
A ULBRA – campus Palmas celebrou um marco importante em seu compromisso com a inclusão: a finalização do primeiro curso de Libras Básico dedicado aos seus funcionários. Este projeto representa um passo fundamental para transformar o ambiente acadêmico em um espaço verdadeiramente acessível e acolhedor para a comunidade surda.
Com uma duração de três meses, o curso reuniu colaboradores de setores vitais da instituição , incluindo a Biblioteca, Atendimento ao Cliente, Assessoria de Comunicação e o Complexo Laboratorial, além da participação ativa de alguns alunos. A iniciativa, que contou com o apoio do Núcleo Alteridade, demonstra o reconhecimento de que a inclusão começa com a comunicação.
A aula final foi o ponto alto do curso, proporcionando um momento de profunda interação. Os participantes tiveram a honra de receber a presença de dois membros da Comunidade Surda, que compartilharam suas histórias de vida e suas experiências. Os alunos puderam colocar em prática o que aprenderam, fazendo perguntas e, para a alegria de muitos, recebendo seu próprio sinal que é um marco de reconhecimento na cultura surda.

A celebração foi ainda maior com a formatura simultânea de outras duas importantes turmas de Libras: os grupos do núcleo Alteridade.
A ULBRA Palmas reitera, assim, o seu papel como agente transformador, investindo na capacitação de sua equipe e pavimentando um caminho mais inclusivo e acessível para todos.


