Turma 0913 - Estágio em Educação Física II - 2011/1

Imprimir

Curso: Educação Física - Licenciatura

Período: 5

Professor(es): Cinara de Lima Martins

Carga Horária: 68 h

Ano/Semestre: 2011/1

Objetivo

Habilitar o profissional de Educação Física para responder ao cenário educacional e suas demandas, preocupando-se com a conduta ética, consciente da sua responsabilidade em relação ao meio ambiente, além de executar tarefas com criatividade, autonomia, flexibilidade e espírito crítico, sendo capaz de compreender a diversidade cultural como elemento de inclusão social e ter atitudes que favoreçam a cultura da paz.

Ementa

• Planejamento e elaboração do Plano de Ação Docente para o desenvolvimento de aulas e outras atividades docentes correlatas em escolas do ensino fundamental anos finais da educação básica e do ensino médio, podendo incluir a educação especial e Educação de Jovens e Adultos (EJA), a ser realizado no estágio supervisionado IV.

Competências

Oferecer aos acadêmicos do Curso de Licenciatura em Educação Física uma proposta de ação pedagógica que possibilite reunir teoria e prática na dimensão da educação física escolar aplicando os conhecimentos, competências e habilidades adquiridas no decorrer do curso.

Habilidades

• Conhecer os conteúdos, objetivos, finalidades da educação física escolar nos anos finais do ensino fundamental e no ensino médio;
•Refletir sobre a relação teoria-prática e a importância do planejamento nas aulas de educação física escolar.
Realizar o planejamento de acordo com a realidade diagnosticada utilizando recursos técnicos e tecnológicos;
• Diagnosticar a realidade do local em que irá desenvolver sua prática no estágio IV;
• Realizar o plano de ação de acordo com a realidade diagnosticada;

Programa

• Fundamentos teóricos, pedagógicos e técnicos da educação física nos anos finais do ensino fundamental, ensino médio, podendo incluir a educação especial e EJA;
• Observação participante, diagnóstico escolar e pedagógico e atividades pedagógicas na escola;
• Conteúdos ministrados nos anos finais do ensino fundamental, ensino médio, podendo incluir a educação especial e EJA;
• Critérios de avaliação da aprendizagem na educação física nos anos finais do ensino fundamental, ensino médio, podendo incluir a educação especial e EJA;
• Objetivos da educação física nos anos finais do ensino fundamental, ensino médio, podendo incluir a educação especial e EJA;
• Planejamento e organização do trabalho pedagógico (planos de aula) do estágio nos anos finais do ensino fundamental, ensino médio, incluindo a educação inclusiva da referida etapa;
• Ética, postura, atitude, comportamento, organização, responsabilidade, compromisso.

Metodologia

Aulas teóricas, expositivas e dialogadas.
• Aula campo- coleta de dados(observação do Ensino Fundamental do 6º ao 9º ano e Ensino Médio, através de instrumentos previamente elaborados em sala de aula).
• Aula campo- experimental (semi - regência com acompanhamento do docente da disciplina de estágio II e o professor de Educação Física da Escola);
• Estudos individuais e em grupos, construção de trabalhos acadêmicos individuais e em grupo (plano de ação docente e relatórios das vivências pedagógicas)

Atividades semipresenciais: utilização de um sistema web para a apresentação de questões que devem ser respondidas no prazo estipulado pelo calendário academico.

Avaliação

A composição das notas no estágio II será da seguinte forma:
• Trabalho Escrito desenvolvido em sala de aula tendo como referencia artigos sobre o ensino fundamenta - anos finais e ensino médiol.(Valor: 0 à 2,0 pontos);
• Defesa parcial do Plano de Ação Docente (Valor: 0 à 2,0 pontos);
• Entrega Final do Plano de Ação Docente (Valor: 0 à 6,0 pontos).

Bibliografia

Básica

ECKERT, H.M. Desenvolvimento motor. São Paulo: Manole, 1993; SCHMIDT, R. A e WRISBERG C. A. Aprendizagem motora: uma abordagem da aprendizagem baseada no problema. Porto Alegre: Artmed Editora, 2001,

GALLAHUE, D. L. e OZMUN, J. C. Compreendendo o desenvolvimento motor: bebês, crianças, adolescentes e adultos. São Paulo: Phorte, 2001;

SCHMIDT, R. A e WRISBERG C. A. Aprendizagem motora: uma abordagem da aprendizagem baseada no problema. Porto Alegre: Artmed Editora, 2001,

Complementar

ALBERTI, Heinz; ROTHENBERG, Ludwig; tradução de Gabriela Elisabeth Annerl Silveira. Ensino de jogos esportivos. Rio de Janeiro : Ao Livro Técnico, 1984. 133 p., il. (Coleção educação física. 10. Série prática).

BATISTA, Luiz Carlos da Cruz. Educação física no ensino fundamental. Rio de Janeiro: Sprint, 2001

Brasil. Ministério da Educação e do Desporto.Parâmetros curriculares nacionais / Ministério da Educação e do Desporto. Brasília : MEC (Editora), 1997. v., il.

Schinca, Marta. Psicomotricidade, ritmo e expressao corporal. São Paulo: Manole. 1991

Tocantins. Secretaria da Educação e Cultura.Referencial curricular ensino fundamental : 1º ao 9º ano : arte, ciências naturais, educação física, ensino religioso, geografia, história, língua inglesa, língua portuguesa, matemática / Secretaria da Educação e Cultura. Tocantins : Secretaria de Educação e Cultura, 2006. v.

Imprimir
Selo da responsabilidade social
CENTRO UNIVERSITÁRIO LUTERANO DE PALMAS
Avenida Teotônio Segurado 1501 Sul Palmas - TO CEP 77.019-900
Fone: (63) 3219 8000

O que achou dessa página?

Clique e deixe seu comentário