Plano de Ensino

Turma 1291 - Nutrição Aplicada à Enfermagem - 2011/1

Curso: Enfermagem

Período: 2

Professor(es): Soraya Rodrigues Dodero

Carga Horária: 34 h

Ano/Semestre: 2011/1

Objetivo

Formar enfermeiros generalista, através de uma perspectiva humanística-cristã, capazes de assistir ao indivíduo no ciclo evolutivo, tanto em estado de saúde, como em episódios de doença inserido em seu ecossistema, familiar e comunitário.

Ementa

Estudo das funções do metabolismo e correlação dos diversos sistemas do organismo para obter conhecimento dos processos vitais no indivíduo sadio e reconhecer modificações morfológicas nas estruturas orgânicas de modo a orientar a prática profissional.  


Competências

Reconhecer o cuidado nutricional como um importante instrumento para prevenção e promoção da saúde, dentro de uma perspectiva interdisciplinar.

Habilidades

No final da disciplina, espera-se que o aluno tenha condições de:
1- Conhecer conceitos básicos de nutrição, nutrição hospitalar e dietoterapia adotada em diferentes patologias;
2- Conhecer o papel do nutricionista e da equipe de enfermagem na alimentação e educação nutricional do paciente/cliente.                                                                                                                    
3 - Respeitar os colegas e princípios éticos.

Programa

1. Introdução à Nutrição: conceitos básicos de nutrição, leis da alimentação e pirâmide alimentar.
2. Macronutrientes e principais micronutrientes: função no organismo e fontes alimentares.
3. Necessidades e recomendações nutricionais.
4. Orientações nutricionais para os diferentes ciclos da vida: gestação e lactação, pré-escolar, escolar, adolescente, adulto e idoso.
5. Dietas hospitalares.
6. Dietoterapia aplicada às diferentes patologias.
7. Nutrição enteral e parenteral.
8. Políticas Públicas Nacionais na Área de Alimentação e Nutrição.

Metodologia

Aulas teóricas expositivas-dialogadas com auxílio de quadro branco, retroprojeção, data-show. Trabalhos e discussões em grupo. Atividades reflexivas semipresenciais com a utilização do sistema web.

Avaliação

Será contínua e cumulativa. Será observada a participação do aluno nas atividades e seu interesse analisando o grau de comprometimento nas tarefas executadas nas aulas. A avaliação será compostas por notas G1 (grau 1- peso 1) e G2 (grau 2 – peso 2) e, caso necessário, SUBSTITUIÇÃO.

Grau 1
1. Avaliação teórica, contendo questões subjetivas e objetivas. Valor: 6,0 pontos.
2. Atividade 1 – Leitura e discussão de textos e/ou artigos científicos selecionados pelo professor, e posterior socialização do assunto com toda turma. Valor: 2,0 pontos.
3. Trabalho individual: Cálculo do estado nutricional, necessidades nutricionais e preenchimento de ficha de consumo alimentar. Valor: 2,0 pontos.

Grau 2:
1. Avaliação teórica, contendo questões subjetivas e objetivas.  Valor: 6,0 pontos.
2. Seminário: Nutrição nos diferentes ciclos da vida. O professor dividirá a turma em grupos, de acordo com a faixa etária a ser estudada. Além da apresentação do seminário, os alunos deverão entregar um trabalho escrito. Valor: 3,0 pontos.
3. Resumo de artigo científico (disponível na pasta da disciplina). Valor: 1,0 ponto.  

SUBSTITUIÇÃO DE GRAU:
Avaliação teórica, contendo questões subjetivas e objetivas.  Valor: 10,0 pontos.

OBS: Caso o professor detecte plágio em qualquer trabalho entregue na disciplina, será atribuído a nota zero para o mesmo.

Bibliografia

Básica

ATKINSON, L. D.; MURRAY, M. E. Fundamentos de enfermagem: introdução ao processo de enfermagem. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1989. 618 p.

MAHAN, L. K. ; ESCOTT-STUMP, S. Krause: alimentos, nutrição & dietoterapia . 10. ed. São Paulo : Roca, 2002. 1157 p.

POTTER, P. A.; PERRY, A. G. Fundamentos de enfermagem: conceitos, processo e prática. 4.ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1999. 1397 p.

WAITZBERG, D. L. Nutrição oral, enteral e parenteral na prática clínica. 3. ed. São Paulo : Atheneu, 2006. 1 v.

WAITZBERG, D. L. Nutrição oral, enteral e parenteral na prática clínica. 3. ed. São Paulo : Atheneu, 2006. 2 v.

Complementar

ANGELIS, R. C. TIRAPEGUI, J. Fisiologia da nutrição humana: aspectos básicos, aplicados e funcionais. 2. ed. São Paulo : Atheneu, 2007. 565 p.

DOUGLAS, C. R. R. Tratado de fisiologia aplicada a nutrição. São Paulo : Robe, 2002. 1046 p.

DÂMASO, A. Nutrição e exercício na prevenção de doenças. Rio de Janeiro : Medsi, 2001. 433 p.

SOCIEDADE BRASILEIRA DE PEDIATRIA. Manual de orientação: alimentação do lactente, alimentação do pré-escolar, alimentação do escolar, alimentação do adolescente. Sociedade Brasileira de Pediatria. Departamento de Nutrologia. São Paulo: Sociedade Brasileira de Pediatria, 2006.