Discurso de Formatura de Sistemas e Computação

O emocionante discurso de formatura feito por Matheus Leal para os cursos de Sistemas e Computação

08/02/2018
Formatura de Sistemas e Computação

"Hoje é um dia especial. Um dia para sorrir, para chorar, para se orgulhar, sentir saudades, alívio e uma série de outras coisas. Porém, acima de tudo, hoje é um dia para agradecer. Agradecer a todos aqueles que participaram da nossa caminhada até chegarmos a este dia. Sei que cada um dos formandos gostaria de agradecer a várias pessoas. No entanto, existe um grupo de pessoas em especial, que escolhemos para agradecer hoje. Essas pessoas são os nossos professores. O corpo docente dos cursos de Sistemas de Informação e Ciência da Computação do CEULP/ULBRA é excepcional. E acreditem, sei do que estou dizendo, pois além da convivência como aluno, também convivi como funcionário auxiliando na coordenação de curso por 3 anos. Durante esse tempo, eu pude observar o quanto eles amam o que fazem e o quanto eles se importam com seus alunos. A felicidade ao saber que um aluno com dificuldade conseguiu entender a matéria; a preocupação quando um aluno não vem fazer uma prova; os diversos materiais que disponibilizam para auxiliar no estudo das disciplinas; as orientações para o desenvolvimento do estágio e TCC; os elogios e broncas que dão nos alunos; enfim, eles são como pais e mães para nós. Essa dedicação e cuidado permitiu que chegássemos aqui hoje. Portanto, para falar um pouco sobre o que esse dia representa para nós, nada melhor do que utilizar o um pouco do que aprendemos com eles.  

Para começar, Fábio, a Ludmila mandou dizer que “É HOJE” o grande dia! E “O que temos para hoje, além de saudades?”, você pergunta, bom, temos felicidade, orgulho e um sentimento de vitória.

Também é importante dizer que, assim como a Heloise, “Não fugimos de trabalho de forma alguma”. Muito pelo contrário, estamos ansiosos para saber o que vem pela frente.

Mas, seguindo os conselhos do sábio mestre, Jackson: “Não compliquem, façam as coisas de forma simples. Procurem terminar uma etapa de cada vez.” Então, hoje concluímos uma etapa imprescindível para que, um dia, quem sabe, possamos alcançar os empregos que o Fabiano nos mostra no início do curso.

Por falar no Fabiano, não seria possível dizer aqui tudo o que aprendemos com ele. Primeiro porque são inúmeras coisas, o texto iria se estender bastante. Também porque a sua forma de ensinar costuma conter palavras inapropriadas para o horário. E eu não estou mentindo, hein. “Se eu estiver mentindo eu quero que esse teto caia sobre vocês.”

“Mas e aí, Cara Pálida, já terminou o trabalho?” Não, Madia, ele está apenas começando. Terminamos somente uma etapa. A jornada que está por vir é ainda mais longa e cheia de desafios. Sei que durante essa jornada iremos nos deparar com vários acertos e erros. Mas “é justificando erros que se aprende” não é mesmo, Cristina? Só saber o que está errado pode não te ajudar muito, se você não for capaz de corrigir o erro. Por isso, concordo com o Fernando quando ele diz: “Pessoal, vocês precisam aprender a pensar”. Não importa o quão difícil for o problema, temos que lembrar do que o Edeilson sempre nos dizia: “Vocês são da área da computação! Vocês têm que conseguir resolver os problemas”.

E agora, Parcilene, acredito que, finalmente, posso dar uma resposta ao seu profundo questionamento: “O que é a vida senão a sombra de um sonho que foge?” A vida está exatamente nos momentos em que conseguimos alcançar este sonho, aproveitá-lo e compartilha-lo com pessoas queridas, antes que ele se modifique e fuja novamente. Cada um de nós tem uma visão, uma trajetória e uma emoção diferente, mas hoje é o dia em que alcançamos o nosso sonho."

Discurso de Formatura dos cursos de Ciência da Computação e Sistemas de Informação

Matheus Rodrigues Leal

Veja também

#vempraulbra

Vem pra nossa família
  • Maior quantidade de computadores por aluno
  • Salas temáticas de ensino, pesquisa e extensão
  • Desenvolvimento de sistemas voltados para a comunidade
  • Realização de eventos científicos e tecnológicos semanais
  • Programa ITGirls voltado para Mulheres na TI
  • Egressos bem posicionados no Brasil e no mundo
  • Somos mais do que um curso, somos uma família
Vestibular ULBRA 2023 * Consulte o regulamento