#MensagemDeEsperança
O capelão do Ceulp/Ulbra, pastor Heitor Stahnke, nos leva a reflexão sobre como podemos enfrentar as dúvidas e incertezas que nos cercam neste momento de mudanças.
Confira 🙏
#SomosUlbra
-
Permanência das atividades via e-mail e Conecta
Lembramos a todos que conforme o último comunicado publicado, seguimos acompanhando as determinações do Poder Público, avaliando as nossas ações em conjunto com nossa Mantenedora, através da Comissão de Gestão de Crise do Coronavírus.
Portanto, reforçamos que os atendimentos presenciais no Ceulp/Ulbra continuam suspensos, enquanto persistirem as medidas protetivas ao Coronavírus. Porém, seguimos com atendimento através dos e-mails institucionais.
Mantemos nossas atividades letivas no Ambiente Virtual - Conecta, seguindo as orientações pedagógicas institucionais já direcionadas pelas coordenações de curso e docentes, atendendo regulamentação do Ministério da Educação.
Caso seja necessário verificar o e-mail dos setores, segue arte para auxiliar.
Outras questões relacionadas com as coordenações de curso, podem ser vistas pelos e-mails abaixo:
Há de haver Esperança
Bráulio Bessa
Enquanto o amor pesar
mais que o mal na balança,
enquanto existir pureza
no olhar de uma criança,
enquanto houver um abraço,
há de haver esperança.
Enquanto nosso perdão
for mais forte que a vingança,
enquanto se acreditar
que quem acredita alcança,
enquanto houver ternura,
há de haver esperança.
Enquanto você sorrir
por uma boa lembrança,
enquanto você lutar
com uma força que não cansa,
enquanto você for forte,
há de haver esperança.
Enquanto a canção tocar,
enquanto seu corpo dança,
enquanto nossas ações
forem nossa grande herança,
enquanto houver bondade,
há de haver esperança.
Enquanto se acreditar
numa sonhada mudança…
pelo fim da violência,
pelo fim da insegurança,
enquanto existir a vida,
há de haver esperança.
Esperança no amanhã
e no agora também.
Tenha pressa, é urgente,
não espere por ninguém.
Não adianta esperança
se você não faz o bem.
Transforme sua esperança
em algo que não espera.
É no meio da maldade
que a bondade prospera.
É justo no desespero
que a paz chega e impera.
É quando se está sozinho
que um abraço tem valor.
Repare que é no frio
que a gente busca o calor.
E é justo onde existe ódio
que tem que espalhar amor.
Não adianta assistir,
não adianta observar,
se você não se mexer,
as coisas não vão mudar.
E até a esperança
vai cansar de esperar.
O mundo já lhe esperou
desde a hora de nascer.
Lhe apresentou a vida
e fez você entender
que se o problema é o homem,
o homem vai resolver.
Afinal, a gente nasce
sem trazer nada pra cá,
na hora de ir embora
o mesmo nada vai levar.
O que importa de verdade
é o que a gente vai deixar.
Olá pessoal, eu sou o professor Fabiano, dos cursos de Sistemas de Informação, Ciência da Computação e Engenharia de Software. Podem não acreditar, mas já dei aulas nos cursos de Administração, Ciências Contábeis, Letras, Pedagogia, Serviço Social e Jornalismo. Claro que isso tem um motivo: são 22 anos de Ceulp, desde que era Iles-Palmas.
Sei que vivi muitas histórias por aqui. Na hora de escrever some tudo da memória mas, aos poucos, algumas vão retornando à mente. Algumas são difíceis de contar sem o contexto em que ocorreram e outras podem levá-los a duvidar da minha sanidade mental.
A história que escolhi contar aqui é mais para deixar registrado para a posteridade. Obviamente ela foi muito mais engraçada e divertida quando ocorreu, mas ainda rimos demais quando nos lembramos dela.
Como muitos já viram, os professores da área de computação costumam jantar na cantina antes da aula e, por vezes, temos “convidados” de outros cursos. Estes momentos costumam ser quase um happy hour (sem o álcool, é claro!) pois muitas das vezes gargalhamos com as situações que acontecem ali. E, quanto mais estressados, mais motivos temos para rir. Nos observem perto de fim de semestre e vocês verão que não estou mentindo.
Em um destes momentos, quando a cantina era lá em cima ainda (nossa, somos antigos), estávamos comendo e comentando sobre a nossa relação com a claustrofobia. Cada um tinha uma história para contar sobre acontecimentos em lugares fechados ou apertados, como elevadores, aparelhos de ressonância e outros. Lá pelas tantas, a professora Madianita (outro patrimônio da Ulbra) larga, na maior naturalidade:
‘ – Por isso que não ando de submarino’.
A frase não teria nada demais se não fosse justamente esta naturalidade e, até por isso, começamos a rir imaginando como essa situação – andar de submarino – poderia ser algo corriqueiro: ao sair de casa, você olha para a garagem e decide se vai trabalhar de carro, moto ou... submarino; você está no ponto de coletivo e logo ergue o braço pois está chegando o seu... submarino; ou seu colega de trabalho te oferece uma carona pra casa e você educadamente agradece e diz que sente muito mas você não anda de... submarino.
Sinto muito Madianita, mas não poderia deixar de registrar este momento para nos lembrarmos no futuro. Você me perdoa?
Olá, meu nome é Jeronimo, trabalho na coordenação do curso de Direito. Quer ouvir um abençoado e bom som? Hoje eu indico a todos o repertório do cantor Davi Sacer, destacando a vocês a música: “Teu Reino”. Além de curtir bastante está música, também me arrisco em cantá-la de vez em quando rsrs.
Segue a todos um breve registro entre amigos com a música sugerida. Espero que curtam.
Abraços!
E aeew! Bom, meu nome é complicado, mas todos me conhecem como Joe, trabalho há bastante tempo na Ulbra e agradeço por isso, estou na Central de Apoio ao Docente. E quando não estou trabalhando, principalmente nos tempos livres fico assistindo séries, filmes ou animes. E já que sou tão ligado a esse mundo, decidi fazer um top 10 de séries para vocês, talvez tenha algumas que já tenham visto e outras não, então vamos lá!
1 - Friends - Super animador, contagiante e ainda com todos os tipos de emoções possíveis...
2 - How to meet your mother - Da mesma linha de Friends mas com um tom familiar do início ao fim.
3 - Prison Break - Para os amantes de série policial, essa é perfeita, porém você vai acabar gostando mais dos "bandidos"... Vejam! é emocionante!
4 - Sons of Anarchy - Demonstra um mundo diferente do padrão, mas mostra como a união de pessoas é importante, pode ser mais dramático, mas pode abrir os olhos para que possam julgar menos.
5 - The Mentalist - Um cara do tipo ícone, com uma habilidade social tremenda e uma vontade de vingança... Pra mim foi a série que me fez observar as pessoas de forma diferente.
6 - Supernatural - Amizades de irmão e uma tremenda vocação familiar para dias de caçador de monstros... Para uma série terror e suspense, há muita emoção e aventuras diferentes...
7 - Grey's Anatomy - Uma série totalmente dramática, mas que vai elevar suas emoções e te dar um empatia enorme, posso dizer que pode até mudar sua personalidade.
8 - Suits - Uma série voltada ao confronto de poderes e finanças, com um tom de ironia, amizades e planos malucos.
9 - Two and a Half Man - Comédia espontânea e com uma tremenda ironia de classe social, podemos dizer que essa série é épica! PS.: Apenas com Charlie Sheen.
10 - The Vampire Diaries - Uma série voltada a uma briga de irmãos vampiros por uma mulher... Ou seja um triângulo amoroso de monstros... Fortes emoções e muita briga envolvem essa série. É isso que deixa ela animadora de se ver.
Espero que gostem de alguma dica. Vlw!
Como escrever um bom e-mail?
Nos tempos de trabalho remoto, famoso Home Office, nós temos uma importante ferramenta ao nosso favor: o e-mail. Mas como fazer bom uso dessa ferramenta no ambiente corporativo e redigir um e-mail formal adequado?
Separamos algumas dicas para você!
-
Procure escrever no assunto algo que caracterize de maneira breve o seu e-mail, palavras-chave;
-
O e-mail é um documento, então use linguagem formal, fonte legível e evite letras coloridas e caracteres especiais;
-
Depois de redigir o e-mail, verifique se não existem repetições de palavras, erros de digitação ou gramática;
-
Seja cordial! Comprimente a pessoa ou pessoas com quem está trocando e-mails e quando solicitar algo, lembre-se de usar as palavrinhas mágicas como “por gentileza”, “por favor” e não se esqueça de agradecer!;
-
Não deixe de assinar o e-mail com seu nome e setor, sempre prezando pela impessoalidade. Você pode usar “Aguardo seu retorno”, “Cordialmente”, “Qualquer dúvida estou à disposição” e o mais usado “Atenciosamente”.
-
Dica bônus: A abreviação correta de “Atenciosamente” é At.te ou Atte, o Att, que é costume usar nos e-mails, é a abreviação da palavra inglesa Attention, que significa “a atenção de”, “aos cuidados de”.
Esses são alguns conselhos para fazer o uso dessa ferramenta que nos conecta até mesmo em tempos de crise.
Oi oi, me chamo Thaysa e trabalho na Reitora. Hoje vou contar um pouquinho como começou a minha paixão pela confeitaria.
Sempre comemorávamos os aniversários de funcionários na instituição e em um deles vimos o anúncio no Instagram de um bolo e eu queria muito comprar, ao entrar em contato com a confeiteira acabei desistindo pelo valor - na época achei muito caro, hoje em dia dou valor ao preço que ela havia cobrado - enfim, continuando...mesmo desistindo de comprar, eu ainda queria bolo e coloquei na cabeça que eu iria fazer um, mesmo nunca tendo feito um bolo na vida - e não é que acabou ficando ainda mais bonito do que o anunciado? 😁😁
Resultado do primeiro 👇👇👇👇
Esse foi o start para a minha vida de confeiteira, daí em diante eu fazia todos os bolos dos aniversariantes que eram próximos a mim na instituição, a cada bolo eu me desafiava a fazer melhor, modelos diferentes e desafiadores. Fui querendo fazer mais e mais bolos e me apaixonando a cada dia, tornou-se um prazer para mim, com o passar do tempo fui sendo “cobrada” para fazer bolos e vender, pois até então a gente fazia “vaquinha” para comprar o material e eu produzia, com a grande procura acabei me rendendo a venda e juntei o útil ao agradável.
Faço por amor, é como uma terapia para mim. ❤😉
Ahhh e se quiserem encomendar já sabem onde me encontrar. Qualquer coisa pode entrar em contato pelo telefone 63 98134-3737.
Docente há mais de 10 anos, o coordenador do curso de Administração do Ceulp, Sidney Soares de Sousa, recentemente defendeu seu mestrado em Agroenergia pela Universidade Federal do Tocantins – UFT. A edição do Café homenageia e parabeniza o professor pelo excelente trabalho desenvolvido.
Com o tema “Análise da importância do sebo bovino para a produção de biodiesel utilizando as análises Pestal e Swot com a Escala Likert" o professor relata que a sociedade exige cada vez mais fontes de energia renovável, “quando escolhi o sebo bovino como objeto de estudo, considerei que o material se apresenta como uma matéria-prima viável e ambientalmente correta para a produção do biodiesel, visto que é um resíduo da agroindústria da carne, com grande disponibilidade no Brasil, e por não competir com os alimentos o torna uma fonte de energia muito promissora".
#OrgulhoDaCasa
Sobre Sidney Soares
Formado em Administração pelo Ceulp/Ulbra no ano de 2008. Trabalha como docente desde 2009. É coordenador do curso, no Centro Universitário. Mora em Palmas, mas veio de Nova Olinda especificamente para estudar na instituição. Após o término de sua formação já teve seu contrato efetivado. Não retornou a sua cidade Natal, mas diz que sente muito feliz por tudo.
Desejamos muito sucesso!
#CeulpNaTV
Adaptação! Uma palavra muito utilizada atualmente devido ao que o mundo está vivendo hoje. Mesmo com a pandemia, o Ceulp/Ulbra entende que a educação e o ensino são primordiais para todos e mesmo sem as aulas presenciais tem oferecido aos acadêmicos #aulasemcasa (online) com a mesma qualidade já oferecida na instituição.
A ideia despertou o interesse da TV Anhanguera e o reitor do Ceulp, Marcelo Muller, juntamente com a discente do curso de Ciência da Computação, Rayanna Quirino, concederam entrevista na última sexta-feira (27) sobre esse processo de ensino.
Confira a matéria exibida no Jornal Anhanguera 1ª edição pelo link abre.ai/aulasemcasaceulp
#JuntosSomosMaisFortes #SomosUlbra
Sobre dormir presencial e acordar EAD
Era uma vez professores que há décadas sabem como sentir a vibe de uma turma e reinventar a aula, quantas vezes for necessário. E de repente, eles dormiram imaginando a próxima aula e acordaram em um mundo que já existia, mas que nunca tinha tangenciado o deles: ensino EAD.
Do dia pra noite não só a didática, o tempo de aula, o ambiente de ensino-aprendizagem tinham mudado, também não havia a habitual vibe da turma e teria que ser redescoberta pra guiar o professor.
Do dia pra noite os filhos não estavam mais nas escolas e, ao mesmo tempo, uma nova rotina no lar teve que ser reinventada. O homeschooling foi decretado pelo MEC para todos os níveis de ensino. O serviço da casa passou igualmente para 100% da nossa responsabilidade, bem como toda a alimentaçao passou a ser feita no lar.
Mas como foi possível então estarmos ativos nas lives, conteúdo autoral adaptado e conscientes dos novos apps utilizados para o ensino-aprendizagem?
O que ficou de lição destes 15 dias em que nossas vidas pessoal e profissional tiveram que ser ressignificadas? A lição é que somos resistentes, adaptáveis, seguros do conhecimento técnico-pedagógico que nos alimenta no trabalho, temos equipe empática em diversas coordenações, temos ajuda, temos braços, temos vínculo sólido com os alunos, que não se desfaz no ensino EAD. Descobrimos que podemos ler uma mensagem e mesmo assim imaginar o rosto de cada um, até ouvir a voz. Descobrimos que as lives são cheias de saudade, de risadas, de cumplicidade.
Não é fácil, não houve tempo, mas #somosulbra e estamos juntos, ARRASANDO, porque tanto faz o método, nossos laços são fortes.
Não vejo a hora de voltar à velha rotina e quando voltar, sei que serei meio exterminador do futuro, essa professora humana, com vários upgrades tecnológicos que a realidade me forçou a adquirir.
Fiquem firmes....o arco íris há de aparecer.
#tamojunto
O que? Produtos Hinode
Quem? Leuziene do Hospital Veterinário
Contato: 63 98470-1618
O que? Canetas em gel preta (decoradas) e refis coloridos
Quem? Kalina da Recepção de Arquitetura
Contato: 63 98470-7252
O que? Bombons (côco, brigadeiro e cupuaçu)
Quem? Fernanda do Hospital Veterinário
Contato: 63 98453-5077
Apresentação
Olá! Posso lhe convidar para um café?
Conhecido como “Café no Trampo” fui criado para ser um informativo interno com o objetivo de noticiar fatos da instituição para docentes e colaboradores além de envolver assuntos com temas gerais. Nasci em 2011 e passei por muitas mudanças. Agora sou online! Podemos ficar cada vez mais conectados.
Tenho editorias dos mais variados assuntos que você poderá conferir ao longo das edições. São leituras leves preparadas carinhosamente para você.
Já conhece a nossa atual equipe?
Somos Adriano Marinho, Anny Karoliny, Edna Oliveira e Letícia Bender.
Estamos abertos a sugestões e contribuição. Para nos contatar é simples! Basta encaminhar um email para acs@ceulp.edu.br.
Aproveite, divirta-se e bom café!
#SomosUlbra


