Plano de Ensino

Turma 0915 - Estágio em Educação Física IV - 2012/2

Curso: Educação Física - Licenciatura

Período: 7

Professor(es): Gulnara Silva de Freitas

Carga Horária: 136 h

Ano/Semestre: 2012/2

Objetivo

Habilitar o profissional de Educação Física para responder ao cenário educacional e suas demandas, preocupando-se com a conduta ética, consciente da sua responsabilidade em relação ao meio ambiente, além de executar tarefas com criatividade, autonomia, flexibilidade e espírito crítico, sendo capaz de compreender a diversidade cultural como elemento de inclusão social e ter atitudes que favoreçam a cultura da paz.

Ementa

•Adequação e aplicação do plano de ação docente elaborado no Estágio II, para o desenvolvimento de aulas e outras atividades docentes correlatas em escolas do ensino fundamental (anos finais) e ensino médio, podendo incluir a educação especial e Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Competências

Reunir teoria e prática na dimensão da educação física escolar utilizando os conhecimentos, competências e habilidades adquiridas no decorrer do curso, por meio da aplicação do Plano de Ação Docente para os anos finais do ensino fundamental e para o ensino médio e/ou Educação Especial ou de Jovens e Adultos.

Habilidades

No desenvolvimento das atividades dos estágios, o aluno deverá:
• Realizar observação participante, analisando aspectos pertinentes à atuação docente;
• Analisar facilidades e/ou dificuldades apresentadas pelos alunos no decorrer das aulas;
• Apresentar conduta ética/profissional no desenvolvimento das atividades docentes;
• Flexibilizar o plano de ação docente conforme a necessidade da turma;
• Elaborar instrumentos e critérios de avaliação condizentes ao plano de ação docente e ao desenvolvimento da turma.
• Produzir relatório final de estágio, refletindo sobre a prática docente.

Programa

O estágio IV é eminentemente prático, sendo que os acadêmicos executarão o plano de ação docente elaborado no estágio II, com suas devidas adequações, e farão a vivência pedagógica nas escolas sendo assim dividida:
• Observação participante -10h no ensino fundamental (anos finais) e 10h no ensino médio;
• Regência – 40h no ensino fundamental (anos finais) e 40h no ensino médio;
• Atividades pedagógicas - 16h (8 horas em cada fase);
• Encontros presenciais – 20h.

Metodologia

- Confirmação dos dados pessoais dos acadêmicos para regulamentação do estágio (termo de compromisso, carta de apresentação e ficha de acompanhamento);
- Divisão das duplas para atuação no Colégio Ulbra Palmas;
- Definição das turmas por duplas, de acordo com a carga horária do Colégio (cada dupla atuará em uma turma dos anos finais do ensino fndamental e uma turma do ensino médio);
- Atuação docente: aplicação dos planos de ação docente elaborados no estágio II (anos finais e ensino médio);
- Elaboração de relatório final;
- Apresentação/fechamento do estágio.

Avaliação

A composição da nota do estágio IV será da seguinte forma:
• Avaliação da prática docente (participação, comprometimento, pontualidade nos encontros pre-senciais no CEULP / ULBRA e responsabilidade no cumprimento do cronograma de atividades, aplicação dos planos de aula) pelo professor de educação física da escola / coordenador pedagógico ou direção da escola. O valor desta atividade será de 2.0 (dois pontos);
• Avaliação da prática docente pelo professor supervisor do estágio. O valor desta atividade será de 3.0 (três pontos);
• Relatório apresentado ao final do estágio IV com redação clara, coerente, técnica, linguagem acadêmica, contendo a análise crítica da prática docente relacionada à fundamentação teórica e atendimento às normas técnicas da ABNT de produção de trabalhos acadêmicos. O valor desta atividade será de 3.0 (três pontos);
• Apresentação para banca avaliativa do relatório de estágio. O valor desta atividade será de 1.0 (um ponto);
• Produção de um vídeo com foco na prática docente e estudo teórico realizado com apresentação oral. O valor desta atividade será de 1.0 (um ponto).

Observação: Para ser considerado aprovado é necessário que o aluno atinja, no mínino, 30% em cada etapa de avaliação.

Bibliografia

Básica

BATISTA, Luiz Carlos da Cruz. Educação física no ensino fundamental. Rio de Janeiro: Sprint, 2001.

BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Parâmetros curriculares nacionais / Ministério da Educação e do Desporto. Brasília: MEC (Editora), 1997.

GALLAHUE, D. L. e OZMUN, J. C. Compreendendo o desenvolvimento motor: bebês, crianças, adolescentes e adultos. São Paulo: Phorte, 2001.

SCHMIDT, R. A e WRISBERG C. A. Aprendizagem motora: uma abordagem da aprendizagem baseada no problema. Porto Alegre: Artmed Editora, 2001.

TOCANTINS. Secretaria da Educação e Cultura.Referencial curricular ensino fundamental : 1º ao 9º ano : arte, ciências naturais, educação física, ensino religioso, geografia, história, língua inglesa, língua portuguesa, matemática / Secretaria da Educação e Cultura. Tocantins : Secretaria de Educação e Cultura, 2006.

Complementar

GATTI, B. A. Formação de professores e carreira: problemas e movimentos de renovação. Campinas: Autores Associados. 1997.

PERRENOUD, P. A prática reflexiva no ofício de professor: profissionalização e razão docente. Porto Alegre: Artmed, 2002.

SACRISTÁN, J. G. GÓMES, A. L. P. Compreender e transformar o ensino. 4ª edição. Porto Alegre: Artmed, 1998.