Plano de Ensino

Turma 0956 - Estágio em Educação Física I - 2012/1

Curso: Educação Física - Licenciatura

Período: 4

Professor(es): Cinara de Lima Martins

Carga Horária: 68 h

Ano/Semestre: 2012/1

Objetivo

Habilitar o profissional de Educação Física para responder ao cenário educacional e suas demandas, preocupando-se com a conduta ética, consciente da sua responsabilidade em relação ao meio ambiente, além de executar tarefas com criatividade, autonomia, flexibilidade e espírito crítico, sendo capaz de compreender a diversidade cultural como elemento de inclusão social e ter atitudes que favoreçam a cultura da paz.

Ementa

• Planejamento e elaboração do Plano de Ação Docente para o desenvolvimento de aulas e outras atividades docentes nas correlatas escolas da educação infantil e dos anos iniciais do ensino fundamental da educação básica, incluindo a educação inclusiva da referida etapa, a ser realizado no estágio supervisionado III.

Competências

Oferecer aos acadêmicos do Curso de Licenciatura em Educação Física uma proposta de ação pedagógica que possibilite reunir teoria e prática na dimensão da educação física escolar aplicando os conhecimentos, competências e habilidades adquiridas no decorrer do curso.

Habilidades

No desenvolvimento das atividades dos estágios, o aluno deverá:
• Conhecer os conteúdos, objetivos, finalidades da educação física escolar na educação básica - educação infantil e séries iniciais do ensino fundamental;
• Produzir trabalhos teóricos que instiguem a reflexão sobre as tendências pedagógicas da educação e da educação física;
• Diagnosticar a realidade do local em que irá desenvolver sua prática no estágio III;
• Realizar o plano de ação de acordo com a realidade diagnosticada;

Programa

• Fundamentos teóricos, pedagógicos e técnicos da educação física na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental, incluindo a educação inclusiva da referida etapa;
• Observação participante, diagnóstico escolar e pedagógico, e participação em atividades pedagógicas na escola;
• Conteúdos ministrados na educação física infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental, incluindo a educação inclusiva;
• Critérios de avaliação da aprendizagem da educação física na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental, incluindo a educação especial;
• Objetivos da educação física infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental, incluindo a educação inclusiva;
• Planejamento e organização do trabalho pedagógico (planos de aula) do estágio na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental, incluindo a educação inclusiva da referida etapa;
• Ética, postura, atitude, comportamento, organização, responsabilidade e compromisso na ação pedagógica;

Metodologia

Aulas teóricas, expositivas e dialogadas.

• Aula campo- coleta de dados(observação de crianças com idade entre 04 meses a 10 anos em escolas da Educação Infantil e do Ensino Fundamental do 1º ao 5º ano, através de instrumentos previamente elaborados em sala de aula).
• Aula campo- observação( coleta de dados com acompanhamento do docente da disciplina de estágio I e o professor de Educação Física da Escola);
• Estudos individuais e em grupos, construção de trabalhos acadêmicos individuais e em grupo (plano de ação docente e relatórios das vivências pedagógicas)
* Elaboração e apresentação de seminário.

Atividades semipresenciais: utilização de um sistema web para a apresentação de questões que devem ser respondidas no prazo estipulado pelo calendário academico.

Avaliação

Avaliação
Para G1
1. Seminário - estudo sobre Educação Infantil, com entrega de pesquisa por escrito dentro das normas da ABNT e apresentação de slide - valor de 0 à 2,0 pontos.

2. Defesa do plano de Ação Docente - entrega escrita, encadernado e apresentação em slide - valor de 0 à 2,0 pontos.
3. Avaliação escrita – G1 – conteúdo trabalhado  em sala de aula - valor 6,0 pontos.

Para G2
1.  Seminário - estudo sobre ensino fundamental -anos iniciais, com entrega de pesquisa por escrito dentro das normas da ABNT e apresentação de slide - valor de 0 à 2,0 pontos.
2.  Defesa do plano de Ação Docente - entrega escrita, encadernado e apresentação em slide - valor de 0 à 2,0 pontos.
3. Avaliação escrita – G2 – conteúdo trabalhado em sala de aula- valor 6,0 pontos.

OBS: Lembrando que conforme as normativas de estágio, mesmo com características de disciplina de sala, o mesmo não possui substituição de grau.

Bibliografia

Básica

ECKERT, H.M. Desenvolvimento motor. São Paulo: Manole, 1993;

SCHMIDT, R. A e WRISBERG C. A. Aprendizagem motora: uma abordagem da aprendizagem baseada no problema. Porto Alegre: Artmed Editora, 2001.

TANI, Go et all. Educação Física Escolar: princípios de uma abordagem desenvolvimentista. São Paulo: EPU, 1989.

Complementar

ALBERTI, Heinz; ROTHENBERG, Ludwig. Ensino de jogos esportivos. Rio de Janeiro : Ao Livro Técnico, 1984.

BATISTA, Luiz Carlos da Cruz. Educação física no ensino fundamental. Rio de Janeiro: Sprint, 2001.

Brasil. Ministério da Educação e do Desporto.Parâmetros curriculares nacionais / Ministério da Educação e do Desporto. Brasília : MEC (Editora), 1997.

GALLAHUE, D. L. e OZMUN, J. C. Compreendendo o desenvolvimento motor: bebês, crianças, adolescentes e adultos. São Paulo: Phorte, 2001.

SCHINCA, Marta. Psicomotricidade, ritmo e expressão corporal. São Paulo: Manole, 1991.