Turma 0975 - Dança - 2009/2

Imprimir

Curso: Educação Física - Licenciatura

Período: 7

Professor(es): Márcia Regina Ribeiro Gomes

Carga Horária: 68 h

Ano/Semestre: 2009/2

Objetivo

Habilitar o profissional de Educação Física para responder ao cenário educacional e suas demandas, preocupando-se com a conduta ética, consciente da sua responsabilidade em relação ao meio ambiente, além de executar tarefas com criatividade, autonomia, flexibilidade e espírito crítico, sendo capaz de compreender a diversidade cultural como elemento de inclusão social e ter atitudes que favoreçam a cultura da paz.

Ementa

Estudo dos estilos de dança, seus fundamentos e históricos, composição coreográfica, metodologia no ensino de dança, contextualizado com a realidade escolar e inserido na disciplina de educação física, da educação infantil ao ensino médio.

Competências

Ao final do eixo-estruturante, o acadêmico deve estar apto a planejar, organizar e desenvolver a dança no ambiente escolar, como componente curricular da educação física, adaptados à realidade escolar em que está inserido.

Habilidades

• Conhecer os diferentes estilos de dança existentes, bem como seus históricos, percebendo sua aplicabilidade no contexto escolar;
• Conhecer os fundamentos das danças;
• Conhecer elementos sobre montagem e elaboração de coreografias no contexto escolar;
• Conhecer os conteúdos de dança propostos para cada nível de ensino, de acordo com os PCN’s;
• Contextualizar o  ensino de dança;
• Planejar o ensino da dança dentro do contexto escolar.

Programa

- História da dança.
- Estilos de dança.
- Fundamentos da dança.
- Dança Educativa Moderna.
- Composição coreográfica.
- Planejamento da aula de dança.
- Educação em dança (dança na escola)
- Objetivos e conteúdos da dança, segundo PCN, da ed. Infantil ao Ensino Médio.

Metodologia

As aulas se desenvolverão através da relação entre teoria e prática. Haverão estudos de diversos textos, leitura de livros, apresentação de seminários,  aulas  práticas de algumas modalidades da dança, além de aplicação de planos de aulas e elaboração de uma mostra de dança.

Avaliação

G1:
Haverão trabalhos, com valores e critérios de avaliação citados a seguir:

•Resenha crítica do livro: “A dança no contexto da educação física”. Valor:2,0.
? Linguagem clara e uso correto da ortografia (0,25);
? Formatação conforme solicitado (0,25);
? Conteúdo: elaboração do texto, uso correto das citações, análise crítica, compreensão (1,5).

•Seminário sobre livro “A dança no contexto da educação física”. Valor: 1,0.
? Apresentação de slides, em que será avaliado: linguagem clara e uso correto da ortografia, organização e estética, conteúdo conforme solicitado, compreensão (0,5);
? Apresentação oral: postura, domínio do conteúdo, linguagem técnica e clara (0,5).

•Elaboração de texto a partir dos textos 7 e 8. Valor: 1,0.
? Linguagem clara e uso correto da ortografia (0,25);
? Formatação conforme solicitado (0,25);
? Conteúdo: elaboração do texto, uso correto das citações, análise crítica, compreensão (0,5).

•Prova escrita de todos os conteúdos estudados. Valor: 6,0.

G2:
Haverão trabalhos, com valores e critérios de avaliação citados a seguir:

•Elaboração de uma mostra de dança. Valor: 3,0.
? Elementos solicitados presentes na coreografia; figurino, música e tema coerentes com a faixa etária e com uma proposta educativa (2,0);
? Participação dos integrantes do grupo; cumprimento do cronograma (1,0).

•Elaboração e apresentação de coreografias. Valor: 1,0.
? Elementos solicitados presentes na coreografia; figurino, música e tema coerentes (0,5);
? Participação dos integrantes do grupo, pontualidade (0,5).

•Elaboração de planos para aulas de educação física, tendo como conteúdo a dança. Valor: 1,0.
? Linguagem clara e uso correto da ortografia  e formatação (0,25);
? Conteúdo: elaboração do plano, coerência com a faixa etária, objetivos claros, organização (0,25);
? Regência: linguagem clara e técnica, organização do grupo, postura e segurança na aplicação do plano (0,5).

•Prova escrita de todos os conteúdos estudados. Valor: 5,0.



Bibliografia

Básica

CAMINADA, Eliana. História da dança. Rio de Janeiro: Sprint, 1999.

LABAN, Rudolf. Dança Educativa Moderna. São Paulo: Ícone, 1990.

MARQUES, Isabel. Ensino de dança hoje. São Paulo: Cortez, 1999.

Complementar

BREGOLATO, Roseli Aparecida. Cultura Corporal da dança. São Paulo: ícone, 2000.

CUNHA, Morgada. Dance aprendendo, aprenda dançando. Porto Alegre, RS: UFRGS,1988.

GARCIA, Ângela; HAAS, Aline Nogueira. Ritmo e dança. Canoas: Ed.Ulbra, 2003.

LABAN, Rudolf. Domínio do movimento. São Paulo: Summus, 1978.

OSSONA, Paulina. Educação pela dança. São Paulo: Summus, 1988.

RANGEL, Nilda Barbosa Cavalcante. Dança, educação e educação física: propostas de ensino da dança e o universo da educação física. Jundiaí,SP: Fontoura, 2002.

VERDERI, Érica Beatriz L. P.. Dança na escola. Rio de Janeiro: Sprint, 2000.

Imprimir
Selo da responsabilidade social
CENTRO UNIVERSITÁRIO LUTERANO DE PALMAS
Avenida Teotônio Segurado 1501 Sul Palmas - TO CEP 77.019-900
Fone: (63) 3219 8000

O que achou dessa página?

Clique e deixe seu comentário