Parabéns Guerreiras!

Professora Mestra Fabiana Luiza Tavares - Curso de Direito CEULP/ULBRA

16/03/2020 • Atualizado em 16/03/2020 15:54

Nesta semana gostaria de homenagear todas as mulheres em nome das minhas queridas alunas.

Sempre digo que elas possuem o “frescor da juventude”. A própria beleza está na juventude e nos sonhos que a elas são confiados.

Meninas que, com todo vigor saem à luta para estudar, trabalhar; até mesmo desafiando limites intelectuais na busca de um sonho, na conquista de uma graduação e na inserção no mercado de trabalho.

Muitas deixam o conforto dos seus lares, deixam seus pais, deixam até seus filhos em companhia de outras pessoas para conquistarem a graduação com louvor.

São verdadeiras guerreiras!

Isolam-se no artesanato, na culinária e venda de produtos para completar a renda.

Outras até levam seus filhos para de vez em quando, nos corredores acompanha-las, por motivo desconhecido não conseguiram ninguém para cuidar.

Saem das aulas mais cedo porque a criança chora, ou alguém ligou avisando que a febre aumentou e seus filhos querem somente a mãe. Inevitável!!!

Aquela mãe que ao final do semestre viu que não conseguiu absorver todo conteúdo porque estava cansada ou não simplesmente porque a criação do filho é independente e solitária, chora, lamenta e até reprova na disciplina.
Mesmo com todos os obstáculos ainda continuam firmes, mesmo faltando forças e tempo para prosseguir.

Sei que não são reconhecidas e nem exaltadas por decidirem conjugar a maternidade com o crescimento intelectual porque nossa sociedade não perdoa aqueles que decidem ou por um “descuido” são forçadas a não galgar o caminho na idade certa.
Não quero enaltecer tal atitude mas quero enobrecer aquelas que, mesmo diante das adversidades, retornam ao caminho da vida com mais força e vigor.

Nem sempre essa maternidade é acompanhada por um companheiro, porque por vezes ter alguém não significa ter apoio porque esta maternidade é solitária nos cuidados.
Sempre foi assim!!! A maternidade tem um peso sobre nós mulheres e apesar de toda dificuldade que vejo, peço à Deus forças para todas nós e um deslumbre no grande papel que fazemos que é educar novos cidadãos para esta sociedade. Toda sociedade passa pelo colo e afeto de uma grande mulher.
E estes cidadãos serão capazes de enxergar que, mesmo não tendo um lar convencional e com muito conforto, esta mulher que é chamada de mãe ousou a mudar todo cenário para dar uma vida melhor aos filhos e sua parentela, ousou acreditar que é possível a transformação através do conhecimento.

Parabéns guerreiras!!

Continuem lutando.

Seus filhos serão gratos e nós conseguimos enxergar vocês.
O futuro depende do que vocês mulheres farão (mesmo com muito sacrifício) no dia de hoje e o hoje é de luta.

A fraqueza não é um de nossos atributos, pois somos fortes.

Deus abençoe vocês.

 

Veja também

#vempraulbra

Venha viver o Direito na ULBRA PALMAS!
  • Percentual de aprovação no Exame de Ordem acima da média do Estado
  • Práticas e interações sociais desde o primeiro período, por meio de atividades extensionistas
  • Único Curso de Direito do Estado do Tocantins que conta com um Centro Judiciário de Resolução de Conflitos do Poder Judiciário do Estado do Tocantins - CEJUSC
  • Presença de um Núcleo de Atendimento às Vítimas de Crimes e Atos Infracionais Violentos (NAVIT), do Ministério Público do Estado do Tocantins
  • Convênios firmados com diversas instituições e Poderes que compõem o Sistema de Justiça, garantindo ao acadêmico o contato com a prática jurídica real
  • Grupos de Pesquisa cadastrados no CNPq
  • Curso vinculado na melhor Instituição de Ensino Superior do Estado do Tocantins, de acordo com o MEC