Card image cap
Card image cap
Festa de São João
Bráulio Bessa
Num país tão rico e belo
Tão grande, tão cultural
Tem festa o ano inteiro
Mas junho é especial
É o carnaval do sertão
Nossa festa de São João
Cheia de gente animada
Vem pra cá você também
Que eu vou dizer o que tem
Nessa festa arretada
Tem pamonha, tem canjica
Milho cozido e assado
Tem beju, tem tapioca
Com cafezinho coado
Bolo de milho e fubá
E pro cabra se esquentar
Tem o famoso quentão
E a boca não se aquieta
Duvido fazer dieta
Nas festas de São João
Tem o calor da fogueira
Que esquenta o coração
Bandeirinhas coloridas
Colorindo essa nação
Tem a quadrilha do bem
Que não faz mal a ninguém
Que não rouba, nem desvia
Só orgulha o brasileiro
Não se importa com dinheiro
E nem sonega alegria!
Tem as ruas enfeitadas
Tem matuto arrumado
Todo nos panos, nos trinks
Jeitoso e bem perfumado
Tem tanta moça bonita
Com vestidinho de chita
Dançando lá no terreiro
Chega a poeira levanta
Nessa festa que encanta
Todo o povo brasileiro.
Tem forró de pé de serra
Herança de Gonzagão,
Que não é um inimigo
da tal modernização
Porém sem um sanfoneiro,
triangulista e zabumbeiro
Não pode ser São João
Por isso preste atenção
Valorize essa cultura
Só quero cobrar respeito
Não quero fazer censura
Afinal. para ser feliz
Basta um forró de raiz
Que o povo já faz a roda
E eu garanto meu irmão
Que a nossa tradição
Nunca vai sair de moda.
Card image cap
E para matar a saudade, nada melhor do que juntarmos algumas dicas simples e rápidas relacionadas a Festa Junina, não é mesmo?!  Simmm, sabemos que esse ano infelizmente não teremos nossa tradicional festa presencial, mas para os ‘animadinhos’ de plantão, são dicas legais para fazer sua própria ‘festa’ em casa, seja se arrumando para assistir aquela live ma-ra-vi-lho-sa, simplesmente para não passar batido ou quem sabe participar de alguma festança por vídeo chamada, etc.
Vamos lá:
 
* Cabelo
Penteados para festa junina são um dos grandes destaques dessa comemoração e por isso vamos te mostrar opções fáceis para você reproduzir em casa.
A seguir temos dois vídeos com opções para penteados (cabelos lisos e cacheados). Confira:
 
* Maquiagem
Para combinar com o penteado desejado, nada como uma maquiagem de festa junina para você arrasar!
Pode soltar a criatividade, misturar cores e criar formatos. Seguem algumas dicas simples por escrito:
- Capriche no batom e sombras coloridas
- Combine contrastes fortes (é uma época boa para isso hein?!), vale brilho também
- Sardas/pintinhas com lápis preto (quem nunca? Kkk) e quem sabe corações e flechas também.
Obs: pode utilizar lápis marrom para as pintinhas também, assim temos um aspecto mais natural. E não julgue quem curtir pintar o dente de preto para ficar ainda mais no clima.
 
* Roupas
Que tal apostar naquele bom e velho xadrez? Nem todo mundo possui um look pronto disponível assim no guarda-roupa que seja próprio para festa junina, certo? Então, aposte em vestimentas/elementos simples que possui em casa. Vestido, camisa, blusa, todos em xadrez já pode ter um tom de “arraiá”. Além disso, quem ousar dar umas costuradas com retalhos naquela roupinha mais antiga, é uma boa ideia. Aposte em fitinhas, flores, laços e objetos para tornar o look mais bonito.
 
*Playlist
E o que anima a festa? A música, claro. Para isso, tem dicas de músicas bem legais no Spotify para dar play e bailar muito (em casa, hein).
Quem possui o aplicativo com a conta, seguem algumas playlists:
Festa Junina 2020 – Forró das antigas
Festa Junina
Quadrilha Junina
Quadrilhas e marchinhas juninas
O melhor da Festa Junina
Festa Junina em casa
 
Aproveita e curta bastante 😉
Card image cap
 
Olá gente!
Então, não sou muito boa em contar causos…. mas ‘vamo simbora’….
Quase todos devem me conhecer, rsrsrs…. Sou a Alda, trabalho na Ulbra já tem um tempinho, vixe!!! e olha quanto tempo! cheguei aqui bem menina…
Já passei por alguns departamentos da Instituição, onde adquiri algumas experiências, atualmente estou como Assessora da Reitoria e atrelada a essa função desenvolvi algo que nunca imaginei fazer: promover eventos... e olha que já fizemos alguns né? Confraternização de final de ano, recepção de professores, dia do trabalhador, dia das mães, dia dos pais, dia do professor e a mais esperada do ano a nossa FESTA JUNINA!!!
Nestes últimos cinco anos a nossa festa junina passou por grandes mudanças e ganhou nova roupagem na programação e decoração, de uma simples e tímida festinha no pátio para uma grande festa num circuito, com barraquinhas de quitutes e muitas brincadeiras, ah! até casamento já tivemos. Mas isso se deve ao trabalho em equipe, a soma de muito trabalho e dedicação de todos os envolvidos.
Bom mas para que tudo aconteça conforme ou pelo menos próximo do planejado, muita coisa também acontece nos bastidores… rsrsrs. Sim, na organização da nossa festa junina de 2018, tudo estava preparado para o tão esperado DIA, a equipe estava ok, a decoração estava ok, os brindes estavam ok, as brincadeiras estavam ok, as comidas estavam ok, a quadrilha que nunca ensaia mas que sempre arrasa estava ok, mas e o PUXADOR/ANIMADOR? Meu Deus vocês não acreditam, mas o nosso animador de todos os anos me avisou às vésperas do grande dia que não poderia estar presente. Gente, eu quase caí para trás… me bateu um desespero… A festa é daqui a dois dias e agora? Então fui em busca de indicações de outras pessoas, mas nada dava certo, pois como era período de festa junina em todos os lugares todos já estavam comprometidos para aquele dia e com isso o desespero só aumentava e foi se aproximando o momento da nossa festa e o coração estava para sair pela boca de tanto nervosismo. E o resultado….Eu vestida de MARIA BONITA tive que botar pra fora o meu lado corajoso e artístico, isso mesmo, quem nunca puxou uma quadrilha na vida teve que ir lá e fazer o negócio acontecer, não sei se agradei a todos, mas dei meu melhor mesmo com toda a timidez. Enfim, rolou animação, a quadrilha aconteceu e nos divertimos muito. Aquele dia pra mim foi muito desafiador e inesquecível!
Card image cap
Óia sô, tem gente que não entende nois conversanu não, por issu vou mostrar pruceis aqui algumas palavrinhas que a gente costuma falá pra não fazer de abestalhado.
 
Espia só:
Abênça: benção
Abestalhado: tolo, abobalhado
Amancebado: amigado, juntado
Antisdonte: antes de ontem
Arreda: parecido com “sair” (ex: “Arreda prá lá, sô!”)
Até na orêia: repleto, cheio, demais
Badacama: em baixo da cama
Bafafá: bate-boca
Bom dimás: muito bom
Bucho: barriga
Carecer: precisar
Chamego: namoro
Chique no urtimo: elegante, bem vestido
Doidimais: doido demais
Emperiquitado: enfeitado
Fuzarca: folia
Impricar: cisma
Incuado: resistente
Lambuja: vantagem
Card image cap
Hoje o curtir não poderia fugir de uma maravilhosa e deliciosa receita, né?!
E quando se trata de arraiá, temos diversas culinárias que agradam. Portanto, estamos indicando um bolo de pamonha com requeijão para vocês que estão em casa e com saudade da festividade. Anota aí ou tira print e arrasa na cozinha.
 
BOLO DE PAMONHA COM REQUEIJÃO
PREPARAÇÃO: 1h
COZIMENTO: 45min
 
INGREDIENTES
  • 1 lata de milho verde
  • 3 ovos
  • 160g de farinha de milho
  • 210g de açúcar
  • 180g de farinha de trigo
  • 280ml de leite
  • 120ml de óleo
  • 1 pitada de sal
  • 1 colher de sopa de fermento em pó
  • 1 xícara de requeijão cremoso
INSTRUÇÕES
  1. No liquidificador, bater o milho, os ovos, a farinha de milho, o açúcar, 20g (3 colheres de sopa) de farinha de trigo, o leite, o óleo e o sal.
  2. Dispor em uma tigela, peneirar a farinha de trigo e misturar. Juntar o fermento em pó, delicadamente.
  3. Dispor em uma forma untada e polvilhada com farinha de milho e adicionar colheradas de requeijão sobre a massa.
  4. Assar em forno preaquecido a 180 graus por, aproximadamente, 45 minutos ou até que esteja bem dourado.
Viu? Simples e prática!
Fonte: Tastemade Brasil
Card image cap
Rapaz, ficamos matutando qual seria a dica da vez no CeulpFlix e olha só o que temos para vocês: Arraiá virtual, para você festar muito aí da sua casa!
 
São João de Todos
Desde o dia 4 de junho uma plataforma de streaming tem realizado o São João de Todos, a programação conta com artistas independentes e grandes nomes do forró. Nessa última semana de festa, o forró fica por conta do som de Solange Almeida e banda Limão com Mel!
 
Yokermesse com Simone & Simaria
No dia 27 de junho, às 16h30, as coleguinhas convidam para uma quermesse com tudo que tem direito lá da casa da Simone & Simaria! Vai ter correio elegante, desafio da quadrilha, casamento caipira e muita sofrência!
Você participa de tudinho no canal do YouTube da dupla.
 
São João de Campina Grande
Um dos mais tradicionais e com fama de ser o Maior São João do Mundo, em Campina Grande, na Paraíba, leva a tradição muito a sério e não vai ser pandemia que vai acabar com essa festa não. Com programação no dia 23, 24 e 27 de junho, a festa vai contar com a participação de vários artistas, o primeiro dia do São João vai apresentar a cantora Elba Ramalho.
Você pode conferir a programação por aqui.
 
Simbora curtir o arrasta-pé até o sol raiar!
Card image cap
Comidas deliciosas, música, fogueira, bandeirolas, muita dança e animação. Já sabem que estamos falando da nossa típica festa junina, né?! E quando se trata dessa época a diversão é garantida e normalmente nem tem hora para acabar.
A verdade é que a maioria das pessoas esperam ansiosas por esse mês, que é quando as comemorações iniciam. Mas já parou para pensar como surgiram essas festas? Você sabe onde foi?
De acordo com historiadores surgiram na Antiga Europa, há centenas de anos. As festas aconteciam para comemorar o início da colheita (isso pode explicar quanto a fartura em comida e bebida). As comemorações começaram a ser cristianizadas a partir do momento em que o Cristianismo se consolidou como a principal religião do continente europeu e ficou diretamente relacionada ao estabelecimento de comemorações de importantes figuras do catolicismo, como Santo Antônio (homenageado dia 13 de junho), São João (dia 24) e São Pedro (dia 29).
Trazida por colonizadores portugueses ao Brasil, com o passar do tempo, ela adquiriu características tipicamente brasileiras e tornou-se uma festividade popular. Nas festas, encontram-se vários elementos que representam a crendice da população de cada região.
A seguir podemos conferir principais símbolos das festas juninas:
 
* Bandeirolas
Um dos maiores símbolos da caracterização da Festa Junina está em um item pertencente à decoração: as bandeirolas. Elas nada mais são do que bandeirinhas cortadas em diversas cores e em formato específico que garantem a alegria e o charme à festança. Portanto, Festa Junina que se preze deve ter bandeirola!
 
* Fogueira
Alguns acreditam que ela seja uma forma de purificação, proteção contra maus fluidos e espíritos maus e até agradecimento e homenagem a deuses. Além desses significados, ela pode ser também o símbolo da reunião de familiares e amigos. Sem contar a alegria que dá ao ambiente da festa.
Esse item também é muito importante no que diz respeito à caracterização da festa, sendo a fogueira feita de forma natural, seja de forma artificial com papéis coloridos que lembrem os troncos de lenha e as chamas do fogo.
 
*Comidas e bebidas típicas
o item mais esperado e o mais legal de se organizar em uma Festa Junina. Com um rico cardápio, tanto de itens doces quanto salgados, as comidas típicas de Festa Junina são uma delícia e sucesso garantido.
Na maioria das vezes, são itens de preparação mais rústicos, sem muita elaboração, mas com muito sabor. Itens com milho, como bolo de milho, curau, pipoca, canjica e pamonha, estão entre os preferidos.
Há também outras delícias como o pé de moleque, maçã do amor, mané pelado, paçoquinha e a bebida conhecida como quentão, feita com pinga ou vinho, canela e gengibre.
 
* Casamento caipira
Conhecido como “casamento na roça”, a representação é uma das mais divertidas. Uma das atrações mais esperadas da festa. Após o casamento, inicia-se a quadrilha.
 
* Quadrilha
Festa Junina raíz deve ter uma quadrilha! A dança é feita em pares, que devem estar caracterizados como a ocasião pede. Um animador dita as frases dos respectivos passos e ações e, em seguida, os participantes devem submeter-se aos movimentos e coreografias estabelecidos. “Olha a chuva!”, “Olha o formigueiro!”, “A ponte quebrou!”, “É mentira!” são alguns dos “passos” mais conhecidos da quadrilha.
 
* Música
Algo muito importante, não basta cuidar da decoração, da vestimenta e caracterização, das brincadeiras e quitutes, mas não atentar para as músicas da Festa Junina. A música é parte principal do evento, pois garante a animação de todos os participantes. As seleções das músicas para esse tipo de celebração devem estar mais focadas em sons nordestinos, com muita sanfona, triângulo e bumbo. Ritmos animados e no estilo caipira/sertanejo fazem muito sucesso.
 
* Correio elegante
O Correio elegante é uma das muitas brincadeiras típicas das Festas Juninas. Consiste no envio de mensagens e recadinhos de uma pessoa à outra em forma de elogio ou outras declarações. Muitos aproveitam para usar o linguajar “caipirez” em seus torpedos românticos.
 
* Pau-de-sebo
Uma brincadeira bem típica das Festas Juninas. Ela consiste em escalar um mastro de cinco metros de altura, no mínimo, que contenha alguma textura ou gordura que dificulte a subida daqueles que queiram resgatar alguma premiação que está no topo.
 
No ano de 2020, não teremos nossa típica festa junina, infelizmente, mas podemos matar um pouco da saudade lembrando e conhecendo mais esse evento realizado anualmente. Esperamos que tudo isso passe logo e que no próximo ano tenhamos uma comemoração repleta de itens e histórias legais.
Card image cap
Card image cap

Apresentação

Olá! Posso lhe convidar para um café?

Conhecido como “Café no Trampo” fui criado para ser um informativo interno com o objetivo de noticiar fatos da instituição para docentes e colaboradores além de envolver assuntos com temas gerais. Nasci em 2011 e passei por muitas mudanças. Agora sou online! Podemos ficar cada vez mais conectados.

Tenho editorias dos mais variados assuntos que você poderá conferir ao longo das edições. São leituras leves preparadas carinhosamente para você.  

Já conhece a nossa atual equipe?

Somos Adriano Marinho, Anny Karoliny, Edna Oliveira e Letícia Bender.

Estamos abertos a sugestões e contribuição.  Para nos contatar é simples! Basta encaminhar um email para acs@ceulp.edu.br.

Aproveite, divirta-se e bom café!

#SomosUlbra