Chamada de Trabalhos

Submissões gerais

Apresentação Oral

SUBMISSÃO DE APRESENTAÇÃO ORAL

INSCRIÇÕES E AVALIAÇÃO DOS TRABALHOS
Para participar do CAOS, os participantes devem, após o pagamento da taxa e a efetivação da inscrição, submeter seus trabalhos. Os textos devem ter entre dez e quinze páginas e seguir as normas de formatação do template disponível neste link. Após a inscrição, o trabalho passará pela avaliação de um comitê científico. Ressalta-se que o objetivo do CAOS é o estímulo à atividade de pesquisa de temas relevantes para a psicologia e seu desenvolvimento enquanto ciência e profissão. Assim, a avaliação dos trabalhos terá caráter formativo e os pareceres estarão voltados para o aprimoramento das pesquisas.

APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS NOS CONGRESSOS
Depois de aprovado pelo comitê científico, o trabalho deverá ser apresentado oralmente no dia 23/08/2017 a partir das 14h. Essa apresentação seguirá o tempo estabelecido de 15 minutos, bem como a ordem divulgada previamente no site do congresso. As apresentações serão organizadas afinidade entre as temáticas dos trabalhos inscritos, formando-se, assim, mesas de discussão e trabalho.

OBS.: Link para template disponível neste link: https://goo.gl/T5c5Ey

Pôster

SUBMISSÃO DE PÔSTER

ORIENTAÇÕES PARA SUBMISSÃO DE RESUMO PARA PÔSTER

O resumo expandido deve ser apresentado em arquivo do Word em 4 (quatro) laudas e abranger: título, autor (es), identificação do evento, resumo, palavras-chave, introdução, material e métodos, resultados e discussão, conclusão e referências bibliográficas.

REGRAS DE FORMATAÇÃO

Papel: tamanho personalizado, no formato (A4), com orientação retrato, margens superior, inferior, esquerda e direita medindo 25 mm;

Fonte: Times New Roman, tamanho 12 para título, 11 para autores, texto e identificação do evento e, 8 para os sobrescritos, subscritos e notas de rodapé;

Imagens: devem ser preferencialmente convertidas para o formato “jpg” antes de serem inseridas no texto do Word (inserir, figura, do arquivo), centralizadas;

Tabelas: devem ser copiadas e coladas no texto do Word, de modo a ficar independente dos aplicativos fonte (tais como Excel);

Recuos e espaçamentos: o espaçamento entre linhas deverá ser simples e o texto sem recuo para parágrafos.

OBS:
• Não numerar as páginas.
• Todos os tópicos (RESUMO, PALAVRAS-CHAVE, etc.) deverão ser escritos em letras maiúsculas, justificados à esquerda, em negrito e seguidos por dois pontos ( : ) e pelo texto, com início na mesma linha, que deverá ter alinhamento justificado (alinhado à esquerda e à direita).

INSTRUÇÕES DETALHADAS

Título: em letras maiúsculas, negrito e centralizado, deve ser claro e conciso, permitindo pronta identificação do conteúdo do trabalho. Um número-índice sobrescrito, como chamada de rodapé, poderá seguir-se ao título para possíveis explicações quando necessárias.

Autores: os nomes dos autores devem estar dois espaços abaixo do título, centralizados com as iniciais dos prenomes seguidas de ponto e o sobrenome por extenso em letras maiúsculas. Em caso de mais de um autor, seus nomes serão separados por vírgula, sendo que o primeiro nome deverá ser sempre do aluno que vai apresentar o trabalho.

Identificações: dois espaços após os nomes dos autores, o primeiro autor deve ser identificado, devendo constar: qualificação profissional, instituição e e-mail. Os demais autores devem ser identificados com qualificação profissional e instituição.

Identificação do evento: dois espaços após a identificação dos autores.

Resumo: o texto deve iniciar-se na mesma linha do item, ser claro, sucinto e, obrigatoriamente, explicar o(s) objetivo(s) pretendido(s) procurando justificar sua importância (sem incluir referências bibliográficas), os principais procedimentos adotados, os resultados mais expressivos e conclusões, contendo no máximo 800 caracteres.

Palavras-chave: três, em letra minúscula (a menos que não se aplique) e separadas por ponto e vírgula (;).

Introdução: evitar divagações, utilizando-se de bibliografia apropriada para formular os problemas abordados e a justificativa da importância do assunto, deixando muito claro o(s) objetivo(s) do trabalho, utilizando no máximo 20 (vinte) linhas.

Material e métodos: dependendo da natureza do trabalho, uma caracterização da área experimental deve ser inserida, tornando claras as condições em que a pesquisa foi realizada. Quando os métodos forem os consagradamente utilizados, apenas a referência bibliográfica bastará; caso contrário, é necessário apresentar uma descrição dos procedimentos utilizados, adaptações promovidas, etc. Unidades de medidas e símbolos devem seguir o Sistema Internacional.

Resultados e discussão: ilustrações, gráficos, fotos ou imagens, devem ser apresentados com tamanho e detalhes suficientes para a composição final, preferivelmente na mesma posição do texto, com numeração sucessiva em algarismos arábicos; evitar tabelas extensas e dados supérfluos, privilegiando-se dados médios, adequar seus tamanhos, e na medida do possível, apenas linhas contínuas horizontais; suas legendas devem ser concisas e autoexplicativas. Na discussão, confrontar os dados obtidos com a literatura.

Conclusão: deve basear exclusivamente nos resultados do trabalho. Evitar a repetição dos resultados em listagem subsequente, buscando, sim, confrontar o que se obteve com os objetivos inicialmente estabelecidos.

Agradecimentos: inseri-los, se for o caso, após as conclusões, de maneira sucinta.
Referências bibliográficas: devem incluir apenas as mencionadas no texto e em tabelas, gráficos, fotos ou imagens, aparecendo em ordem alfabética e em letras maiúsculas. Evitar citações de resumos, trabalhos não publicados e comunicação pessoal. As referências no texto devem também aparecer em letra maiúsculas, seguidas da data. A apresentação segue as normas da ABNT.

TOME NOTA
• Os orientadores são responsáveis por supervisionar e revisar o(s) resumo(s) expandido(s) de seu(s) aluno(s) e, antes de submetê-lo(s), efetuar rigorosa revisão gramatical, ortográfica e de digitação em todos os dados.
• Os trabalhos que não atenderem as normas exigidas serão automaticamente reprovados.

NORMAS DO PÔSTER

INFORMAÇÕES PARA APRESENTAÇÃO

  1. A avaliação dos trabalhos tem início às 14h e término às 18h;
  2. Os pôsteres deverão ser afixados no dia anterior ao da apresentação (período vespertino);
  3. Cabe ao autor do trabalho providenciar fita adesiva ou cordão para pendurar seu pôster;
  4. Os trabalhos devem ser apresentados por um único aluno, preferencialmente o primeiro autor;
  5. Durante a apresentação do pôster é obrigatória à presença de pelo menos um dos autores com o crachá, entregue no credenciamento;
  6. Um dos autores do trabalho deverá permanecer junto ao pôster, para responder às questões dos interessados;
  7. Todos os trabalhos apresentados são avaliados em formulário específico;
  8. Os trabalhos serão agrupados por área do conhecimento;
  9. O tempo para apresentação do pôster será de 5 min, mais os questionamentos dos avaliadores;
  10. Não será permitida a apresentação por terceiros-não autores, performática, com retroprojetor, computador, microfone e/ou outros equipamentos elétricos, aparelhos e instrumentos sonoros que interfiram na comunicação.

PRAZO PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS: 27 DE JULHO DE 2017

ELABORAÇÃO

1) Preparação do pôster

Os autores deverão preparar o pôster apenas se o resumo enviado for aceito para apresentação.

2) Dimensão do pôster

Largura: 60 cm.
Altura: 90 cm.

3) Clareza e apresentação

  • O texto do pôster deverá ser legível a uma distância de pelo menos 2 metros;
  • Utilizar os vários recursos gráficos disponíveis para despertar o interesse do público;
  • Não é obrigatória a impressão em plotter, mas o pôster deve possuir características de um cartaz;
  • Organizar as informações de modo que a ideia central do trabalho seja facilmente compreendida;
  • Utilizar o mínimo de texto e o máximo de figuras, fotos, tabelas e gráficos possíveis.

4) No pôster deverá constar:

  • Título idêntico ao do resumo submetido;
  • Nomes e instituições dos autores;
  • Introdução, Metodologia, Resultados e Conclusões, Bibliografia; Instituição de fomento se houver.

ATENÇÃO:

  • Os alunos do CEULP/ULBRA que tiverem seus trabalhos aprovados devem colocar do lado esquerdo do pôster a logomarca do CEULP/ULBRA e do direito do curso de Psicologia (ambos disponíveis na página).

Verificado Submissões Abertas Verificado Avaliada pelos Pares


CEULP/ULBRA

CENTRO UNIVERSITÁRIO LUTERANO DE PALMAS
Avenida Teotônio Segurado 1501 Sul, Palmas - TO
CEP 77.019-900, Caixa Postal nº 85
(63) 3219-8000

COORDENAÇÃO DE PSICOLOGIA

Coordenadora
Irenides Teixeira

Coordenadora Adjunta
Cristina D'Ornellas Filipakis Souza

Email: psicologia@ceulp.edu.br
Site do Curso
Facebook
(63) 3219-8078 / 3219-8072 / 3219-8068

EXPEDIENTE

REITORIA
Reitor
Adriano Chiarani da Silva

Diretora Acadêmica
Parcilene Fernandes de Brito

Diretor Administrativo
Enéias Cardoso de Oliveira

COORDENAÇÃO DE EXTENSÃO
Coordenador
Luiz Gustavo Santana

COORDENAÇÃO DE PESQUISA
Coordenadora
Conceição Aparecida Previero