Acadêmicos visitam o TJ/TO

Os acadêmicos da disciplina de Direito Constitucioal II (5N), sob a orientação do Prof. MSc Gustavo Paschoal, visitaram o Tribunal de Justiça do Estado do Tocantins. Tal atividade faz parte do estudo sobre o Poder Judiciário.O TJ/TO publicou matéria sobre o assunto:

20/10/2014 • Atualizado em 20/10/2014 13:55

Acadêmicos do curso de Direito da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra) visitaram na tarde desta quinta-feira (16/10) o Tribunal de Justiça. A iniciativa faz parte do projeto “Conhecendo o Judiciário”, que busca apresentar uma visão ampla do Poder Judiciário tocantinense à comunidade acadêmica.
Os estudantes foram recepcionados pela Assessoria de Cerimonial, que mostrou as instalações e os conduziu pelos diversos setores administrativos do prédio e pelas Galerias dos Ex Presidentes e desembargadores. Os alunos assistiram parte da sessão do Tribunal Pleno, com desembargadores e juízes convocados presentes. Nas Câmaras Cíveis e Criminais os visitantes tiveram uma breve palestra sobre o funcionamento do Poder Judiciário do Estado ministrada pelo Diretor Judiciário Francisco de Assis Sobrinho.


Para o professor e coordenador do curso de Direito da Ulbra Gustavo Paschoal, visitas assim são de fundamental importância para os estudantes porque é necessário um contato mais prático com as estruturas do Poder Judiciário. “É importante porque esses alunos estudam a estrutura, mas muitos deles acabam ficando sem conhecer o funcionamento. Esse projeto é muito interessante para nós da Universidade e essa abertura dada pelo TJ auxilia os estudantes na sua carreira porque em breve tudo o que for abordado fará parte da rotina deles no dia a dia e tendo esse conhecimento, tudo será mais fácil”, completou.


Para o acadêmico Jordan Silva, estar no Tribunal e ver a aplicação concreta do direito é muito importante. “Conhecer a estrutura TJ é necessário para a familiarização do estudante com o cenário em que vamos atuar futuramente. Todos deveriam ter essa experiência.”
A estudante Jacqueline Mendes de Oliveira avaliou a visita como uma iniciativa de extrema relevância para a sua vida profissional. “É muito bom estar aqui e tirar as nossas dúvidas sobre as mais diversas questões incluindo o funcionamento do sistema e-Proc que já é um assunto bastante falado em nosso meio”, afirmou.


Elda Antunes, estudante do 9º período, disse que ainda não havia tido a oportunidade de fazer uma visita dessas a um órgão do Poder Judiciário e avaliou de maneira positiva a ação. “É muito prazerosa essa visita ao TJ porque é uma maneira de associarmos o conteúdo que temos em sala de aula à pratica”, disse a estudante.


As turmas interessadas em participar do projeto “Conhecendo o Judiciário” podem entrar em contato com a Diretoria de Comunicação do Tribunal de Justiça, através do número: (63) 3218-4305.

 

Disponível em: 

http://www.tjto.jus.br/index.php/listagem-noticias/2944-conhecendo-o-judiciario-traz-estudantes-da-ulbra-ao-tjto

Veja também

#vempraulbra

Venha viver o Direito na ULBRA PALMAS!
  • Percentual de aprovação no Exame de Ordem acima da média do Estado
  • Práticas e interações sociais desde o primeiro período, por meio de atividades extensionistas
  • Único Curso de Direito do Estado do Tocantins que conta com um Centro Judiciário de Resolução de Conflitos do Poder Judiciário do Estado do Tocantins - CEJUSC
  • Presença de um Núcleo de Atendimento às Vítimas de Crimes e Atos Infracionais Violentos (NAVIT), do Ministério Público do Estado do Tocantins
  • Convênios firmados com diversas instituições e Poderes que compõem o Sistema de Justiça, garantindo ao acadêmico o contato com a prática jurídica real
  • Grupos de Pesquisa cadastrados no CNPq
  • Curso vinculado na melhor Instituição de Ensino Superior do Estado do Tocantins, de acordo com o MEC