“O administrador é o profissional que tem a capacidade de vislumbrar o futuro e as competências para alcançá-lo”

Confira entrevista com o coordenador de Administração, Adm. Sidney Sândheskinny.

Por Raabe Andrade - Estagiária de Jornalismo – Palmas-TO
19/06/2019 • Atualizado em 19/06/2019 10:39

Curso de Administração várias instituições de ensino têm, mas o que o do Centro Universitário Luterano de Palmas - Ceulp/Ulbra tem de especial? O que o torna uma referência no estado do Tocantins? Para responder a essas e outras questões, conversamos com o coordenador do curso Sidney Soares de Sousa Sândheskinny, que nos falou sobre a história e os projetos da Administração no Ceulp/Ulbra, suas experiências no convívio com os alunos e suas percepções sobre o papel do administrador na sociedade.

 

Confira a entrevista completa para conhecer melhor o nosso curso e se inteirar de tudo o que ele pode te oferecer!

 

Ceulp/Ulbra: Dentre tantos cursos de Administração disponíveis, o que o do Ceulp/Ulbra tem de especial?

Sidney: Quando a gente vê o curso de Administração do Ceulp/Ulbra comparado com os demais que estão na nossa região, é importante destacar que ele foi pioneiro no Tocantins, o primeiro a ser implantado no estado, ele tem essa característica na veia. Então devido a isso, ao longo do tempo, principalmente pelo início da Capital, por ser um curso muito ligado a área de gestão e a cidade na época depender de gestão em muitos aspectos, o nosso curso formou muitos profissionais que foram depois políticos, ex-governadores, deputados, empresários que hoje têm empreendimentos de renome na cidade, todos egressos do Ceulp.

 

 

Mas além disso, quando comparamos nosso curso com os demais, é nítido que temos um viés empreendedor, ou seja, nós não queremos formar os nossos acadêmicos para serem concurseiros, servidores públicos; não que tenhamos qualquer preconceito com o servidor, mas a gente percebe que o que transforma mesmo as pessoas é o empreendedorismo. Então todas as disciplinas, os projetos que a gente se envolve são voltados a fazer com que os nossos acadêmicos  saiam daqui como profissionais empreendedores e temos vários exemplos disso, de alunos que abriram seus próprios negócios e são bem sucedidos.

 

 

Outra coisa é que a gente pode dizer é que o nosso curso é muito próximo do acadêmico, a gente se preocupa muito desde o momento que ele entra, até o momento em que ele sai. A gente sempre conversa com o aluno para saber a atual situação dele no mercado, se ele não está estagiando ou trabalhando por conta, ou porque ele não encontrou um local. E se ele não encontrou, a gente busca encaminhá-lo, vai atrás disso com ele.

 

 

 

Ceulp/Ulbra: O curso de Administração tem hoje algum projeto ou desenvolve alguma ação que preste serviço à sociedade?

Sidney: Nós desenvolvemos projetos na disciplina de Consultoria Empresarial. A proposta dessa disciplina é formar consultores, então são alunos que já estão no 7° ou 8° período que vão até as empresas que estão com alguma deficiência, algum problema e mediante o que eles estão habilitados eles prestam essa consultoria. Além disso temos o Núcleo de Empreendedorismo e Inovação - NEI.

 

 

Ceulp/Ulbra: O que é o NEI, para que ele serve?

Sidney: O Núcleo de Empreendedorismo e Inovação (NEI) foi pensado inicialmente pela professora doutora Ângela Sakamoto. Ela trouxe essa proposta e nós abraçamos: criar um núcleo que fomentasse o empreendedorismo e a inovação. É um núcleo que não envolve apenas o curso de Administração, ele foi pensado dentro do curso, mas a gente trabalha de forma colaborativa com outros cursos.

 

 

Ceulp/Ulbra: Quais são as principais atividades que vocês desenvolvem no NEI?

Sidney: O gerenciamento de projetos tem sido a grande veia do NEI, porque eles incluem os cursos de Engenharia Civil, Engenharia de Minas e Sistemas de Informação. Mas a gente vai além, nós temos parcerias com o Governo do Estado como por exemplo, para desenvolver o mapeamento do potencial mineral do Estado. Quem fará esse levantamento será o curso de Engenharia de Minas, mas quem fará a gestão das cooperativas, a organização desse projeto é o NEI.

 

 

Ceulp/Ulbra: Qual a diferença do NEI para uma incubadora de projetos?

Sidney: No NEI, não surgem negócios, ideias de negócios. São projetos, demandas que vêm da sociedade e aí, diante da nossa competência desenvolvemos o projeto, como por exemplo as quebradeiras de Côco do Bico do Papagaio. Elas têm uma demanda de tornar o produto delas competitivo, principalmente o óleo do coco do babaçu, que era feito de uma forma bem artesanal, então nós estamos trabalhando o desenvolvimento da marca, da embalagem, o processo de agregar valor a este produto, abrir mercado, entre outras coisas.

 

 

Ceulp/Ulbra: Quais as possibilidades de atuação de um administrador?

Sidney: Nós vendemos a ideia e acreditamos nisso, que a Administração é a profissão que move o mundo. Todas as instituições, governos, órgãos e empresas dependem de atividades administrativas, então a Administração enquanto ciência existe e é necessária, sem ela resultados não seriam alcançados. Quando a gente pensa no que faz os resultados serem alcançados, a gente vê a importância de um administrador, porque embora qualquer pessoa possa administrar, quando existe um profissional que entende do que ele faz, temos uma outra perspectiva.

 


O profissional tem a capacidade de vislumbrar o futuro e tem as competências e habilidades para fazer com que se atinja aquele futuro, de forma racional, eficiente e produtiva. Se for o caso de uma empresa privada, que ela gere competitividade, estabilidade financeira, se for uma empresa pública, que ele possa garantir que ela seja mais eficiente, econômica, célere. Sem contar que o administrador é formado para lidar com gente e na sociedade quando se envolvem recursos e problemas, você saber colocar as pessoas no lugar certo e saber conduzi-las é um diferencial. Nós não queremos que nossos alunos sejam subordinados, mas que eles sejam figuras de proa, a pessoa que vai liderar pessoas.

 

 

Mas para isso a gente tem de enfrentar barreiras na sala de aula. Tem aluno que não consegue falar em público e a gente vai trabalhando nisso, é maravilhoso! Às vezes o aluno entra totalmente calado, cru, inseguro e do meio pro fim ele deslancha e você fica todo orgulhoso. Porque o aluno que já chega pronto você já tem a expectativa de que ele vai ser aquilo ali, vai  melhorar, se aperfeiçoar. Mas o aluno que não tem muitas habilidades que ele passa a desenvolver em sala de aula, é espetacular ver seu desenvolvimento.

 

 

Ceulp/Ulbra: O que ainda podemos esperar do curso de Administração do Ceulp/Ulbra?

Sidney: Nós estamos retrabalhando nossa grade curricular, e essa grade vem com uma proposta inovadora. Pretendemos que ela comece a valer já em 2020/1 e vai ser construída permitindo que o aluno, durante seu período de curso, obtenha 4 certificações. O aluno terá quatro trilhas de aprendizado para percorrer e a cada vez que ele completar uma delas, que corresponde a um conjunto de disciplinas, ele será certificado naquela área.

 

 

Ceulp/Ulbra: Seria como um certificado técnico?

Sidney: Exatamente, queremos que o nosso aluno seja formado para ser um bom gestor de micro e pequena empresa, gestor financeiro e a tendência que é gestão de projetos. Isso vai ser muito importante, porque mesmo que se ele não conseguir finalizar o curso, se ele tiver finalizado a trilha, vai sair com uma certificação da instituição.

 

 

Sidney Soares de Sousa Sândheskinny é administrador, formado pelo Ceulp/Ulbra, graduado no ano de 2009. Tem MBA em gestão de marketing estratégico e gestão empresarial e atualmente está cursando mestrado em Agroenergia na UFT. É docente da instituição há dez anos, desde o ano de sua graduação e atua como coordenador do curso desde 2017.

 

Fonte: ACS-CEULP/ULBRA

Veja também

#vempraulbra

Essa é nossa maneira de ensinar, inspirar e transformar alunos em pessoas e profissionais únicos no mercado.
  • Aplicação da teoria a problemas reais com atuação multidisciplinar.
  • Pesquisa científica e desafios organizacionais.
  • Desenvolvimento de liderança e trabalho em equipe.
  • Estímulo ao empreendedorismo, inovação e tecnologia.
  • Aproximação com o empresariado local.
  • Estímulo ao comportamento ético e responsável.
  • Engajamento social.
Vestibular ULBRA 2023 * Consulte o regulamento