Direito do CEULP premiado no VI Congresso Internacional de Direitos Humanos

Acadêmico(a)s de Curso de Direito foram classificados para apresentações - comunicações orais - no Auditório do TJ, bem como premiados entre três primeiros lugares nas apresentações de painéis.

01/11/2017 • Atualizado em 03/11/2017 12:01

Aconteceu entre os dias 25 a 27 de outubro o VI Congresso Internacional de Direitos Humanos, realizado por meio de parceria entre o Tribunal de Justiça do Estado do Tocantins (TJ/TO) e a Universidade Federal do Tocantins (UFT). O evento ocorreu tanto no TJ/TO quanto na Escola Superior da Magistratura Tocantinense (ESMAT).

 

Propiciou-se, nesta edição, a participação de alunos de graduação por meio de apresentações de painéis. Para tanto, necessário se fez o envio prévio de resumos expandidos, avaliado às cegas, por dois avaliadores. Houve a possibilidade de participação em três linhas de pesquisa: (1) Fortalecimento do judiciário como estratégia de combate à pobreza; (2) Proteção social das pessoas e do meio ambiente para erradicação da pobreza; (3) O acesso à educação, à tecnologia e à informação como instrumentos de efetivação dos Direitos Humanos.

 

Duas premiações foram feitas: (I) dos melhores resumos expandidos enviados (primeiro lugar de cada eixo), e (II) dos melhores apresentados em painéis (três primeiros lugares).

 

Dos resumos expandidos, o primeiro lugar na linha 3 (O acesso à educação, à tecnologia e à informação como instrumentos de efetivação dos Direitos Humanos) ficou para as acadêmicas do Curso de Direito do CEULP/ULBRA, Lanoan Barbosa Firmino e Alessandra Ramos do Carmo, que apresentaram pesquisa intitulada "DIREITO E EDUCAÇÃO: MECANISMOS DE INCLUSÃO SOCIAL", sob a orientação do Professor Mestre Geraldo Cabral.

 

Da apresentação de painéis, tivemos o seguinte resultado quanto à cada linha de pesquisa, no que tange a participação de acadêmico(a)s de Direito do CEULP:

(1) Fortalecimento do judiciário como estratégia de combate à pobreza: 2º LUGAR para o acadêmico Henrique de Araújo Souza, com trabalho intitulado "OS MEIOS ALTERNATIVOS DE SOLUÇÃO DE CONFLITO: INTRUMENTOS DE FORTALECIMENTO DO PODER JUDICIÁRIO E ERRADICAÇÃO DA POBREZA"; 3º lugar para a acadêmica Gabriella Rocha Barros, que apresentou a pesquisa "MEDIAÇÃO E CONCILIAÇÃO COMO UMA FORMA DE INCLUSÃO SOCIAL EM PALMAS – TOCANTINS". Professora Especialista Fabiana Luiza orientou os trabalhos.

(2) Proteção social das pessoas e do meio ambiente para erradicação da pobreza: 1º LUGAR para a acadêmica Larissa Carlos Rosenda, com trabalho "UMA FORTUNA PROTEGIDA: A TRIBUTAÇÃO DOS LUCROS E DIVIDENDOS A LUZ DA CAPACIDADE CONTRIBUTIVA E ISONÔMICA SOCIAL", orientada pela Professora Mestra Graziele Ribeiro.

(3) O acesso à educação, à tecnologia e à informação como instrumentos de efetivação dos Direitos Humanos: 3º LUGAR para os acadêmicos Kenelly Brito Carvalho e Cleber Alves da Silva, devido a apresentação da pesquisa "PRINCÍPIO DA INFORMAÇÃO PARA EFETIVIDADE DOS DIREITOS HUMANOS", sob a supervisão da Professora Especialista Fabiana Luiza.

Parabéns a todo(a)s acadêmico(a)s (Henrique Araujo de Sousa, Gabriella Rocha Barros, Celia Rodrigues Pereira, Hiandra Farias Mota Silva, Ycyara Carvalho Ramos Varanda, Larissa Carlos Rosenda, Kenelly Brito Carvalho, Cleber Alves da Silva, Igor Labre de Oliveira Barros, Lanoan Barbosa Firmino, Alessandra Ramos do Carmo, Kauã Wanderley) e professore(a)s envolvidos.

 

Nove dos 19 trabalhos apresentados foram feitos por adacêmico(a)s e Professore(a)s do Curso de Direito do CEULP!

 

O Curso de Direito do CEULP  sente-se orgulhoso por tais premiações em um Congresso Internacional de Direitos Humanos!

 

 

 

Veja também

#vempraulbra

Venha viver o Direito na ULBRA PALMAS!
  • Percentual de aprovação no Exame de Ordem acima da média do Estado
  • Práticas e interações sociais desde o primeiro período, por meio de atividades extensionistas
  • Único Curso de Direito do Estado do Tocantins que conta com um Centro Judiciário de Resolução de Conflitos do Poder Judiciário do Estado do Tocantins - CEJUSC
  • Presença de um Núcleo de Atendimento às Vítimas de Crimes e Atos Infracionais Violentos (NAVIT), do Ministério Público do Estado do Tocantins
  • Convênios firmados com diversas instituições e Poderes que compõem o Sistema de Justiça, garantindo ao acadêmico o contato com a prática jurídica real
  • Grupos de Pesquisa cadastrados no CNPq
  • Curso vinculado na melhor Instituição de Ensino Superior do Estado do Tocantins, de acordo com o MEC