Plano de Ensino

Turma 0026 - Ginástica de Academia - 2012/1

Curso: Educação Física - Bacharelado

Período: 5

Professor(es): Erika da Silva Maciel

Carga Horária: 68 h

Ano/Semestre: 2012/1

Objetivo

O curso de Educação Física Bacharelado tem como objetivo de formar profissionais empreendedores, competentes, conscientes, autônomos, éticos, para intervenção profissional nos campos da saúde, do lazer, do esporte e da cultura tendo como referência o contexto social e econômico regional em uma visão globalizada.

Ementa

Diferentes abordagens da ginástica oferecida em
academias, seus conceitos e implicações em diversos Aspectos; vivências através de laboratórios coreográficos e elaboração de programas adequados às respectivas modalidades de ginástica de academia, acompanhamento das novidades no mundo do fitness.

Competências

Compreender os fundamentos básicos para elaboração de uma aula de ginástica de academia nas suas diversas variações atuais, planejando, estruturando e executando uma aula. Aprendendo a respeitar a individualidade biológica de cada ser humano, considerando faixa etária, nível de condicionamento físico, possíveis patologias e demais distinções que possa haver no universo da prática. Trabalhando a criatividade e as informações teórico-prática aprendidas no decorrer do curso para elaboração de um plano de aula.

Habilidades

Identificar os métodos de elaboração, estruturação e planejamento de uma aula de ginástica de distintas modalidades do mundo fitness, considerando o individual e coletivo. Desenvolvendo o senso crítico para observar as variações atuais sem perder os princípios de um planejamento adequado aos praticantes

Programa

1. Apresentação da disciplina, plano de ensino, métodos e avaliação;
2. Conceitos em ginástica e fitness;
3. Histórico da academias no Brasil ,tipos de ginástica de academia: Ginástica de academia- principais tendências
4.  A administração da academia, Principais cuidados na academia
5. Alongamento e flexibilidade
6. Step
7. Jump;
8. Exercícios resistidos (Localizada);
9.  Estrutura metodológica de um plano de aula;
10. Prescrição de exercícios;
11. Benefícios e os perigos dos exercícios físicos;
12. Precauções a serem tomadas antes, durante e após um exercício;
13. Ginástica para gestantes e idosos.

Metodologia

O conteúdo desenvolvido na disciplina será ministrado através de aulas expositivas, baseados na literatura de livros e artigos científicose sua aplicação através de aulas práticas, com atuação direta do professor e dos alunos através da execução do conteúdo entre a turma. Será considerado a observação dos alunos em academias da região. Realização de seminários teórico-práticos com a participação ativa dos acadêmicos.


Atividades semipresenciais: os alunos deverão utilizar o acesso interno do sistema web para o desenvolvimento de atividades referentes aos conteúdos desenvolvidos

As datas para realização das mesmas são previamente estipuladas no calendário acadêmico, de modo que tais atividades devem ser realizadas no prazo estipulado.

Observação: Nas aulas práticas é obrigatório o uso de traje e calçado apropriado (conforme norma de utilização do ginásio). Caso contrário o(a) acadêmico(a) não poderá participar da aula, somente assisti-la e, no caso de apresentação de trabalho, ficará sem a nota da apresentação prática


Atividades semipresenciais: utilização de um sistema web para a apresentação de questões que devem ser respondidas no prazo estipulado pelo calendário acadêmico.

Avaliação

Será contínua e cumulativa. Será observado a participação do aluno nas atividades e seu interesse analisando o grau de comprometimento nas tarefas executadas na aulas.

As avaliações de G1 e G2 serão realizadas ao final de cada período, através de provas individuais escritas descritivas onde os acadêmicos poderão alcançar até 60% do seu rendimento final (nota 6,0).
Os 40% restantes serão avaliados, continuamente, através da participação dos acadêmicos em apresentação de trabalhos escritos e práticos.


Atividade 1 para compor a média da G1- Trabalho teórico e prático: construção de um plano de aula específico para uma das modalidades de ginástica de academia (em grupo) Valor 4.0 (atribuído à participação, criatividade, postura e domínio do conteúdo)

Atividade 2 para compor a média da G2– Construção de um vídeo com abordando o assunto de sua apresentação prática e com embasamento teórico
(em grupo).Valor da atividade: 4,0 pontos (atribuído à participação, postura, domínio do conteúdo, linguagem técnica e clara)

SUBSTITUIÇÃO DE GRAU:

Avaliação teórica, contendo questões subjetivas e objetivas. Valor: 10,0 pontos


Trabalhos (4.0) + Prova (6.0) = Total 10.0 pontos
Ao final do semestre realizar-se-á uma prova substitutiva com o conteúdo do semestre no valor de dez pontos (10,0).

O grau final do semestre resulta da média ponderada entre os G1, com peso um, e G2, com peso dois.

Média Final:

Grau 1 (peso um) + Grau 2 (peso dois)
_________________________________
3

A aprovação se dá quando o aluno que, tendo 75% de freqüência, alcançar no grau final nota igual ou superior a 6,0 (seis). O aluno que não obtiver  o aproveitamento igual ou superior a 6,0 (seis) na média ponderada entre os dois graus tem direito de realizar prova cumulativa de recuperação para substituir um dos graus.


Obs.: Quando houver a comprovação de plágio e/ou fraude nos trabalhos ou uso de algum material de consulta durante as provas o acadêmico terá sua nota zerada, sem direito a recursos.




Bibliografia

Básica

FERNANDES FILHO, J. A prática da avaliação física: testes, medidas e avaliações físicas em escolares, atletas e academias de ginástica. 2 ed. rev. Atual. Rio de Janeiro, Shape, 2003. ARAÚJO, C. M. dos R. Manual de ajudas em ginástica. Canoas. Ed. Ulbra, 2003. BERGOLATO, R. A. Cultura Corporal da Ginástica: livro do professor e do aluno. São Paulo. Editora Ícone. 2002. TORTORA, Gerard J. Princípios de anatomia e fisiologia. 9. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2002. MIRANDA, S. R. do A.; ABRANTES, F. C. de. Ginástica para gestantes. Rio de Janeiro. Sprint. 3ª Ed. 1998.

Complementar

MALTA, P. Step training aeróbico e localizado. Rio de Janeiro. Sprint. 2 ª Ed. 1998. NOGUEIRA, É. M. Ginástica localizada: 1000 exercícios. 2.ed. Rio de Janeiro: Sprint, 1999. COSTA, M. G. da. Ginástica localizada para grupos heterogêneos. Rio de Janeiro – Sprint, 1998.