Palestra: Uso de Ferramenta OLAP para Identificar Quebras de Ligações Químicas

17 de maio de 2017, às 18h15, no Labin V (Complexo de Informática do CEULP)

17/05/2016 • Atualizado em 17/05/2016 09:29

O Ciclo de Seminários terá hoje (17/maio) a palestra que encerrará o evento no semestre, O tema da vez é “Uso de Ferramenta OLAP para Identificar Quebras de Ligações Químicas”, que será apresentada pelos acadêmicos Ranyelson Neres Carvalho, aluno do curso de Sistemas de Informação do CEULP e orientado pela profa. Madianita Bogo. Esta é uma pesquisa realizada entre uma parceria dos cursos de Computação e Farmácia do CEULP.

A simulação de dinâmica molecular possibilita obter informações de uma molécula, por meio de sua evolução temporal no sistema, e permite extrair informações como, por exemplo, as distâncias entre os átomos ao longo do processo de simulação. Estas distâncias podem ser utilizadas para identificar como ocorre o processo de quebra de ligações em moléculas, quando comparadas com uma base de dados de referência, disponibilizada pelo NIST (National Institute of Standards and Technology). Porém a simulação da dinâmica molecular retorna uma grande quantidade de informações, o que dificulta a comparação manual com a base do NIST. Assim, uma ferramenta OLAP permite automatizar o processo de análise dos dados, identificando os momentos em que ocorrem estes fenômenos em moléculas de antocianinas.

Achou o tema interessante? Quer entender um pouco mais sobre como é trabalhar com representação molecular em ambientes computacionais? Venha participar de mais uma edição do Ciclo de Seminários, a edição que encerra as atividades no semestre.

Aguardem a agenda do segundo semestre...

Sobre o Ciclo de Seminários

O Ciclo de Seminários é um evento acadêmico dos cursos de Computação do CEULP/ULBRA, que tradicionalmente ocorre as terças-feiras, desde 1999, sendo um dos eventos mais antigos e tradicionais da Instituição.

Neste evento, são proferidas palestras sobre os mais variados temas, em sua maioria, por alunos ou egressos dos cursos de Computação do CEULP/ULBRA. Na ocasião, os alunos têm a oportunidade de divulgar os resultados dos seus trabalhos de pesquisa desenvolvidos em Projetos de Iniciação Científica, Estágios ou TCCs, além de promover um fórum de discussão a respeito de recentes temas sobre Tecnologia que estão em foco em um cenário global.

Veja também

#vempraulbra

Vem pra nossa família
  • Maior quantidade de computadores por aluno
  • Salas temáticas de ensino, pesquisa e extensão
  • Desenvolvimento de sistemas voltados para a comunidade
  • Realização de eventos científicos e tecnológicos semanais
  • Programa ITGirls voltado para Mulheres na TI
  • Egressos bem posicionados no Brasil e no mundo
  • Somos mais do que um curso, somos uma família
Vestibular ULBRA 2023 * Consulte o regulamento