Gestão Tecnológica Interdisciplinar

Computação, Psicologia e Contábeis em debate

22/11/2017

Gestão Tecnológica Interdisciplinar é um evento que busca a integração de disciplinas dos mais diversos cursos com o objetivo de provocar reflexões e debates sobre temas relacionados a economia, ao mercado e ao ser humano e a relação destes com conceitos e técnicas emergentes da área da computação.

Esse evento é promovido pelos cursos de Sistemas de Informação, Ciência da Computação e Engenharia de Software do CEULP através da disciplina Gestão Tecnológica II, ministrada pela professora Parcilene Fernandes. Os cursos parceiros deste evento interdisciplinar são os cursos de Psicologia, com as disciplinas Antropologia (ministrada pelo prof. Sonielson) e Saúde, Bioética e Sociedade (ministrada pela professora Renata), de Ciências Contábeis, com a disciplina Contabilidade Geral (ministrada pela professora Cássia) e a disciplina institucional da área Social Aplicada, Introdução à Economia (ministrada pelo prof. Jhon Max).

Serão apresentadas duas palestras no evento nas seguintes datas e horários:

Big Data & IoT: Quem sou eu? Como os dados me definem? No dia 22/11, às 16h, no miniauditório 542 e às 21h na sala 203.

Bitcoin & Blockchain: aprenda sobre a moeda digital e o livro contábil. No dia 16/11, às 19h30, na sala 329 e no dia 22/11, às 19h30, na sala 336.

Matheus Leal, aluno de Sistemas de Informação do CEULP, explica sobre um dos temas das palestras do evento no texto a seguir: "Bitcoin é uma moeda digital criada em 2009 por um indivíduo utilizando o pseudônimo Satoshi Nakamoto. Transações utilizando Bitcoins são realizadas sem a necessidade de entidades intermediárias, ou seja, sem bancos ou órgãos regulamentadores. A sua utilização não exige a cobrança de taxas nem mesmo a apresentação de documentos pessoais de identificação, porém a segurança das transações é garantida por meio da própria rede, chamada de Blockchain. Essa rede possui vários mecanismos que permitem que todo o processo seja simples, rápido, transparente e seguro, além de fornecer incentivos para que os próprios usuários da rede trabalhem para mantê-la em funcionamento."

Para Antônio Carlos Jr (O Toni, aluno de Ciência da Computação do CEULP, palestrante sobre o tema Big Data & IoT), "estamos vivenciando um mundo cada vez mais conectado, de modo que, o mundo digital e o físico estão se fundindo em torno de objetos do dia a dia. Como cidades inteiras se tornando inteligentes e conectadas a nuvem. O volume de dados gerados nos últimos anos é maior que o produzido em toda história da humanidade, isso é o Big Data, ou seja, uma gigantesca quantidade não só de volume, mas de variedade e velocidade de dados." 

Os alunos da turma 2017/2 de Gestão Tecnológica II fizeram toda a organização do evento, sem esse trabalho em equipe essa atividade não seria possível.  Esperamos que esse seja um dos muitos eventos que realizaremos nesse formato, pois debates interdisciplinares são ricos para ampliar os horizontes profissionais e de pesquisa. 

Veja também

#vempraulbra

Vem pra nossa família
  • Maior quantidade de computadores por aluno
  • Salas temáticas de ensino, pesquisa e extensão
  • Desenvolvimento de sistemas voltados para a comunidade
  • Realização de eventos científicos e tecnológicos semanais
  • Programa ITGirls voltado para Mulheres na TI
  • Egressos bem posicionados no Brasil e no mundo
  • Somos mais do que um curso, somos uma família
Vestibular ULBRA 2023 * Consulte o regulamento