Plano de Ensino

Turma 1235 - Saúde da Criança e do Adolescente - 2011/1

Curso: Enfermagem

Período: 6

Professor(es): Márcia Regina Aires Costa da Silva

Carga Horária: 68 h

Ano/Semestre: 2011/1

Objetivo

Formar enfermeiros generalista, através de uma perspectiva humanística-cristã, capazes de assistir ao indivíduo no ciclo evolutivo, tanto em estado de saúde, como em episódios de doença inserido em seu ecossistema, familiar e comunitário.

Ementa

Proporcionar ao estudante através da Pediatria Social, como marco referencial e de conhecimento teórico,a oportunidade de prestar assistência de enfermagem à criança, nas diversas etapas do desenvolvimento desde o lactente até o adolescente,visando o atendimento de suas necessidades humanas básicas, e de sua família,dentro dos níveis de atenção primária,secundária e terciária, assim como capacitá-lo a implantar intervenções que promovam uma qualidade de vida digna.

Competências

Ao finalizar a disciplina o aluno será capaz de compreender todas as fases do Crescimento e Desenvolvimento infantil desde o lactente ao adolescente, identificando as particularidades e necessidades em cada fase,bem como conhecer as patologias mais frequentes em cada faixa etária, possibilitando uma assistência de enfermagem efetiva e de qualidade.

Habilidades

- Demonstrar atitudes responsáveis na assistência a criança,ao adolescente,e a sua família, de acordo com suas necessidades básicas e terapêuticas com base na pediatria social e Estatuto da Criança e do Adolescente

- Identificar as necessidades de saúde da criança  e do adolescente,visando o atendimento de suas necessidades humanas básicas e de sua família dentro dos níveis de atenção primária,secundária e terceária e prestar assistência de enfermagem de qualidade.
- Planejar e executar a assistência de enfermagem a criança e ao adolescente, aplicando o processo de enfermagem.
-Identificar os desvios padrão da normalidade nas fases  de Crescimento e Desenvolvimento infantil.
-Desenvolver relacionamento interpessoal com a equipe e a criança/adolescente e sua família.
-Desenvolver uma postura crítico-reflexiva em torno de situações conjuntamente com a equipe,professores e outros profissionais.

Programa

-Estatuto da Criança e do Adolescente
-Crescimento e Desenvolvimento biopsicosocial do lactente ao adolescente (lactente, toddler,pré-escolar, escolar, adolescente)
-Exame físico do lactente ao adolescente
-Acidentes mais comum na infância
-Alimentação da criança nas diversas fases de crescimento e desenvolvimento
-Assistência de enfermagem nas seguintes patologias:
Asma
Verminose (enterobíase, giardíase)
Anemia Falciforme
Febre Reumática
Sarampo
Rubéola
Poliomielite
Tétano
Glomerulonefrite aguda
Síndrome Nefrótica
Diarréia aguda e Desidratação
Desnutrição- Marasmo/kwashiokor
Anorexia Nervosa/bulemia
Pediculose/escabiose
Pneumonia Viral/Bacteriana
Sexualidade e gravidez na adolescência
Drogas e suicídio na adolescência
Violência doméstica e abuso sexual

Metodologia

As aulas serão ministradas com da participação ativa dos alunos através de  aulas presenciais e três aulas semipresenciais. Utilizando-se das estratégias a seguir, sempre que pertinentes aos assuntos desenvolvidos: aulas expositivas e participativas, leituras criticas de textos,apresentação de trabalhos escritos em forma de seminários.Recursos utilizados:Quadro Branco/pincel,retroprojetor,textos/artigos,data-show

Avaliação

Instrumentos e Critérios
O aluno será avaliado durante todo o processo de ensino-aprendizagem, ao decorrer da disciplina, observando a coerência, fundamentação teórica e capacidade de trabalhar em equipe. O rendimento será mensurado através de duas avaliações individuais e sem consulta e trabalhos solicitados.Sendo prova programada G1, prova de questões objetivas e dissertativas abrangendo os conteúdos ministrados conforme o cronograma estabelecido.valor-8,0.G2,prova de questões objetivas e dissertativas.Valor-8,0. Trabalhos em forma de seminário,e trabalhos em sala de aula através da técnicas GVGO, simpósio e painel integrado, onde será avaliada demonstrações concretas do conhecimento dos temas abordados, pontualidade,assiduidade,comprometimento, organização e apresentação das tarefas solicitadas.valor-4,0 para serem divididos igualmente e somados a GI e GII.

Bibliografia

Básica

Donna L. Wong,enfermagem pediatrica-elementos essenciais para uma intervenção efetiva.Guanabara Koogan .2005

Lissauer,Tom.Manual ilustrado de pediatria.Rio de janeiro:Guanabara Koogan.1998

Thompson,Eleanor Dumont.Uma introdução a enfermagem pediatrica.6ed. Porto Alegre:Artmed.1996

Complementar

Assis, Jorge Cesar de Estatuto da criança e do Adolescente,2000

Diagnosticos de enfernagem de NANDA definições e classificação2001 2002