Sobre o curso

Biomedicina

Coordenador(a): Marcos Rodrigues Cintra

E-mail do(a) Coordenador(a): biomedicina@ceulp.edu.br

E-mail do curso: biomedicina@ceulp.edu.br

Objetivo

Promover a formação de um profissional com forte domínio de conteúdo, coerência e espírito crítico diante dos problemas que afligem a sociedade, sensibilizando-o no sentido de centrar o ser humano como objetivo final de suas idéias e ações, sendo o instrumento ativo da transformação harmoniosa das relações entre a ciência e a sociedade e evidenciando sua competência no exercício da atividade profissional.









Perfil de Trabalho

A biomedicina está inserida no dia a dia e na história das universidades, laboratórios, hospitais, bancos de sangue, clínicas, empresas, institutos de pesquisa e indústrias. A cada dia, a Biomedicina vence uma barreira, desbrava fronteiras do corpo humano e da ciência. O Biomédico é um profissional da área da saúde com formação generalista, humanista, crítica e reflexiva, tendo condições de atuar em todos os níveis do setor.
Hoje são mais de três dezenas de habilitações devidamente regulamentadas pelo Conselho Federal de Biomedicina. O que garante o exercício pleno da atividade profissional nestas atividades.
O Biomédico é capaz de se integrar com os demais profissionais da área, com competência para a promoção de saúde e prevenção de doenças, para execução técnica dos ensaios, interpretação, análise crítica dos resultados e gestão dos serviços laboratoriais, sempre orientado pela conduta ética e pelos interesses da Sociedade Brasileira.

Mercado de Trabalho

O profissional Biomédico tem inúmeras opções de trabalho. Essas opções podem ser agrupadas em: docência, pesquisa científica, meio empresarial público e privado no país e até mesmo no exterior.
Na área de análises clínicas o Biomédico está apto a realizar análises, ser responsável técnico, assinar e emitir laudos, assumir chefias técnicas, ser diretor ou proprietário de laboratório. Na área de banco de sangue o Biomédico pode processar sangue e derivados, realizar exames pré transfusionais, realizar sorologias, assumir chefias técnicas, ser diretor do banco de sangue (exceto transfusão). Na área de análises ambientais o Biomédico está apto a prestar consultorias, ser proprietário da empresa, realizar análises físico-químicas e análises microbiológicas. Nas análises bromatólógicas pode realizar análises de alimentos, análises físico-químicas e análises microbiológicas. Na área de biologia molecular, realizar análises moleculares, interpretação de resultados, emissão e assinatura de laudos e pareceres técnicos (ver exceções). Na área de citologia o Biomédico está apto a realizar avaliação citológica do material esfoliativo (citologia esfoliativa) (ver exceções). Na área da bioindústria e bioempresa pode-se realizar análises químicas e biológicas, produção de soros e vacinas, kits de reagentes para análises, assumir chefias técnicas e ser diretor ou proprietário de empresas do setor. Na área de imagenologia o Biomédico pode realizar radiografias, ultrassonografias, tomografias, ressonância magnética e medicina nuclear (a interpretação do laudo é vedada). Entre as áreas em crescimento está a de análise forense, na função de perito criminal, lidando com alta tecnologia e novas técnicas de exame de tecidos (histologia)

Diferencial

O curso de Biomedicina do CEULP/ULBRA possui o melhor complexo laboratorial em termos de instalações físicas e equipamentos de todo o sistema ULBRA, com a finalidade de dar aos nossos acadêmicos as melhores condições para o cumprimento das atividades em ensino, pesquisa e extensão. São salas climatizadas, complexo laboratorial para disciplinas básicas, biblioteca, salas de informática e laboratório escola equipado para o desenvolvimento das análises clínicas. Nos primeiros períodos as aulas práticas são voltadas para a origem, estrutura e função dos tecidos, anatomia, estudos bioquímicos e manipulação de vidrarias. Posteriormente, o acadêmico desenvolve uma visão crítica e ampliada a partir dos conhecimentos das disciplinas que proporcionam o diagnóstico laboratorial, tais como: Microbiologia Clínica, Parasitologia, Hematologia Clínica, Imunologia Clínica, Bioquímica Clínica, Liquídos Corporais, Genética e Biologia Molecular. Sendo esta última a área de ênfase do curso de biomedicina do CEULP/ULBRA.

Selo da responsabilidade social
CENTRO UNIVERSITÁRIO LUTERANO DE PALMAS
Avenida Teotônio Segurado 1501 Sul Palmas - TO CEP 77.019-900
Fone: (63) 3219 8000

O que achou dessa página?

Clique e deixe seu comentário