Sobre o curso

Administração

Coordenador(a): Anna Carolina Silveira Coury Pacheco

E-mail do(a) Coordenador(a): administracao@ceulp.edu.br

E-mail do curso: administracao@ceulp.edu.br

Objetivo

Formar administradores capazes de aliar a competência profissional, científica e humanística para atuarem em diferentes contextos organizacionais e sociais com ética, responsabilidade social e ambiental.

Perfil do Egresso

O egresso do curso de Adminstração do CEULP/ULBRA terá uma formação que lhe permita atuar nas diversas áreas das organizações. Essa atuação compreende fazer diagnóstico e apresentar solução para problemas, intervir nos processos produtivos, trabalhar em equipe, ter flexibilidade intelecutal, adaptar-se a situações novas, gerenciar organizações. A formação compreende a compreensão e a plena utilização dos modelos da ciência administrativa, visão global da sociedade contemporânea em seu contexto atual e perspectivas futuras. Também destina-se a formar profissionais com sólida formação humanística e que demonstrem compreensão do todo administrativo, de modo integrado, sistêmico e estratégico, bem como de suas relações com o meio externo.
O perfil desejado é, ainda, de um profissional atento às novas manifestações dos setores de negócios, em que se formam novas manifestações de poder e novas alianças econômicas. A busca de uma consciência cada vez maior é um dos instrumentos fundamentais para se atingir o perfil desejado desses profissionais, cuja alienação representa uma perda para a sociedade, uma vez que são representantes da cidadania e devem ter a consciência aguçada e uma visão global mais lúcida. O que distingue um bacharel de outro não é somente sua competência técnica, mas também sua orientação filosófica e ética. É a ética que dá consistência para agir dos profissionais. Assim sendo, o perfil do bacharel em Administração precisa incorporar além do domínio técnico, a internalização de valores de responsabilidade social, justiça, ética profissional, entre outras.
Finalmente, espera-se que os administradores formados pelo CEULP adquiram a compreensão da necessidade do contínuo aperfeiçoamento profissional e do desenvolvimento da autoconfiança e liderança para o exercício profissional com base nos princípios aqui referenciados.
Portanto, ao final do curso, o graduado deverá demonstrar dentre outras habilidades:
- Criar, planejar, organizar e gerir seu próprio negócio;
- Exercer funções de direção, assessoramento, consultoria e de pesquisador;
- Atuar na administração das organizações e desenvolver atividades específicas na área profissional;
- Compreender e analisar criticamente as organizações, antecipar e promover mudanças;
- Atuar em equipes multidisciplinares, contribuindo para o crescimento da equipe;
- Tomar decisões a partir de uma visão global e integradora no meio em que está inserido;
- Expressar-ser e comunicar-se interpessoal e grupalmente.

Mercado de Trabalho

O mercado de trabalho analisa o administrador pelas características que levam a pessoa a atingir a excelência profissional. Nesse sentido, espera-se do profissional da Administração iniciativa e criatividade, além de comportamento ético profissional, exercício da liderança junto aos colaboradores, autoconfiança e seja capaz de tomar decisões.Também o mercado de trabalho espera que o administrador pense a organização de forma holística. Signfica que se utilize do planejamento estratégico, seja um agente de mudanças, esteja comprometido em atingir os objetivos das organizações, de seus colaboradores, fornecedores, clientes e na própria sociedade.
Ainda o mercado espera que o administrador tenha equilíbrio emocional para fazer frente às pressões do dia-a-dia de trabalho, não se deixando abalar por situações que exijam dele uma tomada de decisão consciente e firme, que tenha capacidade de se comunicar em todos os escalões da organização e segmentos da sociedade, independente da formação educacional ou cultural destes. Outras habilidades esperadas relaciona-se com ser capaz de empreender, de ser inovador, criativo, ousado e que tenha capacidade de correr riscos calculados nos seus empreendimentos e/ou nos empreendimentos que dirige, gerando oportunidades de trabalho e ocupação para a sociedade.
Por fim, o administrador deve ter a habilidade de incentivar, agregar e articular as pessoas que estão ao seu redor, buscando o engajamento e a cooperação de todos na realização do trabalho.

Diferencial

O curso de Administração do CEULP dispõe de uma biblioteca com bom acervo em livros e periódicos, laboratórios de informática, salas de aula climatizadas e corpo docente qualificado.

Selo da responsabilidade social
CENTRO UNIVERSITÁRIO LUTERANO DE PALMAS
Avenida Teotônio Segurado 1501 Sul Palmas - TO CEP 77.019-900
Fone: (63) 3219 8000

O que achou dessa página?

Clique e deixe seu comentário