Card image cap
Card image cap
Doação de frascos de vidro
Você sabia que o Ceulp/Ulbra por meio da Unitas Agroecológica realiza uma campanha para arrecadação de frascos de vidro?
A ação é realizada com o intuito de auxiliar nas oficinas e trabalhos de conservação de frutos do cerrado.
Mais informações entrar em contato pelo telefone 3219-8031.

-----

Grupos Alteridade
Já ouviu falar no Alteridade? E os grupos de apoio que eles disponibilizam?
O Núcleo de Atendimento Educacional Especializado aos Discentes – Alteridade surgiu como um projeto de extensão do curso de Psicologia em 2011 e tem o intuito de oferecer suporte aos acadêmicos e colaboradores do Ceulp/Ulbra em questões como acessibilidade, ensino e aprendizagem,  saúde mental e desenvolvimento de habilidades profissionais no contexto universitário.
O setor disponibiliza todo semestre grupos temáticos de apoio que acontecem via demanda. Conheça um pouco mais sobre os serviços ofertados e participe!
- Cine Alteridade: 
Ação que visa promover a socialização e acesso à cultura entre os acadêmicos de todos os cursos. Este grupo exibe filmes, documentários e séries.
Segunda, quarta e sexta feira
Sala: 220F
Horário: 12h às 14h
- Livreando: 
É um espaço criativo para desenvolvimento de competências de interpretação textual e de exposição de ideias em público.
Quinta-feira
Sala: 236
Horário: 12h às 13h
- Grita: 
O grupo visa promover habilidades sociais por meio da integração entre acadêmicos dos mais variados cursos e instituições, bem como profissionais da área e o público externo.
Terça-feira
Sala: 220F
Horário: 17h30 às 19h
- TCCendo: 
Grupo que por meio de técnicas de relaxamento, escuta das demandas e aflições do TCC, bem como no auxílio para apresentações do trabalho, auxilia o acadêmico a enfrentar esta etapa do curso.
Segunda-feira
Sala: Núcleo Alteridade
Horário: 15h às 16h
Quarta-feira
Sala: Núcleo Alteridade
Horário: 09h às 10h / 19h às 20h
- Grupo de Luto: 
Visa amenizar a dor do luto, compartilhando experiências.
Sexta-feira
Sala: 220F
Horário: 15h às 16h
- Momento Lúdico: 
É um momento de relaxamento, descontração, inter-relações e bem estar aos acadêmicos, a partir de jogos de tabuleiro
Quarta-feira
Sala: Núcleo Alteridade
Horário: 17h às 18h
- Re-Orientação Profissional:
Grupo com objetivo de dar suporte ao acadêmico que, mesmo cursando nível superior, apresenta dúvida/incerteza.
Horário: Verificar no Alteridade
- Como estudar textos acadêmicos:
Grupo que auxilia na leitura, compreensão e interpretação de textos acadêmicos.
Horário: Verificar no Alteridade
- Como enfrentar os desafios de uma universidade?:
Grupo que auxilia o acadêmico quanto as novas exigências que o ensino superior traz, seja expectativas ou preocupações.
Horário: Verificar no Alteridade
- Help Monitores: 
Grupo que auxilia monitores da instituição no que tange a planejamento de monitorias.
Horário: Verificar no Alteridade
Card image cap
Colação de grau em gabinete
Com mais de 80 formandos no dia 03 de março acontece no auditório central do Ceulp/Ulbra, às 10h30, a segunda colação de grau em gabinete (coletiva). Na ocasião estarão reunidos formandos e coordenadores dos diversos cursos da instituição.
A  cerimônia encerra o ciclo de formaturas festivas e em gabinete (coletiva) do segundo semestre de 2019 do Ceulp. As solenidades realizadas somarão mais de 500 formandos.

-----

 #MelhorTrote  - Akádemo 2020
Consolidado como o maior trote solidário do Tocantins, o Akádemo está se aproximando e para essa 28ª edição conta com a temática #SomosHeróis.
A Gincana acontece nos dias 05 e 06 de março, sendo dia 05 no período noturno e no dia 06 matutino e vespertino. A cada semestre o Ceulp/Ulbra concentra esforços para auxiliar em várias causas solidárias, estimulando acadêmicos para atuarem na realização de atividades com essa finalidade. Participam do trote calouros e veteranos da instituição.
Para informações entrar em contato com a Educação Continuada – Educon no telefone 3219-8032.

-----

Diálogos da Sustentabilidade
Será realizado no dia 10 de março, o 4° encontro da 3° edição do evento “Diálogos da Sustentabilidade”. Uma iniciativa do Grupo Jaime Câmara, em parceria com o Ceulp/Ulbra, a BRK Ambiental e a CBN Tocantins, tem como tema: "Agricultura urbana - as oportunidades da produção local". O encontro ocorre no auditório central do Ceulp com início às 19h e conta com a participação da coordenadora de pesquisa da instituição, professora doutora Conceição Previero.
O evento é aberto a todos os interessados e as inscrições são gratuitas. Para mais informações e inscrições clique aqui.
Card image cap
O português tem várias regrinhas que confundem nossa cabeça, não é mesmo? Então fizemos um apanhado de alguns casos que sempre causam confusão e apresentamos alguns macetes, para você não se perder mais!
Fim de semana ou final de semana? Fim é o contrário de início. Final é o contrário de inicial. O correto nesse caso é “Bom fim de semana”.
Perca ou perda? Perca é verbo. Exemplo: Não perca as esperanças. Perda é um substantivo. Exemplo: Há muita perda de tempo com banalidades.
Para mim fazer ou para eu fazer? Lembre-se do que dizia sua professora de português: “Mim não faz nada”. Mim é um pronome pessoal oblíquo, por isso não pode vir antes de um verbo. Sendo assim, o correto é “para eu fazer”, “para eu falar”, “para eu estudar” e assim por diante.
Card image cap
Olá! Meu nome é Gilstéfany, trabalho na Direção Acadêmica e hoje quero contar um pouco sobre uma das minhas grandes paixões, a escrita. Comecei a escrever ainda no ensino fundamental como forma de dar vazão aos tantos conteúdos que não eram verbalizados, procurando meios de dar vida aos personagens que existiam em minha imaginação e que eram fruto de muita observação do ambiente em que eu vivia. Publico contos desde 2010 e hoje em dia também realizo resenhas críticas de livros. Escrevo contos do gênero romance, caracterizado por uma história com enredo, temporalidade, ambientação e personagens definidos e gosto das narrativas que envolvem desencontros, principalmente aqueles que ocorrem nas relações afetivas.
Para meus contos, acesse:
https://medium.com/@gilstefany
Para as resenhas críticas:
https://encenasaudemental.com/author/gilstefany-oliveira/
Card image cap
Oi pessoal, sou o Arthur Alencar e trabalho na Central de Apoio ao Docente. Venho hoje indicar algo diferente para a leitura, o resumo biográfico de Billy Graham.   O norte-americano foi possivelmente o pregador que alcançou mais pessoas na história do cristianismo, com mais de 200 milhões de ouvintes no mundo todo em mais de 180 países.  Estima-se que mais de três milhões de pessoas se entregaram a Cristo ouvindo suas pregações.
Em 2013, ele lançou o que pode ter sido seu último sermão, chamado de “Minha esperança América”. Nele, ele se diz preocupado com a saúde espiritual da nação. “Nosso país precisa muito de um reavivamento espiritual. Houve tempos que eu chorava, enquanto ia de cidade em cidade e via como as pessoas haviam se afastado de Deus.”
Em uma ocasião, quando perguntado sobre o que faria de diferente em seu ministério, ele respondeu: “Eu teria falado menos e estudado mais, eu teria passado mais tempo com minha família, e passado mais tempo me alimentando espiritualmente, buscando a Deus para que eu me parecesse mais com Cristo. Mas de uma coisa eu não me arrependo, de meu compromisso por muito anos ao aceitar o chamado de Deus como pregador do Evangelho de Cristo.”
Fica aqui a minha dica, para quem curte esse tipo de leitura vale muito a pena. Espero que gostem!
Card image cap
Não espere
(Bráulio Bessa)
Não espere perder pra dar valor
Não espere a maldade pra ser bom
Não espere a canção pra dar o tom
Não espere o espinho pra ser flor
Não espere esfriar pra dar calor
Não espere quem espera e nunca vem
Não espere pra fazer o próprio bem
Não espere o que nunca vai chegar
Não espere o tempo lhe esperar
Pois o tempo não espera por ninguém
Não espere um adeus pra abraçar
Não espere um velório pra dar flores
Não espere pra curar as próprias dores
Não espere o silêncio pra falar
Não espere o escuro pra brilhar
Não espere caviar para comer
Não espere os sapatos pra correr
Não espere a piada pra sorrir
Não espere a hora de partir pra saber que é hora de viver
Não espere ter alguém para “se ter”
Não espere curtidas pra curtir
Não espere sentindo pra sentir
Não espere para ser o que quer ser
Não espere sujar pra varrer
Não espere pela chuva pra regar
Não espere por Paris pra viajar
Não espere ter provas pra ter fé
Afinal, por si só, a fé já é a verdade que ninguém pode provar
Não espere um par para dançar
Não espere ser maior pra ser melhor
Não espere que enxuguem seu suor
Não espere coerência pra sonhar
Não espere ser doutor pra curar
Não espere ser herói pra socorrer
Não espere ser poeta pra escrever
Não espere um mapa pra seguir
Não espere sobrar pra repartir
Não espere aplausos pra vencer
Enfim, meu povo…
Já que o tempo não espera e não há quem lhe supere
A vida se agarra nele e todo dia sugere:
Lembre o ontem,
Viva o hoje,
E o amanhã, não espere.
Card image cap
Anne with an E
A dica do Ceulpflix dessa edição é a série “Anne com E”. A produção é canadense e gerou comoção mundial quando foi anunciado que seria encerrada (prematuramente) na terceira temporada. A série conta a história de Anne, assim mesmo “ênê”, com um “E” bem pronunciado, como a personagem gosta de enfatizar. Anne é ruiva e sardenta, combinação que, estranhamente, é considerada feia no século XIX. Além disso, a menina é orfã, tagarela, curiosa, se expressa usando palavras difíceis e é emocionalmente instável. Resumindo: é uma menina estranha com comportamentos que incomodam as outras pessoas.
Anne passou sua vida toda transitando entre as casas das famílias que a “adotavam” (na verdade a adoção era uma forma de conseguir alguém para trabalhar na casa, sem cobrar) e o seu orfanato de origem, quando essas famílias a devolviam. Mas agora, por causa de um equívoco, Anne foi adotada novamente e pela primeira vez tem a oportunidade de realmente entrar para uma família. Toda a história se desenvolve a partir daí.
A garota tem tipos e maneiras de pensar que enxergamos como sendo à frente de seu tempo, mas que no contexto, são vistos como rebeldia, heresia e fazem as pessoas duvidar, inclusive, de sua índole. Anne precisa lutar e desafiar todos os padrões pré estabelecidos sobre ela, uma menina órfã, feia, impura, pobre, sem identidade, numa sociedade que não a valoriza como mulher com grandes sonhos. Vemos o amadurecimento da personagem ao longo de toda a trama e talvez o que mais aprendemos com ela, é que nada do que sempre tentou defini-la, dizia respeito a quem ela verdadeiramente era. Anne sempre foi ela mesma, ruiva, magrela, inteligente e sonhadora, ela era simplesmente, Anne com “E”.
Card image cap
Olá, me chamo Cassiene e trabalho no Complexo de Informática. Quero compartilhar com vocês um pouco da minha história aqui no Ceulp.
Há mais ou menos 4 anos e meio, comecei a trabalhar no setor da Odontologia como recepcionista e às vezes essa função me exigia um conhecimento em tecnologia que eu ainda não tinha. Nesse período trabalhei com diversas pessoas, mas com uma delas, Anne, desenvolvi um vínculo especial. Anne é uma jovem muito inteligente, dotada de várias qualidades e humildade. Mesmo eu sendo a secretária mais velha em tempo de serviço no  setor e também em idade, em algumas ocasiões recorria a ela, pedindo ajuda com as questões de tecnologia. E era só chamar que lá estava ela, com toda humildade e paciência, sempre disposta a ajudar.
Em um mundo cheio de preconceitos, uma pessoa mais velha pedindo ajuda a alguém bem mais novo, pode gerar uma falsa impressão de fraqueza. Porém sou muito grata a Deus, que me faz todos os dias vencer as barreiras do preconceito, reconhecer que tenho limitações e que por vezes preciso do meu próximo, inclusive no trabalho.
Isso não nos afetava no ambiente de trabalho, pelo contrário nos ajudava muito, pois essa parceria nos tornava mais próximas no dia a dia e nos fortalecia como equipe de trabalho. Hoje estamos em setores diferentes, estou no setor dos Labins, no prédio 7, mas por causa dessa aproximação, nos tornamos grandes amigas também na vida pessoal. Hoje trabalho com dois estagiários bem mais jovens, no quesito tecnologia e conhecimento tecnológico eles são os caras! Sempre que preciso de um help, recorro a eles haha.
Moral da história: mesmo eu não tendo tanto conhecimento em informática, peço ajuda aos meus colegas de trabalho, assim fazemos com que o trabalho flua bem e ainda cultivamos boas amizades.
Agradeço por poder compartilhar esse aprendizado com todos vocês.
Card image cap
Quem se identifica?
Quantas vezes iniciamos algo e devido a dificuldade ou obstáculos paramos no meio da caminho? Aqui estamos com foco em exercícios físicos que para muitos trata-se de uma tarefa bem difícil, ainda mais para quem nunca praticou atividades físicas ou está há muito tempo parado.
Mas a dica de hoje é: MOVIMENTE-SE
Comece, esqueça as dificuldades, foque na sua saúde e no resultado que deseja.
Não é necessário gastos para iniciar uma vida mais saudável. Identifique o ponto de partida e defina o seu objetivo. Registre alguns ângulos para que futuramente possa identificar a evolução. Comece devagar, “é aos poucos que a vida vai dando certo”, o mais importante é o ato de se mover. Planeje sua rotina incluindo aquele tempinho para os exercícios. Pense além da estética e lembre-se sempre “o segredo do sucesso é a constância para o objetivo”.
Nada melhor do que contar com um profissional da área para embasar todo o material que indicamos a vocês. A edição do Café no Trampo traz um breve texto e indicação de treino do professor do curso de Educação Física do Ceulp, Darlan Farias, sobre a importância do exercício físico como aliado no tratamento de doenças.
Você sabe o que é um treinamento combinado?
Atualmente o treinamento combinado tem ganhado espaço nas pesquisas e no gosto popular. Mas o que seria? Como o próprio nome já diz, realizar em uma sessão de treinamento utilizando exercícios aeróbios (corrida, caminhada…) e exercício anaeróbios (sprints, saltos, musculação…). Há uma diversidade de combinações o que propicia a liberdade criativa do profissional de educação física em adequar ao perfil do seu aluno e/ou cliente.
Além de aumentar o gasto calórico e ser mais motivante este tipo de treino foi usado com pessoas vivendo com HIV/AIDS e mostrou um aumento nos linfócitos TCD4 (Garcia, 2014). Estas são células de defesa que possuem a função de defesa do organismo contra agentes desconhecidos, mas em pessoas vivendo com HIV/AIDS é a célula mais afetada pelo vírus.
Enfim, o exercício físico é efetivo não só para fins estéticos e de saúde, mas também auxilia no tratamento de diversas doenças. Procure um profissional de educação física capacitado e especializado, pois a boa orientação faz a diferença!
Card image cap
O que? Caixa para presentes, porta adereços e jóias
Quem? Cassiene dos Labins
Contato: 63 98477-9403
O que? Bolos nos sabores: chocolate branco ou preto, ninho com morango, creme belga /abacaxi, côco (média de 700g)
Quem? Thaysa da Reitoria
Contato: 63 9 8134-3737 (reservas pelo Whatsapp)
O que? Produtos eletrônicos (fones de ouvido, smartwatches e similares, sob encomenda)
Quem? Mateus da Biblioteca
Contato: 63 98401-4111
O que? Consultoria acadêmica
Quem? Thaís Fernandes (biblioteca) e Gilstéfany Oliveira (Direção Acadêmica)
Contato: consultoriafernandesoliveira@gmail.com
Card image cap

Apresentação

Olá! Posso lhe convidar para um café?

Conhecido como “Café no Trampo” fui criado para ser um informativo interno com o objetivo de noticiar fatos da instituição para docentes e colaboradores além de envolver assuntos com temas gerais. Nasci em 2011 e passei por muitas mudanças. Agora sou online! Podemos ficar cada vez mais conectados.

Tenho editorias dos mais variados assuntos que você poderá conferir ao longo das edições. São leituras leves preparadas carinhosamente para você.  

Já conhece a nossa atual equipe?

Somos Adriano Marinho, Anny Karoliny, Edna Oliveira e Letícia Bender.

Estamos abertos a sugestões e contribuição.  Para nos contatar é simples! Basta encaminhar um email para acs@ceulp.edu.br.

Aproveite, divirta-se e bom café!

#SomosUlbra