Plano de Ensino

Turma 0109 - Administração de Marketing II - 2012/2

Curso: Administração

Período: 6

Professor(es): Sidney Soares de Sousa Sândheskinny

Carga Horária: 68 h

Ano/Semestre: 2012/2

Objetivo

Formar administradores capazes de aliar a competência profissional, científica e humanística para atuarem em diferentes contextos organizacionais e sociais com ética, responsabilidade social e ambiental.

Ementa

A administração integrada das variáveis do composto de marketing, dentro das premissas de orientação para o mercado. O processo de marketing dentro do planejamento estrategico de uma organização. O processo de marketing estrategico, administrando as variáveis de segmentação de mercado, estabelecimento de mercado-alvo e posicionamento. As ferramentas do composto de marketing para atingir os objetivos mercadologicos da empresa. Implementação do marketing, controlando as suas atividades. Criando um plano estrategico de marketing e buscando um feedback de seus clientes. Questões éticas e legais na comunicação de marketing.

Competências

O estudo da disciplina de Administração de Marketing II pretende desenvolver nos acadêmicos a capacidade de:

- Aproveitar os nichos de mercado disponibilizados pela globalização através do desenvolvimento de ações de Marketing Sustentável, levando em consideração o contexto do marketing internacional a realidade das empresas locais, seja pública ou privada.

- Desenvolver planos de marketing com estratégias mercadológicas voltadas para a criação e posicionamento de marcas e produtos/serviços no mercado, bem como a construção de valor, satisfação e fidelização de clientes;

Habilidades

Após o estudo da disciplina Administração de Marketing II, espera-se que os acadêmicos sejam capazes de:

- Executar o desenvolvimento de produtos e serviços, marcas e embalagens, comunicação e estratégias de localização e distribuição;

- Aplicar a agregação de valor a produtos e serviços para satisfazer o consumidor, adequando as estratégias mercadológicas diante da mudança do comportamento do consumidor;

- Entender a importância do Plano de Marketing na gestão mercadológica;

Programa

CONCEITOS E TAREFAS DA ADMINISTRAÇÃO DE MARKETING:
Conceitos e Considerações Abrangentes de Marketing.
Gestão e Análise do Ambiente de Marketing.

SATISFAÇÃO, VALOR E FIDELIDADE DO CLIENTE:
- Construção de Valor, Satisfação e Fidelidade do Cliente.
- Gestão do Relacionamento com o Cliente (CRM).
- Análise do Comportamento do Consumidor.

DESENVOLVIMENTO DE MARCAS FORTES:
- Criação de Brand Equity.
- Desenvolvimento e comunicação da estratégia de posicionamento da marca.
- Gestão da Concorrência.

DESENVOLVIMENTO DAS OFERTAS AO MERCADO:
- Definição da Estratégia de Produtos;
- Relações entre produtos e Marcas;
- Embalagem, Rotulagem e Garantias.

DESENVOLVIMENTO E GERENCIAMENTO DE SERVIÇOS:
- Estratégias de Marketing para empresas prestadoras de serviços.
- Gerenciamento da qualidade e de marcas de serviços.

DESENVOLVIMENTO DE PROGRAMAS E ESTRATÉGIAS DE DETERMINAÇÃO DE PREÇO:
- Estabelecimento de Preço.
- Adequação do Preço.

PROJETO E GERENCIAMENTO DE CANAIS E REDES DE VALOR:
- Canais de Marketing e redes de valor.
- Marketing no e-commerce.

GERENCIAMENTO DE VAREJO, ATACADO E LOGÍSTICA:
- Varejo.
- Atacado.
- Logística de Mercado.

GERENCIAMENTO DA COMUNICAÇÃO DE MASSA: PROPAGANDA, PROMOÇÃO DE VENDAS, EVENTOS E RELAÇÕES PÚBLICAS:
- Desenvolvimento e gerenciamento de um programa de propaganda.
- Decisão sobre mídia e avaliação de sua eficácia.
- Promoção de vendas.
- Eventos e Experiências.
- Relações Públicas.

GERENCIAMENTO DAS COMUNICAÇÕES PESSOAIS: MARKETING DIRETO E VENDAS PESSOAIS:
- Marketing Direto.
- Marketing Interativo.
- Princípios da Venda Pessoal.

PROJETO DE OFERTA AO MERCADO GLOBAL:
- Competição em nível global.
- Decisão sobre o ingresso no mercado global.

GERENCIAMENTO DE UMA ORGANIZAÇÃO DE MARKETING HOLÍSTICO
- Tendências e Práticas do Marketing.
- Marketing Interno.
- Marketing Socialmente Responsável.
- O Futuro do Marketing.

Metodologia

No processo de ensino-aprendizagem da disciplina de Administração de Marketing II será utilizada a técnica de aula expositiva e dialogada, com abertura a interatividade e feedback, visando relacionar teoria e prática.

No decorrer das aulas serão formados grupos para estudos de casos no objetivo de envolver os acadêmicos de forma dinâmica e participativa para a discussão de cases visando a reflexão e atuação crítica sobre a tema.

Para melhor expor as aulas serão utilizados os recursos institucionais: quadro/pincel, datashow e vídeos de acordo com a necessidade do tema exposto. Já para o acompanhamento dos alunos, o conteúdo será disponibilizado no portal e na xérox sempre que houve necessidade.

No objetivo de levar os acadêmicos à prática da gestão de marketing no contexto empresarial, visando levá-los a ambientes de aprendizagem profissional, serão realizados trabalhos de campo e visitas técnicas, resultando em relatórios para socialização em seminários.

Os alunos terão a oportunidade de discutirem sobre marketing através do ensino por projetos que tem como objetivo criar condições para que o aluno aprenda a propor e desenvolver planos de marketing para empresas públicas e privadas, criando, agregando e posicionando marcas e produtos/serviços. Ao final, os projetos serão apresentados para toda a turma para socialização e debate.

Os alunos, através do plano de marketing, também irão aprender através do desenvolvimento produtos/serviços com marca, embalagem, rótulo etc. Vale salientar que os aspectos teóricos não serão dispensados durante a prática em laboratório. Os produtos serão expostos no hall de entrada do centro universitário para apresentação a comunidade universitária.

O mundo corporativo virtual também será explorado pelos acadêmicos através de mini-cursos em ambientes virtuais e videoconferência, bem como pesquisa e a criação correta de trabalhos em PowerPoint.

Para consolidar as atividades realizadas na internet, são dispostas aos acadêmicos três Atividades Semipresenciais que deverão ser respondidas pelos mesmos, obedecendo a prazos e instruções próprias.

Avaliação

O processo de avaliação da disciplina de Administração de Marketing II será conduzido de forma contínuo, sistemático e cumulativo, obedecendo a Resolução Nº363, DE 21 DE JULHO DE 2010, do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CONSEPE), seguindo da seguinte forma:

A freqüência, participação e atividades em sala de aula contribuirão com até 10% da média final do G1 e G2.

Para julgar o desenvolvimento do conhecimento assimilado no G1 e G2, serão solicitados relatórios e trabalhos técnicos (produção acadêmica), individuais e/ou em grupos, podendo ser apresentados em seminários com contribuição de até 30%.
E para concluir com o processo avaliativo do G1, o conhecimento adquirido será mensurado através de uma prova com questões objetivas (falso-verdadeiro, múltipla escolha etc.) e subjetivas (dissertativas), sem consulta, valendo até 60% na média final do G1.

O Planejamento e execução do Seminário de Empreendedorismo contribuirá com até 60% na média do G2. (Conforme aprovação do Conselho do Curso).  Caso o acadêmico não atinja a média do grau final poderá realizar uma prova de substituição de nota, onde será cobrado o conteúdo de todo o semestre letivo numa única prova com valor de até 100% da média final.

As atividades semipresenciais no portal não terão nota atribuída própria, porém, se validada a resposta, o aluno terá direito de assinar a freqüência correspondente ao dia da atividade conforme calendário acadêmico.
OBS: Alunos inscritos no DESAFIO SEBRAE, desde que não eliminados no período do fechamento da nota, G1 ou G2, obterão 1 ponto na média.


Critérios de Avaliação:

- Presença, pontualidade e participação em sala de aula.
- Apresentação e entrega de trabalhos no prazo.
- Planejamento e execução do Seminário de Empreendedorismo.
- Realização de provas.
- Resolução das Atividades Semipresenciais.


Instrumentos de Avaliação:

- G1 (Peso 1):

- Freqüência e participação em atividades nas aulas: até 10% da média final (1 ponto).

- Relatório ou trabalho técnico e seminário: até 30% da média final (3 pontos).

- Prova (conteúdo do semestre): até 60% da média final (6 pontos).

- G2 (Peso 2):

- Freqüência e participação em atividades nas aulas: até 10% da média final (1 ponto).

- Relatório ou trabalho técnico e seminário: até 30% da média final (3 pontos).

- Planejamento e execução do Seminário de Empreendedorismo: até 60% da média final (6 pontos). (Conforme aprovação do Conselho do Curso).



SUBSTITUIÇÃO DE GRAU:

- Prova (Conteúdo de todo o semestre): até 100% da média final (10 pontos).

Bibliografia

Básica

KOTLER, P, KELLER, Kevin Lane. Administração de marketing. 12ª Ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2010. 750 p., il.

KOTLER, Philip. Administração de Marketing: análise, planejamento, implementação e controle. 4ª Ed. São Paulo: Atlas, 1996. 676 p., il.

MESTRINER, Fabio. Design de embalagem: curso básico. 2ª ed. rev. São Paulo: Pearson Makron Books, 2007. 138 p., il.

Complementar

COBRA, Marcos. Marketing de serviços: conceitos e estratégias. 2ª ed. São Paulo: Cobra (Editora), 2002. 309. p.

KOTLER, Philip. Princípios de Marketing. 9ª ed. Rio de Janeiro: Prentice Hall, 1998. 527 p.

LAS CASAS. Marketing de serviços. 4ª ed. São Paulo : Atlas, 2006. 251 p., il.

LAS CASAS. Plano de marketing para micro e pequenas. 4ª ed. São Paulo : Atlas, 2006. 164 p.

ZENONE, Luiz Claudio. Customer relationship management (CRM) conceitos e estratégias: mudando a estratégia sem comprometer o negócio. São Paulo: Atlas, 2001. 156 p.