Plano de Ensino

Turma 0008 - Fundamentos da Educação Física - 2012/1

Curso: Educação Física - Bacharelado

Período: 1

Professor(es): Cézar Augusto Caldas Souza Leão

Carga Horária: 136 h

Ano/Semestre: 2012/1

Objetivo

O curso de Educação Física Bacharelado tem como objetivo de formar profissionais empreendedores, competentes, conscientes, autônomos, éticos, para intervenção profissional nos campos da saúde, do lazer, do esporte e da cultura tendo como referência o contexto social e econômico regional em uma visão globalizada.

Ementa

Apresentação e contextualização da Educação Física e da cultura universitária em geral; Discussão sobre diferentes aspectos do mercado de trabalho não escolar e suas interfaces; Apresentação da diversidade de abordagens éticas e técnicas. Apresentação dos elementos fundamentais sobre os diversos esportes coletivos e individuais e seus respectivos conhecimentos formativos para as habilidades técnicas comuns e diferentes entre si, levando em consideração na dinâmica da ação, a inter-relação entre os mesmos. Evolução histórica da ginástica; terminologia, conceituação de movimento, descrição de exercício e classificações; valências físicas, atividades com implementos de pequeno e grande porte.

Competências

Desenvolver nos acadêmicos autonomia e capacidade de organização, espírito crítico e cooperação em diferentes populações.
Capacidade de mobilizar, articular e colocar em ação valores, conhecimentos e habilidades necessárias para o desempenho eficiente e eficaz de atividades requeridas pela natureza do trabalho. Dominar linguagens envolvendo a área específica.
Construir argumentações e elaborar propostas para solução de problemas.
Atuar com ética e responsabilidade

Habilidades

Conhecer a estrutura organizacional e pedagógica da Ed. Física
Conhecer e analisar as diversidades de abordagens éticas e técnicas, das diferentes correntes pedagógicas da EFI escolar.
Conhecer e compreender os elementos fundamentais sobre os diversos esportes coletivos e individuais e seus respectivos conhecimentos formativos para as habilidades técnicas comuns e diferentes entre si, levando em consideração na dinâmica da ação, a inter-relação entre os mesmos. Conhecer a história da ginástica e sua evolução; as terminologias, conceituação de movimento, descrição de exercício e classificações; desenvolvimento de um plano de aula; valências físicas. Conhecer o código de ética para atuação do profissional.  

Programa

Histórico e a evolução da ginástica.
1.1 Elementos fundamentais da Educação Física. Nomenclatura básica utilizada em ginástica. Estilos de ginástica.
1.2 Manual de ajudas e seqüência pedagógica dos movimentos de solo e acrobáticos.
1.3 Materiais utilizados e alternativos.
2. Classificação de exercícios segundo: a ação, região anatômica e efeitos.
3. Propriedades motoras e aspectos psicomotres.  
4. Interpretação e critérios de descrição de movimentos.
5. Abordagens e tendências pedagógicas da Educação Física escolar.
6. Desportos
6.1 Escolar
6.2 De rendimento
6.3 Tecnica e tatica
7. Jogos
7.1 Cooperativos
7.2 Lúdicos
7.3 Pré Desportivos
7.4 Esportivos
 8. Metodologia no ensino dos jogos
8.1 Formas metodologicas de jogos
8.2 Series metodologicas de jogos
8.3 Principios metodologicos de jogos
8.4 Concepcoes metodologicas de jogos
9. Fases de Aprendizagem no ensino de Jogos
9.1 Aprendizagem das tecnicas
9.2 Fixacao das tecnicas
9.3 Aperfeicoamento e aplicacao
10. Cuidados com o aperfeicoamento precoce
11. Vivências de praticas pedagogicas  
12. Formação Profissional
13. Elaboração de aula

Metodologia

A disciplina será desenvolvida de forma dinâmica e participativa, através de aulas expositivas e práticas, buscando e colocando situações práticas do dia a dia do profissional. Trabalhos em grupos, produção escrita e apresentações, utilizando dinâmicas diferenciadas. Visita às instituições de ensino para observação e vivência prática pedagógica. Atividades semipresenciais: utilização de um sistema web para a apresentação de questões que devem ser respondidas no prazo estipulado pelo calendário acadêmico.

Avaliação

CRITÉRIOS E INSTRUMENTOS:
A avaliação é um processo contínuo, utilizando-se dos seguintes instrumentos. G I: prova escrita individual. (valor 6,0).
Trabalhos= 4,0
Trabalhos de pesquisa com apresentação escrita com os seguintes critérios: (2,0)
a) ortografia;
b) coerência textual;
c) normas de apresentação de trabalhos científicos. resolução 066 (ULBRA),
d) fundamentação teórica coerente com o tema proposto,

Na apresentação oral avalia-se: (2,0)
a) coerência com a produção escrita nos slides;
b) argumentação oral embasada na bibliografia;
c) roteiro de apresentação e criatividade,
d) organização do grupo.
A avaliação é um processo contínuo, utilizando-se dos seguintes instrumentos. G II: prova escrita- (valor 6,0)
Trabalhos práticos= docência - (escrito e oral)- Elaboração de plano de aula e desenvolvimento com alunos do ensino fundamental. valor 1,0
Seminário- trabalho escrito e oral - valor 2,0
Substituição de grau  valor 10,0, prova escrita

Bibliografia

Básica

Barbanti, Valdir José. Dicionário de educação física e esporte / Valdir J. Barbanti. 2. ed. Barueri : Manole, 2003

Publio, Nestor Soares. Evolucao historica da ginastica olimpica. São Paulo : Phorte, 1998

Pérez Gallardo, Jorge Sergio Didática de educação física : a criança em movimento : jogo, prazer e transformação. São Paulo : FTD, 1998.

Weineck, Jürgen Atividade física e esporte para que?. Barueri : Manole, 2003.

Complementar

Beresford, Heron A ética e a moral social através do esporte.Rio de Janeiro : Sprint, 1994

Bregolato, Roseli Aparecida Cultura corporal do esporte : livro do professor e do aluno.São Paulo : Ícone, 2003

Weineck, Jürgen.Futebol total : o treinamento físico no futebol. Guarulhos : Phorte, 2000.