CPA

Quem Somos

A Comissão Própria de Avaliação do CEULP (CPA - CEULP), que desenvolve e coordena o processo de autoavaliação institucional, é constituída por diferentes segmentos da comunidade acadêmica, incluindo professores, alunos, funcionários técnicos-administrativos e, ainda, representantes da sociedade civil organizada.

A presença de diferentes perspectivas e contextos na CPA garante uma avaliação abrangente e imparcial da instituição, nos processos de concepção, condução do processo de coleta e interpretação dos dados e socialização dos resultados, além de reflexões e acompanhamento da incorporação dos resultados no planejamento da gestão acadêmico-administrativa.

Histórico

1997
O CEULP instituiu a Comissão Própria de Avaliação e de Cursos (COPEAI).

Essa comissão era composta por representantes da Direção Geral, Direção Acadêmica, Coordenação de Pós-graduação, Pesquisa e Extensão, Coordenações dos Cursos, Coordenação da Assessoria de Comunicação Social, Assessoria Técnica e de Planejamento, Coordenação do Apoio Docente, Bibliotecário Chefe, Secretário Geral, Corpo Docente, Corpo Discente e Coordenação de Estágios.

2004
O CEULP instituiu a Comissão Própria de Avaliação (CPA-CEULP).

Em 28 de maio de 2004, o CEULP instituiu a CPA-CEULP para sistematizar e conduzir os processos de avaliação institucional, de acordo com o que determina a Lei 10.861 de 14 de abril de 2004, que instituiu o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES). A CPA-CEULP, mais do que atender às diretrizes do SINAES, foi criada para consolidar a Avaliação Institucional já praticada desde 1997. Desta forma, busca contribuir para a qualificação da instituição, a partir do levantamento de informações obtidas como elementos balizadores que norteiam as tomadas de decisão da gestão.

2014...
O CEULP ajustou o formato da CPA para atender demandas da comunidade acadêmica.

O processo avaliativo realizado pela instituição segue atendendo às diretrizes previstas pelo SINAES, sendo que a metodologia atual, com os devidos ajustes, foi oficializada no ano de 2014, quando passou por discussões com a comunidade interna e externa para eventuais correções e adequações que atendam aos seus anseios.

Composição Atual

Madianita Bogo Marioti
Presidente da CPA
Thaís Moura Monteiro
Corpo Docente - Vice Presidente CPA
Douglas Aquino Moreno
Corpo Técnico-Administrativo
Ráisse Marcella Patrício Gomes
Corpo Técnico-Administrativo

Autoavaliação Institucional

Você, professor, acadêmico, gestor e funcionário administrativo está convidado a conhecer o trabalho de autoavaliação, realizado pela Comissão Própria de Avaliação do CEULP (CPA-CEULP), e acompanhar os resultados obtidos a partir de sua participação.

A CPA-CEULP desenvolve e coordena o processo de autoavaliação dentro de uma perspectiva de permanente crescimento e evolução do CEULP. Para isso, realiza o levantamento das potencialidades, que devem ser valorizadas, e das oportunidades de melhoria, com permanente reflexão e acompanhamento do desenvolvimento institucional.

Os relatórios das avaliações conduzidas pela CPA-CEULP, desde o ano de 2012, com resultados, ações, metas e acompanhamento da incorporação dos resultados pela instituição da estão disponíveis na seção downloads.

Metodologia de Avaliação

A avaliação engloba todos os 5 eixos, abrangendo as 10 dimensões, e é realizada anualmente, alternando entre a "Avaliação da Instituição" e a "Avaliação dos Cursos":

1

Nos anos pares é feita a “Avaliação da Instituição”, na qual o CEULP e os seus cursos são avaliados por gestores administrativos, coordenadores, corpo técnico administrativo, professores e alunos;

2

Nos anos ímpares é feita a “Avaliação dos Cursos”, na qual são avaliadas as coordenações dos cursos, as turmas e seus respectivos professores, além de uma autoavaliação. Esta é respondida apenas pelos alunos e pelos professores.

3

A autoavaliação é aplicada através de questionário composto por questões objetivas e por duas questões subjetivas, em seções distintas para o contexto do ensino presencial e EaD. As questões são revisadas a cada avaliação, de forma que são levadas em consideração os resultados das autoavaliações anteriores, as discussões com vários segmentos da instituição, as avaliações realizadas por comissões designadas pelo INEP e complementada com os resultados expressos no ENADE.

4

Após a aplicação dos questionários é feita a compilação e a análise dos dados obtidos, que são socializados e encaminhados aos setores e segmentos para conhecimento e, quando é o caso, tomadas de decisão e de ações para implantação de melhorias no processo pedagógico-administrativo.

Instrumento de Avaliação

A finalidade deste trabalho é gerar conhecimentos para aplicação prática na solução de problemas específicos de uma determinada realidade, por isso o instrumento é classificado de pesquisa aplicada. A abordagem é quantitativa, devido à possibilidade de quantificação de fatos e opiniões e o seu caráter é exploratório, tendo em vista que os dados analisados podem gerar conhecimentos novos a partir das relações existentes entre as respostas fornecidas pelos diversos atores que participaram da pesquisa.

Nas avaliações são elaborados questionários (apresentados nos relatórios disponibilizados seção downloads) com questões objetivas, com as seguintes alternativas de resposta:

  • “Não se aplica ou não tenho opinião”
  • “Totalmente insatisfeito ou totalmente em desacordo”
  • “Insatisfeito ou discordo”
  • “Parcialmente satisfeito ou concordo parcialmente”
  • “Satisfeito ou concordo”
  • “Plenamente satisfeito ou concordo totalmente”

Além das questões objetivas, são inseridas questões subjetivas (uma ou duas, dependendo do tipo de avaliação), não obrigatórias. Através das questões subjetivas, a comunidade acadêmica pode inserir comentários, críticas e/ou sugestões.

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