será necessário o envolvimento do acadêmico em atividades de leitura e compreensão de textos (verbais e não verbais) e da produção/refacção textual oral e escrita de distintos gêneros textuais.
Por meio de atividades de leitura e produção de textos orais e escritos (impressos e online), em sala e extraclasse, o acadêmico deverá desenvolver a consciência de que a sistematização do texto escrito é distinta do texto oral. Nas aulas, o momento de escrita (paráfrase, parágrafo, entre outros) será precedido pela leitura e discussão (oralidade) de textos de distintos tipos e gêneros textuais. O objetivo é que o aluno desenvolva a compreensão ao identificar particularidades e inferências importantes de cada texto, como tema, relações intertextuais, argumentos e contexto, além de atribuir sentido ao que lê, de forma crítica e clara. Serão priorizados textos que abordam sobre direitos humanos.
As aulas presenciais serão realizadas a partir de exposições dialogadas e de técnicas que favoreçam o debate tais como peritos e interrogadores, GV-GO, Phillips 66, discussão circular, batata quente e seminário a fim de que o aluno argumente, além de relacionar repertórios e experiências pessoais com novos conteúdos. Relevante, também, será a resolução e correção de exercícios para a prática da compreensão e produção/refacção textuais com a orientação da docente. Quanto às variantes linguísticas, além de identificá-las, o aluno deverá utilizar a variante culta de maneira adequada, sobretudo em textos escritos.
Serão usados recursos materiais como: quadro branco, datashow, vídeos, livros, textos impressos e online, como também ferramentas da mídia digital (Conecta). O estudante terá oportunidade de participar do Palco 2020: projeto interdisciplinar que integra as disciplinas institucionais Comunicação e Expressão, Sociedade e Contemporaneidade e Cultura Religiosa. As web atividades da disciplina, além de outros exercícios e textos, serão disponibilizadas no Conecta, plataforma da instituição, para reforçar o estudo e a aprendizagem.

Avaliação

O acadêmico será avaliado de forma diagnóstica, formativa e somatória, conforme preconizam os princípios pedagógicos da instituição, de forma contínua durante o semestre, por meio da prática de atividades de compreensão e produção de textos orais e escritos. Será avaliado também quanto ao envolvimento, responsabilidade e pontualidade. Além de duas provas, G1 e G2, de acordo com o calendário acadêmico.
Ao apresentar trabalhos individuais e em grupos, orais e por escrito, o aluno deve demonstrar conhecimento, coerência e consciência crítica sobre o conteúdo abordado. A produção escrita que não for inédita e pessoal será desconsiderada, seja ela realizada em sala ou em ambiente virtual.
Aparelho celular poderá ser utilizado, durante a aula, exclusivamente para consulta a (ou produção de) material específico da disciplina. Quanto aos textos e referências bibliográficas, são disponibilizados no Conecta e nas principais fotocopiadoras do campus.

Notas da avaliação somatória

G1
1) Elaboração escrita de paráfrase (diagnóstico): valor – 1,0
2) Elaboração escrita de paráfrase: valor – 1,5
3) Texto “A arte e a humanização do homem”.
3.1 Seminário. Valor: 0,5
3.2 Elaboração de textos de distintos gêneros acerca da arte e humanização do ser humano (rap, poema, cordel, paródia, dança, etc): valor: 1,0
4) Prova de acordo com o calendário acadêmico: valor - 6,0

G2
1) Esquematização de texto: 0,5
2) Mesa redonda sobre variantes linguísticas: valor - 0,5
3) Debate a partir do curta-metragem “Vida Maria” - 0,5
4) Reescrita de texto (oralidade/escrita): valor – 1,0
5) Elaboração de parágrafo: valor – 1,5
6) Prova de acordo com o calendário acadêmico: valor - 6,0

Bibliografia

Básica

ABREU, A. S. A arte de argumentar: gerenciando razão e emoção. 13. ed. São Paulo: Ateliê Editorial, 2011.
FAULSTICH, E. L. de. Como ler, entender e redigir um texto. 27. ed. Petrópolis: Vozes, 2014. E-book. Disponível em: https://bv4.digitalpages.com.br/?term=Como%2520escrever%2520textos&searchpage=1&filtro=todos&from=busca&page=1&section=0#/edicao/49224. Acesso em: 12 jan. 2019.
FULGÊNCIO, L.; LIBERATO, Y. G. É possível facilitar a leitura: um guia para escrever claro. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2009. E-book. Disponível em: https://bv4.digitalpages.com.br/?term=Como%2520facilitar%2520a%2520leitura&searchpage=1&filtro=todos&from=busca&page=5&section=0#/edicao/1261. Acesso em: 15 jan. 2019.

Complementar

CUNHA, C.; CINTRA, L. Nova gramática do português contemporâneo. 7. ed., reimpr. Rio de Janeiro: Lexikon, 2017. E-book. Disponível em: https://bv4.digitalpages.com.br/?term=gram%25C3%25A1tica&searchpage=1&filtro=todos&from=busca&page=3&section=0#/edicao/130295. Acesso em 10 jan. 2019.
FIORIN, J. L.; SAVIOLI, F. P. Para entender o texto: leitura e redação. 17. ed. São Paulo: Ática, 2007. E-book. Disponível em: https://bv4.digitalpages.com.br/?term=Para%2520entender%2520o%2520texto%3A%2520leitura%2520e%2520reda%25C3%25A7%25C3%25A3o&searchpage=1&filtro=todos&from=busca&page=3&section=0#/edicao/2101. Acesso em: 10 jan. 2019.
HARTMANN, S. H. de G.; SANTAROSA, S. D. Práticas de leitura para o letramento no ensino superior. Curitiba: Intersaberes, 2012. (Série Língua Portuguesa em Foco). E-book. Disponível em: https://bv4.digitalpages.com.br/?term=Pr%25C3%25A1tica%2520de%2520texto%3A%2520para%2520estudantes%2520universit%25C3%25A1rios&searchpage=1&filtro=todos&from=busca&page=5&section=0#/edicao/6086. Acesso em: 10 jan. 2019.
KOCH, I. V. Escrever e argumentar. São Paulo: Contexto, 2010. E-book. Disponível em: https://bv4.digitalpages.com.br/?term=Como%2520escrever%2520textos&searchpage=1&filtro=todos&from=busca&page=5&section=0#/edicao/35566. Acesso em: 10 jan. 2019.
LEITE, M. Q. Preconceito e intolerância na linguagem. São Paulo: Contexto, 2008. Ebook. Disponível em: https://bv4.digitalpages.com.br/?term=Preconceito%2520e%2520intoler%25C3%25A2ncia%2520na%2520linguagem&searchpage=1&filtro=todos&from=busca#/edicao/1262. Acesso em: 15 jan. 2019.

Material Digital

Imprimir

Selo da responsabilidade social
CENTRO UNIVERSITÁRIO LUTERANO DE PALMAS
Avenida Teotônio Segurado 1501 Sul Palmas - TO CEP 77.019-900 Caixa Postal nº 85
Fone: (63) 3219 8000

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.