Visita ao Ministério Público Estadual

https://mpto.mp.br/web/portal/2017/03/22/estudantes-de-direito-visitam-sede-do-mpeDaianne Fernandes

27/03/2017 • Atualizado em 27/03/2017 15:46

Um grupo de estudantes do curso de direito do Ceulp/Ulbra em Palmas participou de uma visita dirigida à sede do Ministério Público Estadual (MPE), na capital. Na ocasião, conheceram Promotores e Procuradores de Justiça, bem como os diversos setores da instituição.

 

A ação faz parte de um projeto da professora Graziela Ribeiro, do núcleo de práticas jurídicas da Ulbra, que tem como objetivo contribuir para que os alunos conheçam mais de perto os órgãos que compõem o sistema de Justiça no Estado e que têm sede em Palmas. “A visita ao MPE foi excelente. Na Universidade, os alunos estudam como funciona cada Instituição de justiça, mas com essas visitas eles começam a perceber que essas carreiras são acessíveis e entender como cada instituição funciona na prática”, pontuou.

 

Guiados pela equipe do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (Cesaf), os alunos foram recepcionados, no auditório do Colégio de Procuradores, pela Procuradora e coordenadora do Cesaf, Vera Nilva Álvares Rocha Lira, pelo  assessor técnico do Cesaf, o Promotor aposentado José Kasuo Otsuk e pelos Promotores de Justiça, Maria Roseli de Almeida Pery e Miguel Batista, que fizeram uma breve explanação sobre o funcionamento do MPE e suas diversas áreas de atuação.

 

A coordenadora do Cesaf, destacou a importância de ações como essa, já que os estudantes, futuramente, serão servidores, membros ou usuários dos serviços oferecidos pelo MP. “A nossa razão de ser são os serviços a serem prestados para a sociedade”, destacou.

 

No prédio do MP, os estudantes conheceram o estúdio do Cesaf, oCentro de Apoio às Promotorias da Infância e Juventude (Caopij), o auditório da Instituição, além de receberem material complementar. Durante a visita, tiveram contato com os Promotores de Justiça Pedro Geraldo Aguiar, Flávia Souza, Fábio Lang, Edson Azambuja e Gilson Arrais e com o Procurador Marco Antônio Alves Bezerra. Cada um deles apresentou informações sobre a sua atuação no MPE, além de orientações aos alunos referentes ao início da vida profissional.

Veja também

#vempraulbra

Venha viver o Direito na ULBRA PALMAS!
  • Percentual de aprovação no Exame de Ordem acima da média do Estado
  • Práticas e interações sociais desde o primeiro período, por meio de atividades extensionistas
  • Único Curso de Direito do Estado do Tocantins que conta com um Centro Judiciário de Resolução de Conflitos do Poder Judiciário do Estado do Tocantins - CEJUSC
  • Presença de um Núcleo de Atendimento às Vítimas de Crimes e Atos Infracionais Violentos (NAVIT), do Ministério Público do Estado do Tocantins
  • Convênios firmados com diversas instituições e Poderes que compõem o Sistema de Justiça, garantindo ao acadêmico o contato com a prática jurídica real
  • Grupos de Pesquisa cadastrados no CNPq
  • Curso vinculado na melhor Instituição de Ensino Superior do Estado do Tocantins, de acordo com o MEC