Sobre o curso

Educação Física - Licenciatura

Coordenador(a): Bibiano Madrid da Silva

E-mail do(a) Coordenador(a): bibiano.madrid@ceulp.edu.br

E-mail do curso: edfisica@ceulp.edu.br

Objetivo

Habilitar o profissional de Educação Física para responder ao cenário educacional e suas demandas, preocupando-se com a conduta ética, consciente da sua responsabilidade em relação ao meio ambiente, além de executar tarefas com criatividade, autonomia, flexibilidade e espírito crítico, sendo capaz de compreender a diversidade cultural como elemento de inclusão social e ter atitudes que favoreçam a cultura da paz.

Perfil do Egresso

O Licenciado em Educação Física deverá ter conhecimento sobre a área do Movimento Humano voltado à formação educativa. O perfil do egresso deverá ser constituído de habilidades que possam identificar problemas e buscar soluções na ação pedagógica do movimento humano com ética profissional, na busca da formação do cidadão, na preservação da saúde e da qualidade de vida.
Sabe-se que o profissional de Educação Física é reconhecido como um profissional da área da saúde (Resolução N° 218 de 6 de março de 1997) e sabe-se ainda, de sua competência legal (Lei Nº 9696 de 1º de setembro de 1998) de coordenar, planejar, programar, supervisionar, dinamizar, dirigir, organizar, avaliar e executar trabalhos, programas, planos e projetos, bem como prestar serviços de auditoria, consultoria e assessoria, realizar treinamentos especializados, participar de equipes multidisciplinares e interdisciplinares e elaborar informes técnicos, científicos e pedagógicos, todos nas áreas de atividades físicas e do desporto. Desta forma o curso propõe capacitar e habilitar o acadêmico com o seguinte perfil profissional:
• Que tenha seu trabalho sustentado na formação pedagógica voltado à educação através do movimento humano;
• Que na sua prática docente possa identificar problemas e buscar meios de soluções para a sua prática pedagógica deste o campo de planejamento até a sua ação pedagógica;
• Que tenha a sua competência profissional, sustentada na ética da Educação Física;
• Que tenha responsabilidade social na formação do cidadão e na preservação e promoção da saúde;
• Que tenha conhecimento dos diferentes elementos da estrutura da pesquisa em Educação Física.

Mercado de Trabalho

A partir das Resoluções do Conselho Nacional de Educação (CP/01 e CP/02), são atribuições do licenciado graduado em Instituições de Ensino Superior brasileiras a atuação em instituições de ensino que atendam à educação básica, do primeiro ao nono ano do ensino fundamental e primeiro ao terceiro ano do Ensino Médio.

Diferencial

A alta demanda por profissionais licenciados em Educação Física para atuação em escolas públicas e privadas do estado do Tocantins oferecem condições de inserção profissional do egresso dessa área de conhecimento nessas instituições de ensino. É alta a carência de profissionais devidamente habilitados para exercerem a função docente nas escolas tocantinenses. Após sete semestres de curso, totalizando 2.852 horas de conhecimentos voltados à docência em Educação Física, o professor de Educação Física estará apto a assumir suas funções nessa grande demanda regional.

Selo da responsabilidade social
CENTRO UNIVERSITÁRIO LUTERANO DE PALMAS
Avenida Teotônio Segurado 1501 Sul Palmas - TO CEP 77.019-900
Fone: (63) 3219 8000

O que achou dessa página?

Clique e deixe seu comentário