Plano de Ensino

Turma 0959 - Estágio em Educação Física II - 2012/1

Curso: Educação Física - Licenciatura

Período: 5

Professor(es): Gulnara Silva de Freitas

Carga Horária: 68 h

Ano/Semestre: 2012/1

Objetivo

Habilitar o profissional de Educação Física para responder ao cenário educacional e suas demandas, preocupando-se com a conduta ética, consciente da sua responsabilidade em relação ao meio ambiente, além de executar tarefas com criatividade, autonomia, flexibilidade e espírito crítico, sendo capaz de compreender a diversidade cultural como elemento de inclusão social e ter atitudes que favoreçam a cultura da paz.

Ementa

• Planejamento e elaboração do Plano de Ação Docente para o desenvolvimento de aulas e outras atividades docentes correlatas em escolas do ensino fundamental anos finais da educação básica e do ensino médio, podendo incluir a educação especial e Educação de Jovens e Adultos (EJA), a ser realizado no estágio supervisionado IV.

Competências

Reunir teoria e prática na dimensão da educação física escolar aplicando os conhecimentos, competências e habilidades adquiridas no decorrer do curso, por meio da elaboração de Plano de Ação Docente para os anos finais do ensino fundamental e para o ensino médio e/ou Educação de Jovens e Adultos.

Habilidades

Conhecer os conteúdos, objetivos, finalidades da educação física escolar na educação básica - anos finais do ensino fundamental e ensino médio e/ou Educação de Jovens e Adultos;
• Produzir trabalhos teóricos que instiguem a reflexão sobre as práticas pedagógicas da da educação física;
• Diagnosticar a realidade do local em que irá desenvolver sua prática no estágio IV;
• Realizar o plano de ação de acordo com a realidade diagnosticada;

Programa

-Educação Física Escolar nos anos finais do ensino fundamental: conteúdos, objetivos, procedimentos didáticos e avaliação;
-Observação participante, diagnóstico escolar e pedagógico, e participação em atividades pedagógicas na escola;
-• Planejamento e organização do trabalho pedagógico (Plano de Ação Docente).

-Educação Física Escolar no ensino médio: conteúdos, objetivos, procedimentos didáticos e avaliação;
-Observação participante, diagnóstico escolar e pedagógico, e participação em atividades pedagógicas na escola;
-• Planejamento e organização do trabalho pedagógico (Plano de Ação Docente).

Metodologia

A disciplina será desenvolvida de forma dinâmica e participativa, através de aulas teóricas e práticas, em que serão aplicadas situações do dia a dia do professor de Educação Física.Serão desenvolvidos trabalhos em grupos, produções escritas e apresentações, utilizando dinâmicas diferenciadas. Haverá visita às instituições de ensino formal e para observação diagnóstica e elaboração do Plano de Açao Docente.

Atividades semipresenciais: os alunos deverão utilizar o acesso interno do sistema web para o desenvolvimento de atividades referentes aos conteúdos desenvolvidos. As datas para realização das mesmas são previamente estipuladas no calendário acadêmico, de modo que tais atividades devem ser realizadas no prazo estipulado.

Observação: Nas aulas práticas é obrigatório o uso de traje e calçado apropriado (conforme norma de utilização do ginásio). Caso contrário o(a) acadêmico(a) não poderá participar da aula e se houver atividade com pontuação, o aluno receberá nota zero na mesma.
Nas visitas às escolas é obrigatório o uso do uniforme de estágio.

Avaliação

A composição das notas no estágio I será da seguinte forma:
Para G1
• Relatório sobre observação participante da unidade de ensino em que irá desenvolver o estágio IV (anos finais) (Valor: 0 a 1,0 ponto);
• Defesa parcial do Plano de Ação Docente para os anos finais (Valor: 0 a 3,0 pontos);
- Avaliação de valor 6,0.

Para G2
• Relatório sobre observação participante da unidade de ensino em que irá desenvolver o estágio IV (ensino médio) (Valor: 0 a 1,0 ponto);
• Defesa parcial do Plano de Ação Docente para o ensino médio (Valor: 0 a 3,0 pontos);
- Avaliação de valor 6,0.

OBSERVAÇÃO:
Para ser considerado aprovado ou para poder realizar a substituição de grau, é necessário que o aluno atinja, no mínino, 30% em cada etapa de avaliação. A substituição de grau será composta por avaliação de valor 10.



Bibliografia

Básica

BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto.Parâmetros curriculares nacionais / Ministério da Educação e do Desporto. Brasília : MEC (Editora), 1997.

GALLAHUE, D. L. e OZMUN, J. C. Compreendendo o desenvolvimento motor: bebês, crianças, adolescentes e adultos. São Paulo: Phorte, 2001.

TOCANTINS. Secretaria da Educação e Cultura.Referencial curricular ensino fundamental : 1º ao 9º ano : arte, ciências naturais, educação física, ensino religioso, geografia, história, língua inglesa, língua portuguesa, matemática / Secretaria da Educação e Cultura. Tocantins : Secretaria de Educação e Cultura, 2006.

Complementar

GATTI, B. A. Formação de professores e carreira: problemas e movimentos de renovação. Campinas: Autores Associados. 1997.

PERRENOUD, P. A prática reflexiva no ofício de professor: profissionalização e razão docente. Porto Alegre: Artmed, 2002.

SACRISTÁN, J. G. GÓMES, A. L. P. Compreender e transformar o ensino. 4ª edição. Porto Alegre: Artmed, 1998.