Cerca de 600 pessoas já participaram das ações do NEI

Na busca por transformação, o Núcleo realiza múltiplas ações em diversos setores

Por Prof. Sidney Sândheskinny - Coordenador – Palmas-TO
15/05/2019 • Atualizado em 15/05/2019 12:21

Empreendedorismo e inovação são caminhos que não se dissociam. Desta forma, o Núcleo de Empreendedorismo e Inovação – NEI do Centro Universitário Luterano de Palmas - Ceulp/Ulbra, desde 2014 vem realizando ações com o objetivo de promover um contato mais próximo dos acadêmicos com a prática profissional, ao mesmo tempo em que novas ideias empreendedoras vão surgindo durante o percurso, respondendo às demandas e necessidades do ramo empresarial da região.

 

O NEI faz parte de uma iniciativa conjunta entre cursos de Administração, Arquitetura e Urbanismo, Ciências Contábeis, Engenharia Civil e Engenharia de Minas do Ceulp/Ulbra juntamente com  Associação Comercial e Industrial de Palmas – ACIPA, MAXDATA e a Prefeitura de Palmas.

 

Além de promover o desenvolvimento dos participantes, busca-se estimular a colaboração entre as instâncias envolvidas  como meio de incentivar a inovação e o desenvolvimento regional.

 

Sua atuação está relacionada com disciplinas dos cursos envolvidos ao Núcleo como gestão de operações e de tecnologias, empreendedorismo e ações na área de iniciação científica, de forma a contribuir diretamente na formação dos acadêmicos e atender as demandas oriundas do ramo empresarial do Tocantins.

 

Apoiar os acadêmicos a participarem desta iniciativa, é uma forma de multiplicar e transferir conhecimento, especialmente ao que se refere a tecnologia, que na época atual, tem se mostrado grande instrumento para compartilhar conhecimento e informações, além de atuar como agente de transformação social.

 

Dentre algumas das atividades desenvolvidas e disponibilizadas ao público externo estão apoiar pequenas e médias empresas - PME e cooperativas em questões abordadas nos cursos participantes do NEI, dar apoio e suporte a ações empreendedoras, desenvolver atividades de extração voltadas para preservação do meio ambiente e de sustentabilidade da mineração dentre outras diversas.

 

A professora e coordenadora responsável pelo Núcleo de Empreendedorismo e Inovação Dr.ª Angela Ruriko Sakamoto, entende a iniciativa como uma ação maravilhosa e segundo ela, muitos egressos estão colhendo os frutos plantados durante a vivência no projeto, apresentando ótimos rendimentos que são créditos à experiência proporcionada pelo NEI.

 

Egresso do curso de Engenharia de Minas, Carlos Henrique Xavier Araújo, conta que seu primeiro contato com o Núcleo, se deu a partir de um convite da coordenadora a participar da iniciativa. “Após começar minha iniciação científica como bolsista do CNPq e trabalho de conclusão do curso de Engenharia de Minas da instituição houve o convite para atuar na minha área no Núcleo. Participei do projeto ‘Redes de colaboração em prol do Empreendedorismo e da Inovação no Estado do Tocantins - Estudo do Quartzo de Cristalândia/TO para aplicação em células fotovoltaicas’”.

 

O engenheiro afirma que sua participação foi fundamental para sua formação profissional e pessoal. Ademais, relata que seu contato com a pesquisa científica ocorreu durante a graduação e no período em que esteve no NEI pode colocar em prática o conhecimento adquirido no decorrer do curso.

 

Quando perguntado sobre conseguir visualizar a contribuição do Núcleo na sua área de formação, Carlos comenta que “participar de um grupo de pesquisa acadêmica na graduação, que têm como objetivo colaborar para o desenvolvimento da sociedade, despertou o interesse em continuar na vida acadêmica.”

 

O engenheiro relatou que apresentou dois trabalhos na Jornada de Iniciação Científica do Ceulp/Ulbra e apresentou seu TCC também relacionado ao Núcleo de Empreendedorismo e Inovação. Após concluir sua graduação ingressou no mestrado no Programa de Engenharia Mineral do Departamento de Engenharia de Minas e Petróleo da Universidade de São Paulo e atualmente é aluno de doutorado. Os méritos conquistados em sua trajetória acadêmica, Carlos atribui a sua experiência vivida no NEI.

 

Em 2018, foram beneficiados por suas ações cerca de 400 pessoas, sendo 45 acadêmicos dos cursos envolvidos no Núcleo. Atualmente, conta com a participação de 50 acadêmicos do Ceulp/Ulbra que desenvolvem ações com temas relativos a Empreendedorismo, Gestão de Operações (produção enxuta), Gerência de Projetos e uso de Tecnologia (em PME, construção e lavras).

 

De acordo com a egressa do curso de Engenharia de Minas do Ceulp/Ulbra, Luzinete Larissa Andreatta, o NEI ampliou sua visão quanto a gestão de pessoas e lhe mostrou a realidade do mercado de trabalho na área da Mineração.

 

A engenheira ainda avaliou sua experiência no projeto como imprescindível, “se não fosse a vivência no NEI, eu não teria a experiência e visão que tenho hoje. Amadureci mediante aos estudos praticados lá”.

 

As ações pelo Núcleo de Empreendedorismo e Inovação geraram diversos produtos provenientes de sua atuação, como TCC’s, propostas de projetos para CNPq, guia de boas práticas para construção enxuta residencial unifamiliar, relatório com pontos de melhoria para atendimento de clientes de PME, Estatuto do Ceulp Júnior – criado e aprovado no âmbito das coordenações de curso e artigos aprovados.

 

Foram realizadas ações conjuntas com a  Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Turismo e Cultura - SEDEN, ULBRATECH, SEBRAE, Associação Comunitária Cultural de Natividade - ASCCUNA. E  desenvolvidas ações nas cidades de Cristalândia, Natividade, Pium e Palmas.

 

Os acadêmicos que participam nas atividades desenvolvidas pelo Núcleo são estagiários, bolsistas, voluntários ou orientandos de TCC, sendo que estes  recebem certificado emitido pelo Coordenação de Extensão e Assuntos Comunitários de atividade extra complementar.

 

Em um mundo onde as perguntas são as que giram a roda do conhecimento, o NEI se desenvolve na busca por transformar e contribuir para que os envolvidos em suas ações prosperem e alcancem seus objetivos.

 

Núcleo de Empreendedorismo e Inovação – NEI

Os atendimentos são realizados pelos acadêmicos de segunda a sexta em horário comercial e no sábado pela manhã, devem ser previamente agendados e são totalmente gratuitos. Para mais informações basta em entrar em contato pelo telefone (63) 3219-8043 ou pelo email nei@ceulp.edu.br.

 

Fonte: http://ulbra-to.br/noticia/2019/05/13/Cerca-de-600-pessoas-ja-participaram-das-acoes-desenvolvidas-pelo-NEI

Veja também

#vempraulbra

Essa é nossa maneira de ensinar, inspirar e transformar alunos em pessoas e profissionais únicos no mercado.
  • Aplicação da teoria a problemas reais com atuação multidisciplinar.
  • Pesquisa científica e desafios organizacionais.
  • Desenvolvimento de liderança e trabalho em equipe.
  • Estímulo ao empreendedorismo, inovação e tecnologia.
  • Aproximação com o empresariado local.
  • Estímulo ao comportamento ético e responsável.
  • Engajamento social.
Vestibular ULBRA 2023 * Consulte o regulamento