Plano de Ensino

Turma 0920 - Esporte: Natação - 2010/1

Curso: Educação Física - Licenciatura

Período: 6

Professor(es): Ricardo Antônio Pereira da Costa

Carga Horária: 68 h

Ano/Semestre: 2010/1

Objetivo

Habilitar o profissional de Educação Física para responder ao cenário educacional e suas demandas, preocupando-se com a conduta ética, consciente da sua responsabilidade em relação ao meio ambiente, além de executar tarefas com criatividade, autonomia, flexibilidade e espírito crítico, sendo capaz de compreender a diversidade cultural como elemento de inclusão social e ter atitudes que favoreçam a cultura da paz.

Ementa

Fundamentos básicos em relação aos quatro estilos de nados, através de vivências práticas e teóricas, oportunizando uma eficiente atuação profissional docente.

Competências

Esta disciplina contribui para o desenvolvimento das seguintes competências:

1. Conhecer através de aulas teóricas e práticas a técnica dos quatro nados;
2. Ser capaz de identificar e aplicar a técnica de ensino específica para os fundamentos dos nados;
3. Desenvolver uma metodologia de ensino apropriado à aprendizagem, voltado para formação de iniciantes.
4. Ser ético, pontual, interessado e comprometido com a prática e a vivência acadêmica.

Habilidades

1. Identificar o histórico e evolução da Natação;
2. Conhecer e compreender as propriedades físicas da água;
3. Identificar os diferentes estilos da natação;
4. Aplicar os fundamentos técnicos de ensino apropriado aos tipos de nados;
5. Conhecer as regras básicas da natação competitiva;
6. Aplicar os fundamentos técnicos nas diversas fases da infância;
7. Produzir, aplicar e conduzir atividades recreativas para diversos grupos e faixas etárias;
8. Conhecer e descrever as práticas alternativas de natação para grupos especiais.
9. Compreender e interpretar adequadamente textos referentes ao conteúdo natação.

Programa

1. História e Evolução da Natação
2. Propriedades da água
3. Ambientação e flutuação
4. O nado crawl
4.1. Posicionamento do corpo
4.2. Posicionamento da cabeça
4.3. Técnica da pernada
4.4. Técnica da braçada
4.5. Respiração
4.6. Coordenação braços e pernas
4.7. Educativos
5. O nado de costas
5.1. Posicionamento do corpo
5.2. Posicionamento da cabeça
5.3. Técnica da pernada
5.4. Técnica da braçada
5.5. Respiração
5.6. Coordenação braços e pernas
5.7. Educativos
6. Saídas, viradas e chegadas
7. O nado de peito
7.1. Posicionamento do corpo
7.2. Posicionamento da cabeça
7.3. Técnica da pernada
7.4. Técnica da braçada
7.5. Respiração
7.6. Coordenação braços e pernas
7.7. Educativos
8. O nado borboleta
8.1. Posicionamento do corpo
8.2. Posicionamento da cabeça
8.3. Técnica da pernada
8.4. Técnica da braçada
8.5. Respiração
8.6. Coordenação braços e pernas
8.7. Educativos
9. Natação na infância
10. Regras Oficiais
11. Ambientação e recreação aquática
12. Benefícios da natação nas diversas síndromes e doenças crônicas e degenerativas

Metodologia

Os conteúdos desta disciplina serão desenvolvidos por meio de aulas teóricas e práticas onde os acadêmicos terão participação ativa no processo com debates, apresentações de trabalhos orais, trabalhos escritos e vivências práticas, afim de que sejam capazes de contextualizar textos e ações para intervenção coerente nas atividades propostas. A cumplicidade entre acadêmicos e professor será necessária para compreensão e interpretação dos conteúdos abordados nas sessões teóricas e práticas.
Com a finalidade de ampliar o conhecimento do discente haverá vivências práticas em períodos fora do turno regular de ensino da disciplina, de modo que a data e horário será definida com os acadêmicos, para que haja a participação de todos ou a maioria da turma. No  caso que não seja possível a participação em determinada atividade, o acadêmico deverá  formular com o professor a reposição da atividade.
Os trabalhos escritos serão produzidos por meio de dinâmicas que priorizem o envolvimento de todos os alunos na sistematização reflexiva para a construção do conhecimento. Os trabalhos práticos serão produzidos com base nos conteúdos abordados nas aulas expositivas e experiências vivenciadas na disciplina ou vivencias anteriores, seja acadêmica ou pessoal, seguindo o modelo padrão de plano de aula.
Nas aulas expositivas teóricas de acordo com o conteúdo e com os objetivos traçados, dentro do possível, serão utilizados recursos como: quadro branco, retro projetor, data show, DVD, aparelho de televisão e de som.
Durante todas as aulas cada discente deve preocupar-se em manter o seu aparelho de telefone celular desligado ou no modo silencioso. Em caso de extrema necessidade deverá atender ao telefone fora da sala de aula.
Nas aulas práticas serão utilizados materiais esportivos, como: bolas, cones, arcos, cordas e material alternativo não convencional, conforme conteúdo e objetivos traçados.
Os discentes só poderão participar das atividades práticas mediante utilização de vestimentas adequadas para a prática esportiva, conforme determina o regimento interno do complexo esportivo do CEULP/ULBRA, atendendo ainda para a não utilização de objetos que possa provocar risco a si/e ou outros. O não cumprimento dessa norma implicará em ausência do aluno na atividade.

Avaliação

O processo de avaliação será contínuo, por meio de observação, no que diz respeito à participação, ao interesse, à responsabilidade e pontualidade nas aulas e na apresentação dos trabalhos individuais e em grupos demonstrando conhecimento do conteúdo, coerência e consciência crítica sobre o que produzem. Todo o material relacionado à disciplina será disponibilizado na reprografia, no portal ou via e-mail.  
As avaliações de G1 e G2 serão realizadas ao final de cada período, de acordo com o calendário acadêmico, por meio de provas individuais escritas descritivas, onde os acadêmicos poderão alcançar até 60% do seu rendimento final (nota 6,0). Os 40% restantes serão avaliados, continuamente, por meio da participação dos acadêmicos em debates e apresentações de trabalhos escritos e práticos (nota 4,0).
A avaliação de substituição de grau (S1 ou S2) será realizada por meio de prova individual descritiva, onde o acadêmico poderá obter até 100% de seu rendimento (nota 10,0).
*Obs:
a) o aluno que faltar à prova deverá substituí-la no fim do semestre, de acordo com a resolução institucional.
b) A utilização de plágio em qualquer um dos critérios de avaliação referentes à G1 e G2 terá nota zero.


Etapas de trabalho em grupo:

Atenção:

1. Os trabalhos serão realizados a partir de um roteiro de acordo com Plano de Ensino e Cronograma disponibilizado no Portal e/ou agendado em sala. Todos devem ficar atentos ao cronograma e as informações repassadas em sala. Os faltosos devem procurar saber o que se passou na aula em que se deu a sua ausência.
2. Preliminarmente todos os componentes do grupo deverão conhecer o conteúdo do trabalho, ler o texto e fazer seus registros pessoais.
3. Na apresentação oral, todos os componentes do grupo deverão saber o assunto sobre o qual trabalhou, o que significa que as notas poderão variar conforme o nível de participação, considerando o desempenho individual e não o coletivo.
4. Na apresentação escrita, todos os componentes do grupo deverão demonstrar coesão, coerência, clareza e criticidade do assunto sobre o qual trabalhou, o que significa que as notas poderão variar conforme o nível de participação, considerando o desempenho individual e não o coletivo.
5. Na apresentação prática, todos os componentes do grupo deverão adotar postura didaticamente correta, vestimenta adequada, boa entonação, adequado volume de voz, entusiasmo e conhecimento técnico da atividade desenvolvida, o que significa que as notas poderão variar conforme o nível de participação, considerando o desempenho individual e não o coletivo.


1. Critérios de avaliação oral:

Aspectos que serão avaliados desde o primeiro ao último dia:

a) Tratar o assunto com desenvoltura, envolvendo a platéia, demonstrando que fez a leitura do texto, por meio de informações precisas;
b) Exposição de idéias claras, coerentes e com senso crítico, tanto nos debates em grupos pequenos quanto no grupão, demonstrando articulação dos conteúdos pelos componentes do grupo;
c) Demonstrar segurança na apresentação com boa entonação, adequado volume de voz e entusiasmo ao fazer exposição oral;
d) Criatividade na escolha da metodologia utilizada e recursos utilizados e apresentação de informações novas e relevantes a partir dos textos lidos (interpretação);
e) Organização do roteiro de apresentação nos aspectos de redação, linguagem, estética e ortografia, fazendo uso da norma culta da língua nas modalidades oral e escrita, exceto em situações específicas que exijam outras variantes.
f) Postura didaticamente correta na sala de aula e utilização de terminologia técnica apropriada;
g) Vestimenta adequada para a apresentação;
h) Envolvimento e responsabilidade no grupo, ao uso adequado do tempo estabelecido para a apresentação;
i) Criatividade e colaboração para responder claramente as questões abordadas sobre o tema em debate;
j) Presença e participação na apresentação dos demais grupos, atenção e respeito às idéias dos colegas;

2. Critérios de avaliação escrita:

Os textos escritos serão avaliados a partir dos seguintes critérios:

1. Apresenta as idéias centrais do texto, de forma que é possível identificá-lo? (valor: 30%)

2. Apresenta o assunto de maneira original, crítica e criativa?(valor: 30%)

3. Quanto a aspectos gramaticais, o texto está adequado quanto à ortografia? Está adequado quanto ä concordância? Está adequado quanto à pontuação? Está adequado quanto à sintaxe? Está adequado quanto ao uso de letras minúsculas e maiúsculas?(valor: 25%)
4. Apresenta paragrafação correta (distribuída de forma adequada)? Apresenta letra legível, boa organização estética e título criativo? (valor: 15%)

3. Critérios da avaliação prática:

a) Pontualidade e vestimenta adequada a pratica esportiva;
b) Apresentação do plano de aula (objetivo, descrição da atividade, metodologia, recursos didáticos, avaliação e bibliografia/).
c) Adequação das atividades aos objetivos propostos;
d) Seqüência pedagógica à prática da Educação Física;
e) Organização e participação em grupo e individual;
f) Manter o controle da direção da aula,
g) Domínio do conhecimento da atividade apresentada;
h) Demonstrar segurança na apresentação com boa entonação, adequado volume de voz e entusiasmo ao fazer exposição oral;
i) Criatividade na escolha da metodologia utilizada e recursos utilizados.
j) Presença e participação na apresentação dos demais grupos, atenção e respeito às idéias dos colegas;

CRONOGRAMA DE APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS

TRABALHO Nº/VALOR   DATA ESPECIFICAÇÃO DO TRABALHO TIPO

G1 – Valor: 4,0 (quatro pontos)

01 – Valor: 1,0 ponto     Trabalho em sala – Síntese propriedades da água, ambientação e flutuação.                                                                Escrito/Grupo

02 – Valor: 1,0 ponto     Vivência docente para o ensino do nado crawl – Aplicação do conhecimento.                                                                     Apresentação/Grupo

03 – Valor: 1,0 ponto     Vivência docente para o ensino do nado costas – Aplicação do conhecimento.                                                                              Apresentação/Grupo
04 – Valor: 1,0 ponto     Participação efetiva nas aulas teóricas e práticas                                                                                             Participação

G2 – Valor: 4,0 (quatro pontos)

01 – Valor: 1,0 ponto   Vivência docente para o ensino do nado peito e borboleta                                                                                              Apresentação/Grupo

02 – Valor: 1,0 ponto   Trabalho em grupo – Estudo das Regras Oficiais da natação.                                                                                              Escrito/Grupo

03 – Valor: 1,0 ponto Trabalho em grupo - A natação na primeira, segunda e terceira infância.
                                                                                             Escrito/Grupo
04 – Valor: 1,0 ponto Apresentação de trabalho Teórico – Os benefícios da natação nas diversas síndromes.                                                              Apresentação/Grupo


PLANILHA DE VIVÊNCIAS ORAIS

Valor CRITÉRIOS

0,1 Desenvoltura e envolvimento
0,1 Articulação dos conteúdos
0,1 Segurança na apresentação
0,1 Criatividade e recursos
0,1 Organização da apresentação
0,1 Postura e terminologia
0,1 Vestimenta adequada
0,1 Uso adequado do tempo
0,1 Respostas das questões
0,1 Presença e participação
1,0 TOTAL

PLANILHA DE APRESENTAÇÕES ESCRITAS

Valor CRITÉRIOS

0,2 Articulação das idéias
0,2 Linguagem clara e objetiva
0,2 Normas da ABNT
0,2 Uso adequado da ortografia
0,2 Conteúdo fundamentado
1,0 TOTAL
PLANILHA DE VIVÊNCIAS PRÁTICAS

Valor CRITÉRIOS

0,1 Pontualidade e vestimenta
0,1 Plano de Aula
0,1 Adequação das atividades
0,1 Seqüência pedagógica
0,1 Organização e participação
0,1 Controle e terminologia
0,1 Domínio do conteúdo
0,1 Segurança da apresentação
0,1 Tempo adequado
0,1 Recursos utilizados
1,0 TOTAL

Bibliografia

Básica

Básica

Complementar

• Marcon, Daniel. Metodologia de ensino da natação. Caxias do Sul: EDUCS. 2002. (5 ex).

• Catteau, Raymond. O ensino da natação. 3. ed. São Paulo: Manole. 1990. ( 3 ex).

• Corrêa, Célia Regina Fernandes. Natação, da iniciação ao treinamento. Sprint. Rio de Janeiro, 3ª edição. 2007.

• Damasceno, Leonardo Graffius. Natação para bebês. São Paulo: Ícone. 1998. ( 3 ex).

• Deluca, Adolfo Humberto. Brincadeiras e Jogos Aquáticos. Rio de Janeiro: 3ª edição: Sprint. 2002.

• Gomes, Wagner Domingos Fernandes. Natação, erros e correções. Rio de Janeiro: 3ª edição: Sprint, 2004.

• Guzman, Rubens. Natação. Barueri, SP: Manole. 2008.

• Machado, David Camargo. Metodologia da natação. 2. ed.rev. ampl. São Paulo: EPU. 1978. (2 ex).

• Makarenko, Leonid P. Natação: Porto Alegre: ARTMED. 2001. ( 3 ex).

• Massaud, Marcelo Garcia. Natação, 4 nados :. Rio de Janeiro: Sprint. 2001. (5 ex).

• Palmer, Mervyn L. A ciência do ensino da natação. São Paulo: Manole. 1990. (5 ex);

• Regras oficiais de natação: Rio de Janeiro: Sprint. 2005. ( 5 ex).

Complementar