Plano de Ensino

Turma 2117 - Estágio Curricular Supervisionado em Biologia II - 2011/1

Curso: Ciências Biológicas

Período: 5

Professor(es): Leandra Lofego Rodrigues

Carga Horária: 68 h

Ano/Semestre: 2011/1

Objetivo

Formar Biólogos, educadores e ou pesquisadores comprometidos com a realidade de seu tempo a fim de atuarem em prol de uma sociedade consciente, justa e democrática, através de um corpo de conhecimentos dos fenômenos que regem um ser vivo, bem como sua relação com o meio e o ambiente.

Ementa

Revisão de conteúdos programáticos na Escola de Ensino Médio. Análise crítica de metodologias de ensino que preconizem o conhecimento científico, tendo como objeto o trabalho pedagógico em Biologia no Ensino Médio.

Competências

- Ter capacidade de atuar na gestão do ensino, como mediador do processo de produção e ressignificação do conhecimento;
- Coordenar a ação pedagógica, na produção e difusão do conhecimento científico e tecnológico do campo biológico.
- Compreender o papel social de educador e ter capacidade de se inserir em diversas realidades com sensibilidade para interpretar as ações dos educandos;
- Levantar hipóteses, fazer conjecturas e elaborar estratégias para resolver as situações-problema que possam advir do quotidiano escolar e prática docente.
- Desenvolver a capacidade de aprendizagem continuada e aquisição e utilização de novas idéias e tecnologias;

Habilidades

- Investigar a realidade escolar do ensino médio, sua estrutura e funcionamento, contextualizando e caracterizando a realidade educacional;
- Aprimorar os conhecimentos teórico-práticos sobre biologia nas séries do Ensino Médio (1º ao 3º ano);
- Planejar aulas práticas de biologia para alunos de ensino médio e elaborar os planos de aula;
- Desenvolver a capacidade de transmissão de conteúdos de forma clara e objetiva utilizando diferentes recursos-didáticos;
- Motivar alunos de ensino médio e instigá-los acerca do conteúdo a ser abordado;
- Elaborar e utilizar atividades e dinâmicas para auxiliar no aprendizado;
- Utilizar estratégias de controle de disciplina em sala de aula;
- Avaliar a aprendizagem dos alunos;

Programa

1.O Currículo do Ensino de Biologia no ensino Médio.
2.Reflexão sobre a importância da Biologia no Ensino Médio.
3.Ética profissional.
4.Estudo dos conteúdos mínimos de Biologia no Ensino Médio.
5.O perfil do Professor de Biologia.
6.Análise de episódios de ensino na sala de aula de Ensino Médio.
7.Meios auxiliares para o ensino de Biologia.
8. Orientação, planejamento e apresentação de aulas teóricas e práticas.
11. Plano de Aula.
12. Avaliações

Metodologia

O Estágio em Biologia II, cujo foco principal é o estudo e desenvolvimento de metodologias para o ensino de Biologia, tem seu desenvolvimento pautado em:

1) Aulas ministradas pelo Professor de estágio abordando conteúdos relativos à metodologia do ensino de Ciências e Biologia, de acordo com o Plano de Ensino da disciplina;
2) Simulação de aulas para as séries correspondentes, realizadas no CEULP e acompanhadas pelo Professor de estágio e demais colegas de estágio;
3) Observações de aulas, da modalidade correspondente ao estágio, ministradas pelos professores-regentes na(s) escola(s)-campo;
4) Elaboração de relatório de estágio abordando o processo de ensino e aprendizagem.

Atividades Discentes
• Observação de uma turma de cada série (1º ao 3º ano) em uma escola de Ensino Médio durante 5 horas/aula, independente da disciplina ministrada no dia, comprovando através da ficha de acompanhamento das atividades de observação
• Anotações referentes às observações em fichas específicas utilizando a Ficha de observação do professor regente
• Planejamento, preparação e apresentação de aulas práticas sobre os conteúdos das séries em foco apresentando um Plano de aula
• Apresentação escrita e oral de um Relatório de estágio.

Avaliação

No Estágio Supervisionado em Biologia não haverá G1 e G2. As notas das atividades somarão no final o valor de 10,0 pontos. Não haverá substituição de grau e a não participação em alguma das atividades discentes, bem como a ausência de um dos ítens de avaliação resultará em reprovação do acadêmico. Os pontos serão distribuídos da seguinte forma:

• Simulação de aulas práticas em Biologia, quando o estagiário prepara e apresenta uma aula para o professor supervisor e demais colegas de estágio, valendo 40% do valor da avaliação final do Estágio, contendo Plano de aula (Anexo XIV) apresentando coerência e consistência com a aula a ser apresentada na simulação, valorado em 20% da avaliação final do Estágio;
• Relatório de Estágio, valendo 40% do valor da avaliação final do Estágio e contendo:
1. Fichas de Observações do Professor Regente (Anexo XII): relatórios analíticos sobre as aulas de biologia e demais disciplinas do ensino médio observadas na escola-campo;
2. Auto avaliação de sua simulações de aula em relação às aulas dos colegas, avaliação do Supervisor e as observações feitas na escola-campo.

Bibliografia

Básica

ANTUNES, Celso. Novas maneiras de ensinar, novas formas de aprender. Porto Alegre: ARTMED. 2002.

FAZENDA (ORG), Ivani Catarina Arantes. Um desafio para a didática: experiências, vivências, pesquisas. São Paulo: Loyola, 1991.

KRASILCHIK, Myriam. Biologia dentro e fora da escola :. 2. ed.. Porto Alegre: Mediação. 2003.

Complementar

LINHARES, Célia Frazão [et al.]. Ensinar e aprender : sujeitos, saberes e pesquisa. 2. ed. Rio de Janeiro : DP&A, 2002. 189 p.

RATHS, Louis E.. Ensinar a pensar:. 2. ed.. São Paulo: EPU. 1977.

RAYS, Oswaldo Alonso [coord]. Leituras para repensar a prática educativa. Porto Alegre: Sagra. 1990.

SANT'ANNA, Ilza Martins. Didática: aprender e ensinar. São Paulo: Loyola, 1989.

ZABALA, Antoni. A prática educativa:. Porto Alegre: ARTMED. 1998.